NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
17 de abril de 2023 - 23h04

Nets dão trabalho, mas 76ers vencem novamente e abrem 2 a 0 na série

Depois de primeiro tempo difícil, Philadelphia se recuperou e vai para Nova York com chances de varrer os adversários

Philadelphia 76ers e Brooklyn Nets se enfrentaram nesta segunda-feira (17), no segundo jogo da série, válida pela primeira rodada dos playoffs na Conferência Leste. Assim como no sábado, a vitória foi dos Sixers. Apesar da fortíssima marcação dos visitantes em Joel Embiid, Philly fez o dever de casa, e triunfou novamente no Wells Fargo Center, fazendo valer a vantagem do mando de quadra. O placar final foi de 96 a 84.

Apesar da derrota, Brooklyn conseguiu atuação consideravelmente melhor que a do primeiro duelo. Forçando 19 turnovers dos adversários, a equipe chegou a liderar por dez pontos. No entanto, a qualidade individual do Sixers prevaleceu na segunda etapa, especialmente nas ações ofensivas.

Aproveitando o espaço conferido pela defesa dos visitantes, que concentrou seus esforços na missão de frear Embiid, Tyrese Maxey foi o cestinha da partida. Foram 33 pontos para o jovem armador. O camaronês conseguiu um double double de respeito, com 20 pontos e 19 rebotes. O pivô ainda distribuiu sete assistências, mas cometeu oito turnovers. Mais uma vez participativo no ataque, Tobias Harris também registrou um double double, com 20 pontos e 12 rebotes. Discreto, James Harden teve apenas oito pontos, sete assistências, cinco rebotes e quatro roubos de bola. O lado negativo foram os cinco turnovers, e o aproveitamento de 23% nos arremessos de quadra.

Pelo lado dos Nets, o destaque ficou por conta da dupla ex-Phoenix Suns. Cam Johnson anotou 28 pontos, seguido por Mikal Bridges, que terminou com 21. Spencer Dinwiddie foi o terceiro jogador a alcançar dígitos duplos em pontuação, com 12 tentos.

O JOGO

Os primeiros minutos foram marcados pelo equilíbrio. Embiid começou com dois belos tocos, enquanto, do outro lado, os Nets deixavam claro qual era a estratégia defensiva: dobrar a marcação no camaronês em todas as posses dos 76ers. Cam Johnson começou quente e, apesar da vantagem inicial dos donos da casa, Brooklyn passou a frente a partir dos pontos do ala.

Com Embiid muito marcado, sobravam espaços para os coadjuvantes, que não conseguiam capitalizar os arremessos livres. Os visitantes aceleravam na transição, mas, quando Philadelphia conseguiu ajustar a defesa, a partida se equilibrou novamente. Depois de sofrer a virada, Brooklyn conseguiu se recuperar no perímetro para empatar o duelo em 25 a 25.

No segundo quarto, Seth Curry veio do banco garantindo energia aos Nets, com arremessos certeiros da meia distância. Enquanto isso, o aproveitamento dos Sixers continuava baixo, e a situação piorou quando a equipe passou a desperdiçar frequentemente a posse de bola.

Ao longo do período, Brooklyn conseguiu criar o melhor cenário possível: forçando diversos turnovers do ataque adversário, os visitantes puniam a maior fragilidade de Philadelphia, a lenta transição defensiva. Definindo com agilidade os ataques, especialmente nas mãos de Johnson, a equipe abriu dez pontos de vantagem.

A estratégia de Doc Rivers foi a mudança para defesa em zona, que até surtiu certo efeito. O ataque, no entanto, continuava estagnado. Durante a primeira etapa, Harden esteve particularmente mal, cometendo cinco turnovers. Sem a ajuda necessária, Embiid também sofreu com a defesa agressiva dos Nets. Apesar dos incríveis 14 rebotes coletados pelo pivô, a pontuação ainda era tímida.

Para fechar o quarto de maneira imponente, Cam Johnson protagonizou um ‘highlight’ de respeito, posterizando Embiid em uma enterrada poderosa. Maxey ainda diminuiu o prejuízo dos 76ers nos momentos finais, anotando uma bola certeira do perímetro. O placar ao intervalo era de 49 a 44 para os visitantes.

Depois do resultado efetivo no primeiro tempo, Philadelphia manteve a marcação por zona no terceiro quarto. A partir do bom ritmo ofensivo de Harris, os donos da casa conseguiram a virada. Pelos Nets, apenas Bridges conseguia pontuar. O esforço do ala era prontamente revertido pelos adversários, que passaram a aproveitar as dobras de marcação em Embiid com inteligência.

Apesar da dificuldade do pivô em receber a bola, por conta da forte marcação de Brooklyn, os companheiros esquentaram no perímetro e a vantagem chegou a oito pontos. O bom desempenho da defesa garantiu os mandantes a liderança rumo ao quarto final, 68 e 63.

Mesmo com Embiid e Maxey descansando nos primeiros minutos do último quarto, os 76ers não diminuíram o ritmo. Dinwiddie voltou bem pelos visitantes, com cinco pontos seguidos. Do outro lado, Paul Reed lutava no garrafão e garantia pontos de segunda chance.

Após um momento de seca, com o aproveitamento caindo para os dois times, Embiid voltou à quadra. Até os dois minutos finais, Philadelphia liderava mas não conseguia disparar. O camaronês tratou de acabar com as chances do Nets, com duas cestas seguidas de uma assistência para Maxey, fechando a segunda vitória seguida dos Sixers.

PRÓXIMO JOGO

Agora, a série vai a Nova York para os próximos dois confrontos. Na quinta-feira (20), às 20h30 (horário de Brasília), os Nets recebem Philadelphia no Barclays Center, e tentarão se recuperar diante de sua torcida. Caso vençam o terceiro jogo, os Sixers terão a oportunidade de fechar a série no sábado (22), às 14h (também horário de Brasília).

(Foto: Reprodução Twitter / Philadelphia 76ers)

instagram