NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
15 de abril de 2023 - 00h04

NBA divulga trio de finalistas para prêmios individuais para a temporada 2022-23

Milwaukee Bucks e Oklahoma City Thunder aparecem no topo da lista com mais indicações neste ano

NEW YORK, NEW YORK - JULY 29: NBA commissioner Adam Silver speaks during the 2021 NBA Draft at the Barclays Center on July 29, 2021 in New York CityNesta sexta-feira (14), a NBA anunciou a lista dos três finalistas para cada prêmio individual da temporada 2022-23 da liga. Com um total de 21 jogadores e técnicos indicados de 13 franquias diferentes, Milwaukee Bucks e Oklahoma City Thunder aparecem com mais indicados na lista deste ano.

A franquia que encerrou na liderança do Leste e o time que terminou em décimo lugar no Oeste tiveram três indicados cada para os prêmios da temporada 2022-23. Em seguida, aparece o Boston Celtics (segundo no leste), New York Knicks (quinto no leste), Sacramento Kings (terceiro no oeste) e Utah Jazz (12º do oeste), com duas indicações para cada lado. Chicago Bulls (décimo no leste), Cleveland Cavaliers (quarto no leste), Denver Nuggets (líder do oeste), Memphis Grizzlies (segundo no oeste), Miami Heat (sétimo no leste), Orlando Magic (13º no leste) e Philadelphia 76ers (terceiro no leste) fecham a lista com um indicado cada.

Confira os indicados para cada prêmio:

MVP (Most Valuable Player)

Para o prêmio de MVP, a lista permanece a mesma da temporada 2021-22. O pivô dos Nuggets e atual detentor do prêmio, Nikola Jokic, soma a sua terceira indicação seguida e busca o terceiro prêmio seguido. Ao seu lado, Giannis Antetokounmpo, dos Bucks, tenta passar à frente do camisa 15 do time de Denver na sua quarta indicação ao prêmio, e verá Joel Embiid, dos 76ers, ir em busca do seu primeiro prêmio, depois de ser indicado outras duas vezes.

Caso The Joker seja eleito o MVP da temporada, esta será a primeira vez desde que Larry Bird foi eleito o Most Valuable Player três vezes seguidas, fato que ocorreu entre as temporadas 1983-84 e 1985-86.

Entre as três equipes, os Sixers é quem possui mais títulos, com seis MVPs em sua história com Wilt Chamberlain (1965-66, 1966-67 e 1967-68), Julius “Dr. J” Erving (1980-81), Moses Malone (1982-83) e Allen Iverson (2000-01). Os Bucks aparecem logo em seguida com um prêmio a menos, somando cinco conquistas com Lew Alcindor/Kareem Abdul-Jabbar (1970-71, 1971-72 e 1973-74) e os dois do Greek Freak. Os Nuggets só possuem dois prêmios, sendo os dois do pivô sérvio.

Em dezembro, a NBA anunciou uma remodelação nos prêmios individuais, e anunciou que o prêmio de MVP levará o nome de Michael Jordan, hexacampeão da NBA e cinco vezes eleito o MVP da temporada regular.

Atual vencedor: Nikola Jokic (Denver Nuggets);

Primeiro vencedor: Bob Pettit (St. Louis Hawks);

Maior vencedor: Lew Alcindor/Kareem Abdul-Jabbar (6 conquistas);

Franquia com mais conquistas: Boston Celtics (dez conquistas).

Rookie of the Year

Para o prêmio de novato do ano, os concorrentes serão Paolo Banchero, do Magic; Walker Kessler, do Jazz; e Jalen Williams, do Thunder. A franquia de Orlando, entre as três que foram indicadas ao prêmio, é a que possui mais vencedores do prêmio, tendo Shaquille O’Neal e Mike Miller sendo eleitos em 1992-93 e 2000-01, respectivamente. Os times de Utah e de Oklahoma possuem um vencedor cada em sua história, com Darrell Griffith (1980-81) e Kevin Durant (2007-08 com o nome de Seattle SuperSonics).

O prêmio levará o nome de Wilt Chamberlain, bicampeão da NBA e vencedor do prêmio na temporada 1959-60.

Atual vencedor: Scottie Barnes (Toronto Raptors);

Primeiro vencedor: Don Meineke (Fort Wayne Pistons);

Franquia com mais conquistas: Golden State Warriors (seis conquistas).

Sixth Man of the Year

Para o prêmio de Sixth Man of the Year, os indicados são: Malcolm Brogdon, dos Celtics; Bobby Portis, dos Bucks; e Immanuel Quickley, dos Knicks. Todos os três estão sendo indicados pela primeira vez ao prêmio, mas somente Brogdon busca seu segundo título individual na carreira. Na temporada 2016-17, quando defendia os Bucks, desbancou Embiid e Dario Saric, ambos nos 76ers na época, para ser eleito o novato do ano.

