NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
9 de abril de 2023 - 00h04

NBA investiga possível tentativa de ‘tank’ do Dallas Mavericks

Liga desejar averiguar acontecimentos durante a derrota para o Chicago Bulls

Com 41 pontos e triplo-duplo de Doncic, Mavs batem Warriors no TexasA NBA abriu uma investigação neste sábado (8) contra o Dallas Mavericks para averiguar a decisão de deixar vários jogadores de fora durante a penúltima partida da temporada, na sexta-feira (7). Mesmo com chances matemáticas de classificação para os playoffs, a equipe deixou Kyrie Irving fora e Luka Doncic no banco durante quase todo o tempo na derrota para o Chicago Bulls por 115 a 112.

A liga busca entender quais razões levaram à decisão do time texano, para entender se houve uma deliberada tentativa de “tank” (quando um time facilita derrotas pensando em melhores posições no Draft).

“Iniciamos hoje uma investigação sobre os fatos e circunstâncias em torno das decisões de escalação e conduta de jogo do Dallas Mavericks em relação ao jogo contra o Chicago Bulls na noite passada, incluindo as motivações por trás de tais ações”, anunciou o porta-voz da liga, Mike Bass.

Para oficiais da liga, a vantagem de 11 pontos no último período revertida pelo Bulls também causou estranhamento, principalmente pelo fato dos principais jogadores terem ficado de fora. Além de Doncic que pouco jogou e Irving que nem entrou em quadra, os Mavs ainda pouparam Tim Hardaway Jr., Maxi Kleber, Josh Green e Christian Wood da partida.

Com a derrota, Dallas conseguiu ter 4,5% de chances de ter a primeira escolha geral do Draft por meio da loteria. Situação que pode colocar a franquia com chances de selecionar por exemplo o francês Victor Wembanyama, considerado uma das maiores promessas dos últimos tempos. Com 2,19m de altura, o pivô pode ser a peça central para reconstrução de qualquer franquia.

“Sei que muitas equipes da NBA estão salivando com a possibilidade potencial de conseguirem ele (Wembanyama), por meio da loteria”, disse o comissário da liga, Adam Silver, em outubro. “Então, as franquias deveriam competir muito forte na próxima temporada”, completou.

Segundo Silver, caso seja comprovado a tentativa de “tank”, as consequências ainda não foram estabelecidas. Entretanto, ele ressaltou que é um comportamento que a liga não tolerará. Por outro lado, o técnico Jason Kidd já confirmou que a decisão foi tomada pelo dono Mark Cuban e o general manager Nico Harrison.

(Foto: Divulgação Twitter/NBA)

instagram