Com 118 pontos combinados do trio Damian Lillard, Giannis Antetokounmpo e Luka Doncic, trio foi responsável por quase metade dos pontos de toda a partida
O Greek Freak foi o destaque da partida, sendo responsável por 48 pontos, seis rebotes, 10 assistências e cinco roubos de bola em pouco mais de 40 minutos que esteve presente em quadra. Dame contribuiu com 30 pontos e oito assistências, e viu Bobby Portis vir bem do banco para encerrar a noite com 12 pontos e 10 rebotes. Pelos Mavs, Doncic chamou a atenção ficando perto de um triplo duplo com 40 pontos, nove rebotes e 11 assistências, e recebeu a ajuda de Josh Green (20 pontos e nove rebotes) e de Maxi Kleber (21 pontos).
Os jogadores de Doc Rivers foram melhores no aproveitamento de arremessos (56,8% contra 49,4%), nas assistências (34 contra 22), nos roubos de bola (13 contra nove), nos tocos (dois contra um) e nos turnovers (11 contra 21). Os comandados por Jason Kidd saíram na frente no aproveitamento de arremessos de três pontos (41% contra 40%), no aproveitamento de lances livres (91,3% contra 68%), nos rebotes ofensivos (oito contra cinco) e defensivos (34 contra 31) e nos pontos anotados em turnovers (25 contra quatro).
O JOGO
O primeiro quarto mostrou um forte desempenho dos Mavs, que chegaram a abrir dez pontos de vantagem rapidamente logo depois de duas lideranças dos Bucks e um empate. Com cinco minutos a serem jogados, a equipe de Dallas chegou aos dígitos duplos de diferença com Dwight Powell dando assistência para a bandeja de Jaden Hardy, e viram Doncic brilhar com 14 pontos em pouco mais de nove minutos que esteve em quadra na primeira parcial do confronto. A diferença de pontuação crescia na metade final do período, e chegou aos 20 pontos depois de Luka acertar dois lances livres após sofrer falta de Portis com um minuto no relógio. O camisa 77 arriscou um arremesso de três pontos nos segundos finais para aumentar mais a diferença, mas a bola bateu no aro e não entrou, encerrando os primeiros 12 minutos de jogo vencendo por 44 a 20.
No segundo quarto, os Mavs conseguiram chegar à maior vantagem na partida rapidamente, precisando de 18 segundos para Doncic, após a falta cometida por Pat Connaughton, converter um de dois lances livre que teve direito. A diferença chegou a voltar no marcador em outras duas oportunidades, mas os Bucks começaram a reagir e abaixar a diferença na segunda metade do período. Com Lillard e Antetokounmpo combinando para 23 pontos na segunda parcial, a diferença que era de 25 pontos chegou aos cinco pontos no segundo final, quando o Greek Freak deu assistência para o arremesso de três pontos de Dame no estouro do cronômetro para irem aos vestiários perdendo por 65 a 60 (vitória no quarto por 40 a 21).
Dame beats the halftime buzzer! pic.twitter.com/Pfi4H9WmYx
— Milwaukee Bucks (@Bucks) February 4, 2024
Na volta para a quadra, os Mavs tentavam voltar a liderar o confronto por uma diferença de dígitos duplos, mas acabavam parando na defesa adversária assim que tinham uma chance de chegar perto dos dez pontos de vantagem. Os Bucks, conseguindo controlar a desvantagem no marcador, voltaram a deixar tudo igual depois de Antetokounmpo dar passe para um fadeaway de Khris Middleton com seis minutos e meio no relógio. E 30 segundos depois, o camisa 22 voltou a acertar uma cesta depois de receber a assistência do camisa 34, mas dessa vez foi do perímetro, colocando os visitantes na frente pela primeira vez desde o 5 a 3 no primeiro quarto com um minuto jogado. O líder do confronto chegou a trocar seis vezes nos dois minutos finais, mas ficou com a equipe de Milwaukee no final depois do Greek Freak acertar uma bandeja de ir para o quarto final vencendo por 93 a 92 (33 a 27 no quarto).
Giannis to the rim to close the quarter! pic.twitter.com/75HWiVbENC
— Milwaukee Bucks (@Bucks) February 4, 2024
Nos 12 minutos finais do duelo, os Mavs queriam ficar com a vitória em casa, e conseguiram voltar a deixar o placar empatado com Tim Hardaway Jr. dando passe para a bola tripla de Green com pouco menos de dois minutos jogados. Mas os Bucks, contando com os 16 pontos de Antetokounmpo no quarto, também estavam dispostos a sair com mais um triunfo na temporada, e não deixaram a toalha cair no período final da partida com uma melhoria tanto no ataque quanto na defesa. Com pouco menos de dois minutos e meio a serem jogados, Lillard converteu um arremesso de três pontos para chegar aos dígitos duplos de vantagem pela primeira vez, e chegaram aos 15 pontos de frente, a maior vantagem dos visitantes na partida, com Portis acertando dois lances livres após a falta cometida por Hardaway Jr. com 48 segundos no relógio. Derrick Jones Jr. ainda conseguiu deixar a diferença em 12 pontos nos segundos finais após acertar uma bandeja e converter o lance livre de bonificação após a falta do camisa 9, mas a vitória adversária no quarto por 36 a 25 e na partida por 129 a 117 já era certa.
APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS
Com a vitória, o Milwaukee Bucks conquista o seu 33º triunfo da temporada 2023-24 da NBA e se mantém na vice-liderança da Conferência Leste com 67,3% de aproveitamento (33-16). O Dallas Mavericks sofre a sua 23ª derrota no campeonato, mas continua ocupando a oitava posição da Conferência Oeste com 53,1% de aproveitamento (26-23).
O próximo compromisso dos Bucks está marcado para este domingo (4), quando encaram o Utah Jazz (24-26) às 20h no Delta Center, em Salt Lake City, Utah. Os Mavs retornam à quadra um dia depois, na segunda-feira (5), enfrentando o Philadelphia 76ers (30-18) às 21h no Wells Fargo Center, na Filadélfia.
TÉCNICO CONFIRMADO NO ALL-STAR GAME
Com a vitória, o técnico Doc Rivers, do Milwaukee Bucks, foi o escolhido para comandar os All-Stars da Conferência Leste no All-Star Game de 2024, que acontecerá no dia 18 de fevereiro na Gainbridge Fieldhouse, em Indianápolis, casa do Indiana Pacers. O head coach da equipe do Wisconsin é o comandante com a melhor campanha na temporada entre os técnicos elegíveis para a posição, já que o técnico Joe Mazzula, do Boston Celtics (líder da Conferência Leste) foi o técnico da partida do ano anterior.
Foto: Reprodução Twitter/NBA