Celtics e Knicks estão empatados entre as equipes indicadas com mais títulos na categoria, com três conquistas para cada. A equipe de Boston venceu o prêmio com Kevin McHale (1983-84 e 1984-85) e com Bill Walton (1985-86), enquanto os Knicks conquistaram o prêmio com Anthony Mason (1994-95), John Starks (1996-97) e J.R. Smith (2012-13). Os Bucks possuem dois prêmios em sua história, sendo ambos com Ricky Pierce (1986-87 e 1989-90).

John Havlicek, octacampeão da NBA, é o atleta que dará o nome ao prêmio.

Atual vencedor: Tyler Herro (Miami Heat);

Primeiro vencedor: Bobby Jones (Philadelphia 76ers);

Maiores vencedores: Jamal Crawford e Lou Williams (três conquistas cada);

Franquia com mais conquistas: Los Angeles Clippers (cinco conquistas).

Defensive Player of the Year

Para os melhores defensores da temporada, a lista conta com Jaren Jackson Jr, dos Grizzlies; Brook Lopez, dos Bucks; e Evan Mobley, dos Cavaliers. Assim como o prêmio de Sixth Man of the Year, todos estão na sua primeira indicação ao prêmio, e tentam o seu primeiro prêmio individual na carreira.

Em prêmios anteriores, os Bucks somam três conquistas com Sidney Moncrief (1982-83 e 1983-84) e com Antetokounmpo (2019-20). Os Grizzlies já conseguiram um prêmio em sua história com Marc Gasol (2012-13), enquanto os Cavs nunca tiveram o um jogador de seu elenco sendo eleito o melhor defensor da temporada.

Hakeem Olajuwon, bicampeão da NBA e duas vezes eleito o Defensive Player of the Year, será o atleta que nomeará a premiação.

Atual vencedor: Marcus Smart (Boston Celtics);

Primeiro vencedor: Sidney Moncrief (Milwaukee Bucks);

Maiores vencedores: Dikembe Mutombo e Ben Wallace (quatro conquistas cada);

Franquia com mais conquistas: Detroit Pistons (seis conquistas).

Most Improved Player

Para o jogador que melhor evoluiu de uma temporada para outra, concorrem ao prêmio Jalen Brunson, dos Knicks; Shai Gilgeous-Alexander, do Thunder; e Lauri Markkanen, do Jazz. Nenhum dos três atletas já foi indicado ao prêmio antes, e todos buscam seu primeiro prêmio individual na carreira.

Entre as equipes, apenas o New York Knicks já venceu o prêmio anteriormente, sendo a única conquista na temporada 2020-21 com Julius Randle. Jazz e Thunder nunca conquistaram a premiação que levará o nome de George Mikan, pentacampeão da NBA.

Atual vencedor: Ja Morant (Memphis Grizzlies);

Primeiro vencedor: Alvin Robertson (San Antonio Spurs);

Maiores vencedores: Dikembe Mutombo e Ben Wallace (quatro conquistas cada);

Franquias com mais conquistas: Indiana Pacers e Orlando Magic (cinco conquistas).

Coach of the Year

Para a premiação de técnico do ano, os indicados são Mike Brown, dos Kings; Mark Daigneault, do Thunder; e Joe Mazzula, dos Celtics. Entre os indicados, apenas Brown está em sua segunda indicação, e busca seu segundo título na categoria. A primeira vez foi quando era treinador dos Cavaliers na temporada 2008-09, recebendo 355 votos de 650 no máximo naquela oportunidade.

Os Celtics são a equipe que mais conquistaram títulos entre as três franquias deste ano na categoria, tendo três conquistas no passado com Red Auerbach (1964-65), Tom Heinsohn (1972-73) e Bill Fitch (1979-80). Os Kings aparecem com uma conquista a menos do que o time de Boston, tendo vencido o prêmio uma vez com Phil Johnson (1974-75) e outra com Cotton Fitzsimmons (1978-79). O Thunder tem apenas uma conquista, que foi com Scott Brooks (2009-10).

Atual vencedor: Monty Williams (Phoenix Suns);

Primeiro vencedor: Harry Gallatin (St. Louis Hawks);

Maiores vencedores: Don Nelson, Pat Riley e Gregg Popovich (três conquistas cada);

Franquia com mais conquistas: Atlanta Hawks (seis conquistas).

Clutch Player of the Year

A NBA inaugura uma premiação nova a partir da temporada 2022-23. O prêmio de jogador mais decisivo do ano será disputado entre Jimmy Butler, do Heat; DeMar DeRozan, dos Bulls; e De’Aaron Fox, dos Kings. Entre os escolhidos, apenas Butler tem a chance de adicionar mais um título individual na prateleira. Na temporada 2014-15, quando usava a camisa 21 dos Bulls, foi eleito o Most Improved Player.

Foto: Arturo Holmes / Getty Images

instagram