Astro, que desembarcou em Dallas para fechar com os Mavericks, tinha uma série de pretendentes
Em troca que parou o mundo da NBA, Kyrie Irving se mudou para o Dallas Mavericks neste domingo (5). A transação de um dos grandes astros da liga, entretanto, não veio antes de uma série de sondagens pelo armador, incluindo propostas do Los Angeles Lakers, Los Angeles Clippers e Phoenix Suns.
Logo depois que o pedido de troca virou notícia, LeBron James, astro dos Lakers, veio ao Twitter e escreveu “Maybe It’s Me”, acenando a uma possível nova passagem com o ex-companheiro de Cleveland Cavaliers. E Los Angeles bem que tentou. Conforme Chris Haynes, repórter do Bleacher Report, a franquia chegou a enviar uma proposta de trade envolvendo duas escolhas de primeira rodada dos Drafts 2027 e 2029. O acordo ainda teria Russell Westbrook. Brooklyn, contudo, realizou uma contraproposta mais pesada, querendo, ainda, a inclusão de Austin Reaves e Max Christie, esfriando as negociações. Ao que tudo indica, a ideia seria tirar o máximo possível do pretendente favorito de Irving.
Sources: Brooklyn Nets received Los Angeles Lakers’ proposal that did include team’s two first-round picks (2027, 2029) and Phoenix Suns’ offer of Chris Paul, Jae Crowder and unspecified picks: @NBATV pic.twitter.com/cJuABbaYGy
— Chris Haynes (@ChrisBHaynes) February 6, 2023
Phoenix, por outro lado, tentou um negócio com os nomes da estrela Chris Paul e Jae Crowder, além de outras picks de Draft. A ideia seria realizar um upgrade na posição de armador, com Paul apresentando certa oscilação frente a campanhas passadas. Os Nets, mais uma vez, contudo, pediram mais, apontando para três escolhas de primeira rodada, um capital bem mais pesado em comparação à única first-round pick gasta pelos Mavs para assinar com Irving. As tratativas, assim, emperraram.
Os Clippers também estavam no bolo. Eles foram a última equipe a demonstrar sério interesse no All-Star, segundo informou o jornalista do The Ringer Kevin O’Conner. A proposta enviada aos Nets tinha os nomes de Luke Kennard e Terance Mann e trocas de escolhas de primeira rodada. A resposta de Brooklyn veio com menção à adição de mais um atleta, que pesou nas considerações de Los Angeles. No fim das contas, Irving foi para Dallas, que tinha a combinação ideal, de jogadores e picks, requerida pelos Nets.
Irving havia pedido para ser trocado pelos Nets durante a semana. Ele tinha contrato com os Nets somente até o meio do ano e se torna free agent a partir de julho. Dallas assume agora esse vínculo expirante, que rende ao jogador US$ 36,9 milhões em salários na temporada.
De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN dos EUA, o astro também considerou pedir uma troca antes do começo da temporada, mas preferiu exercer uma opção de renovação automática e pretendia cumprir seu último ano de contrato. Havia conversas sobre uma possível extensão contratual, mas o clima entre atleta e direção dos Nets não era dos melhores. Entre os principais motivos estão duas polêmicas fora das quadras.
Primeiro, o fato de Kyrie não ter se vacinado durante o auge da pandemia, o que o afastou de todas as partidas jogadas em Nova York por quase uma temporada inteira, já que a cidade tinha regras mais rígidas para controle da Covid-19.
Depois, mais recentemente, o astro foi afastado por oito partidas por decisão da própria franquia, após ter apoiado um documentário antissemita.
Apesar das polêmicas, Kyrie Irving vinha fazendo boa temporada e foi inclusive eleito titular do All-Star Game da NBA. O armador tem médias de 27,1 pontos, 5,3 assistências e 5,1 rebotes. Certamente, um bom parceiro para a estrela dos Mavs, Luka Doncic.
(Foto: Andy Lyons / Getty Images)