Rivalidades, revanches, presente contra o futuro, lendas duelando no Natal...confira aqui alguns jogos imperdíveis da NBA nesta temporada
O tão aguardado momento está chegando! Após longos meses, a NBA finalmente está de volta nesta terça-feira (22). Na última temporada, surpresas, decepções e rivalidades intensas marcaram a liga. No final das contas, o Boston Celtics reinou absoluto e saiu com seu 19º Troféu Larry O’Brien.
Agora, com o início da campanha 2024-25 da NBA, temos times com caras novas, elencos em reconstrução buscando o próximo passo e a promessa de uma temporada tão intensa quanto a última. Aqui, começa a caminhada aos playoffs para sagrar um novo campeão, ou talvez um bicampeão.
Então, preparamos um breve resumo sobre cinco jogos que prometem ser imperdíveis nesta temporada 2024-25 da NBA, confira!
Poderíamos começar nossa lista com o primeiro jogo da temporada regular, entre o campeão Boston Celtics e o New York Knicks. No entanto, antecipado por muitos como ‘final da Conferência Leste’ na temporada passada, o duelo nunca aconteceu – por causa do Indiana Pacers. Poucos acreditavam nos Pacers, e em uma série de tirar o fôlego, eles calaram os críticos e desbancaram os Knicks.
Além disso, a classificação de Indiana sobre New York veio de forma cruel: num jogo 7, dentro do Madison Square Garden. Assim, Tyrese Haliburton, Pascal Siakam e companhia, calaram uma das mais icônicas arenas do planeta. E mais uma vez, acordando fantasmas dos anos 90, os Pacers reinaram sobre os Knicks.
A receita para um confroto acirrado e brigado está mais do que pronta. Rivalidade, passado recente, um elenco de New York reforçado e com a faca nos dentes, contra um time dos Pacers que sabe que ‘mora na cabeça’ dos seus rivais.
Novamente, um jogão envolvendo os Knicks. Contudo, os holofotes nesta noite estarão virados para Karl-Anthony Towns. O super astro foi trocado dos Timberwolves para a franquia nova-iorquina e neste jogo, voltará ao ginásio dos Wolves pela primeira vez desde o negócio. KAT será vaiado? Aplaudido? Terá uma reação indiferente? Ninguém sabe. Da mesma forma, também será o primeiro jogo de Julius Randle e Donte DiVincenzo contra os Knicks.
Aliás, por falar em DiVincenzo, talvez ele seja parte de um tempero secreto para este confronto. Anteriormente, no jogo de pré-temporada entre as equipes, ele deixou a quadra brigando com Rick Brunson, pai de Jalen. Isto porque, antes do final do jogo, ele teria provocado Tom Thibodeau, seu ex-técnico.
Então, os olhos estarão em dois times que chegaram longe nos últimos playoffs, que mudaram seus elencos, que buscam mais nesta campanha, mas também estarão em possíveis brigas, confusões e um inevitável clima quente.
Em primeiro lugar, qualquer duelo entre Stephen Curry e LeBron James é automaticamente imperdível. Agora, adicionando o fato desse confronto ser na rodada de Natal da NBA, além da possibilidade deste ser um dos últimos jogos entre os dois craques, e temos uma partida que todo fã de basquete deve estar ligado.
Na temporada passada, os Warriors levaram a melhor em três de quatro jogos contra os Lakers. Porém, em um duelo com duas prorrogações e um completo SHOW de Curry e LeBron, foi Los Angeles quem triunfou. Igualmente, quando as equipes se enfrentaram nos playoffs de 2022-23, os Lakers surpreenderam e ganharam a série.
Atualmente, os times vivem momentos diferentes, porém similares. A dinastia dos Warriors parece estar cada vez mais próxima do fim, com a saída de Klay Thompson e um elenco que não é mais o mesmo. Da mesma forma, os Lakers estão buscando uma última corrida ao título com LeBron James antes do fim de sua carreira.
Um duelo que coloca discutivelmente, o melhor pivô da NBA, contra o futuro melhor. Entre os diversos confrontos interessantes que Victor Wembanyama e os Spurs terão nesta temporada, o jogo contra Nikola Jokic é o que mais chama a atenção.
Na temporada de calouro de Wemby, ele foi dominado pelo sérvio, de fato. Os números falam por si só – Jokic teve médias acima dos 33 pontos e 10 rebotes contra o jovem francês. Porém, no último jogo entre ambos, Wembanyama teve uma performance espetacular e colocou seu oponente ‘no bolso’. Algo chocante para um novato, mas não para ele.
Agora mais maduro, experiente, encorpado, mais preparado, Victor Wembanyama quer dar o ‘troco’ e mudar a história contra Jokic. Entrando apenas em seu segundo ano de NBA, ele é tido por muitos como um candidato a MVP. O time dos Spurs ao seu redor também é melhor e mais bem preparado do que no ano passado. Olho neste confronto, que pode acabar sendo uma ‘passagem de bastão’ de Joker para Wemby.
Finalmente, acabamos nossa lista com uma revanche das finais da NBA na última temporada. O retorno do Boston Celtics à casa do Dallas Mavericks. A série entre as equipes pareceu equilibrada em muitos momentos, mas no final, assim como fizeram em toda sua campanha, os Celtics acabaram dominando.
Para esta temporada, os Mavericks buscaram a experiência e ‘pedigree campeão’ de Klay Thompson, algo que animou Luka Doncic e Kyrie Irving. Por outro lado, Boston praticamente não mexeu em seu elenco, mantendo a base campeã e contando com a evolução natural de seu forte elenco para buscar o bicampeonato.
Além da sede de vingança, da necessidade de revanche, os Mavericks querem provar que estão no nível dos Celtics. De qualquer forma, a recepção dos campeões da NBA em Dallas não deve ser das mais carinhosas. Este é, com certeza, um duelo que você não pode perder.