NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
11 de junho de 2023 - 21h06

Michael Malone prega cautela e diz que Nuggets terão que lutar contra ‘natureza humana’ para garantir o título no jogo 5

Às vésperas da partida mais importante da história da franquia, treinador de Denver reforça necessidade de concentração por parte da equipe

Michael Malone em entrevista após o jogo 2 das finais da NBA 2023Nikola Jokic e seus companheiros estão a uma vitória de marcarem seus nomes na história do Denver Nuggets. Nesta segunda-feira (12), a equipe do Colorado pode se sagrar campeã da NBA pela primeira vez, em seus 47 anos de existência. Para isso, deverão bater o Miami Heat em casa, na Ball Arena, no jogo 5 das finais. Apesar da grande expectativa, o treinador Michael Malone falou sobre os desafios da próxima partida.

“Minha maior preocupação em qualquer jogo de eliminação é a natureza humana, e como lutar contra ela. A maioria dos times, quando está vencendo [uma série] por 3 a 1, tira o pé do acelerador”, afirmou o comandante, em entrevista concedida após o treino deste domingo (11).

O histórico está a favor dos Nuggets. Das 36 equipes que estiveram em uma desvantagem de 3 a 1 nas finais da NBA até o momento, apenas uma conseguiu reverter o placar e vencer o título: o Cleveland Cavaliers de LeBron James e Kyrie Irving, diante do Golden State Warriors, em 2016.

Contudo, Malone relembrou que o próprio Denver já esteve em uma situação semelhante, nos playoffs de 2020, quando conseguiu contornar, por duas vezes, o placar de 3 a 1, para chegar as finais da Conferência Oeste. “Nós já estivemos perdendo por 3 a 1. Demos a volta por cima e vencemos. Nós sabemos que tudo é possível”, acrescentou o técnico.

Além disso, na atual pós-temporada, Miami provou sua resiliência. Os comandados de Erik Spoelstra já venceram sete jogos fora de casa (incluindo o jogo 2 das finais em Denver) e conseguiram duas vitórias em dois jogos onde enfrentaram uma possível eliminação, diante do Chicago Bulls, no torneio de play-in, e no jogo 7 da série contra o Boston Celtics. Também em entrevista, Spoelstra ressaltou a virtude do elenco: “Nós temos um grupo teimoso e desafiador”.

A fala do técnico foi reforçada pelas palavras de Jimmy Butler. Perguntado sobre a confiança da equipe para o próximo jogo, em uma situação historicamente desfavorável, o craque do Heat respondeu que “ela nunca esteve mais alta”. Depois de terminar a temporada regular com a oitava colocação do Leste e a última vaga para os playoffs, o time da Flórida é apenas o segundo a alcançar às finais nessa situação.

Na única vitória de Miami na série até o momento, as bolas de três tiveram papel fundamental. Foram 17 arremessos convertidos do perímetro, com um aproveitamento de 50%. Malone falou também sobre os problemas enfrentados por Denver na ocasião, especialmente nas trocas de marcação: “Você tem que ter uma mentalidade agressiva para ter uma defesa eficiente. Mas, se você não tiver comunicação e disciplina para acompanhar isso, eu acho que você estará perdendo alguns componentes essenciais”.

Quando as bolas do perímetro são o assunto, o melhor desempenho no Heat é de Tyler Herro, que terminou a temporada com 37,8% de aproveitamento e 203 arremessos triplos convertidos, ambas as melhores marcas do elenco. Sem atuar desde o primeiro jogo da série contra o Milwaukee Bucks, ainda na primeira rodada dos playoffs, o ala-armador segue sendo duvida durante os jogos das finais. Spoelstra fez breves comentários sobre a condição física do jogador, sem dar muitas pistas sobre um possível retorno. “Não temos novidades. Ele fará outro treino hoje, e provavelmente ainda não terei nenhuma novidade na próxima manhã”, afirmou.

A partida que pode definir o campeão da temporada 2022-23 da NBA acontece às 21h30 (horário de Brasília) desta segunda (12).

(Foto: Reprodução vídeo / Youtube)

instagram