NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
10 de setembro de 2024 - 16h09

NBA anuncia mudança de regra para melhorar revisões em jogadas de saídas de bola

Liga busca corrigir decisões erradas em relação a posses de bola que geraram polêmica durante a última temporada

Nesta terça-feira (10), a NBA anunciou uma mudança de regra importante em relação aos replays revisados pelos árbitros. A nova determinação confere aos juízes a possibilidade da marcação de faltas que acontecerem em jogadas de saída de bola, alterando assim a definição de posse no recomeço do duelo.

De acordo com Tim Bontemps, da ESPN americana, alguns fatores serão considerados nas revisões, como a participação dos jogadores envolvidos nos lances, a distância e também o intervalo de tempo em que a infração aconteceu. Um comunicado divulgado pela liga afirma que, para serem marcadas, as faltas deverão acontecer próximas à saída da bola.

Na antiga regra, os árbitros analisavam apenas a trajetória da bola a partir dos últimos toques do jogadores, obrigatoriamente ignorando quaisquer infrações determinantes para a posse de bola. Decisões tomadas a partir das revisões causaram polêmica durante a última temporada, inclusive em partidas decisivas dos playoffs.

A liga utiliza a tecnologia dos replays instantâneos para o auxílio nas marcações desde 2002. Há cinco anos, os treinadores das duas equipes envolvidas em cada confronto também têm direito a um desafio, e, desde a última temporada, são recompensados com um segundo, caso a primeira contestação seja bem-sucedida.

Marcações de falta seguem não sendo passíveis de desafios. Contudo, a regra aprovada pela liga dá aos árbitros a liberdade de considerarem infrações em lances de saída de bola, contribuindo para o aumento da taxa de acerto nas decisões.

instagram