NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
3 de agosto de 2023 - 18h08

NBPA diz que doação de US$ 50 mil do Magic é ‘alarmante’ depois de comentários de DeSantis

Governador da Flórida, DeSantis mostrou apoio à nova norma da história afro-americana do estado, bastante criticada dentro da NBA

LAKE BUENA VISTA, FL - JULY 31: Jonathan Isaac #1 of the Orlando Magic stands as others kneel before the start of a game between the Brooklyn Nets and the Orlando Magic on July 31, 2020 at The HP Field House at ESPN Wide World Of Sports Complex in Lake Buena Vista, FloridaA Associação dos Jogadores da NBA (NBPA) revelou em nota, nesta quinta-feira (3), que a doação de US$ 50 mil do Orlando Magic a um comitê político de apoio à campanha presidencial do governador da Flórida, Ron DeSantis, foi “alarmante, dados os recentes comentários e políticas de seu beneficiário”.

Os “recentes comentários” aos quais a nota se refere relacionam-se às falas recentes de DeSantis, em apoio à nova norma da história afro-americana da Flórida, a qual diz que pessoas negras se beneficiaram da escravidão.

A nota comenta o direito de expressão das pessoas dentro da liga, mas pontua o quão delicado é o uso do dinheiro para isso. “Diretores da NBA, jogadores e pessoas que fazem parte das franquias têm o direito de expressarem suas visões políticas, inclusive, através de doações e notas oficiais. Porém, se contribuições são feitas em nome de um time inteiro, usando dinheiro ganho a partir do trabalho de seus funcionários, faz-se necessário que os diretores do time considerem os valores diversos e perspectivas da comissão e dos jogadores. A doação do Magic não representa o apoio dos jogadores ao beneficiário”, diz a nota.

A NBA também se pronunciou sobre o assunto, claramente em apoio aos diretores dos times. “Os diretores dos times tomas suas próprias decisões sobre as contribuições políticas que fazem e nós respeitamos o direito dos membros da família NBA de expressarem suas visões políticas”, diz a nota da liga.

Larry Nance Jr., ala-pivô do New Orleans Pelicans, compartilhou seu pensamento sobre a doação do Magic em suas redes sociais nesta quarta-feira (2). “Então, o Orlando Magic, que tem um elenco de maioria negra, um técnico negro e um GM negro, decidiu que era uma boa ideia apoiar um homem que diz que a escravidão teve pessoas de dentro que se beneficiaram dos escravizados?”, disse o jogador.

A doação tornou-se pública em documentos federais recentes e o chefe de comunicação do Magic, Joel Glass, disse em nota que ela foi feita poucos dias antes do lançamento da campanha presidencial de DeSantis. “Foi feita como um negócio da Flórida em apoio ao governador da Flórida para a contínua prosperidade da Flórida Central”, disse Glass.

A família DeVos, proprietária do Magic desde 1991, tem grande representatividade dentro do Partido Republicano, de DeSantis. Betsy DeVos foi secretária da educação do ex-presidente Donald Trump.

(Foto: Ashley Landis – Pool/Getty Images)

instagram