Adam Silver, comissário da liga, deu a entender que uma das alternativas seria a volta do formato tradicional entre Leste x Oeste
Embora não tenha dito que qualquer decisão foi tomada, ele deu a entender que o formato atual dos jogadores mais votados servindo como capitães e formando suas próprias equipes pode ser deixado de lado. “Perdemos um pouco a noção de que, no final das contas, o que importa é o jogo”, disse Silver.
“Talvez, um retorno a algo mais tradicional, em termos de como as equipes são apresentadas”, falou o executivo na entrevista ao programa “First Take”, da ESPN americana. “Passamos a ter uma espécie de escolha de capitão, mas, claramente, historicamente, era Leste vs. Oeste, então, isso é algo que estamos analisando”.
O All-Star Game desta temporada será em Indianápolis, em 18 de fevereiro. A liga ainda não anunciou nenhuma mudança no formato.
Todos os primeiros 66 All-Star Games tiveram o formato Leste x Oeste. Nos últimos seis, os líderes em número de votos de cada conferência serviram como capitães, que puderam formar suas equipes; LeBron James foi um dos capitães em seis vezes, Giannis Antetokounmpo foi o outro capitão três vezes, Kevin Durant duas vezes e Stephen Curry uma vez.
Os últimos quatro All-Star Games usaram uma pontuação alvo no final dos jogos, garantindo que o confronto terminasse com um arremesso feito. Os últimos quartos não foram cronometrados e o vencedor era a primeira equipe a alcançar o que a equipe líder tinha após três quartos, mais 24 pontos – o 24 é uma homenagem ao último número da camisa de Kobe Bryant.
No primeiro ano do formato de pontuação alvo, o quarto período foi incrivelmente dramático. No entanto, o jogo da última temporada quase não foi competitivo e se tornou um desastre em termos de audiência na televisão – em parte porque alguns dos maiores nomes, como James, Antetokounmpo, Durant e Curry, perderam grande parte ou todo o All-Star Game por conta de lesões.
Os dirigentes da liga disseram na semana passada que têm enfatizado aos jogadores a importância de melhorar a qualidade do All-Star Game. Esse tem sido um ponto de discussão há anos, assim como a competição de enterradas – que teve um grande impulso na última temporada, quando Mac McClung fez uma atuação inesquecível.
Quando você liga para ver um All-Star Game da NBA, acho que as pessoas esperam ver alguma competição”, disse Joe Dumars, vice-presidente executivo da liga e chefe de operações de basquete.
“Há um meio termo entre um jogo de playoffs muito disputado e o que vimos no ano passado. Quando você tem a reação que os torcedores e as pessoas tiveram ao redor do jogo e apenas visualmente, isso é importante porque o produto não ficou bom.”
Crédito da foto: Thearon W. Henderson/Getty Images