NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
9 de maio de 2023 - 11h05

Mazzulla admite que deveria ter pedido tempo na última posse dos Celtics

Treinador concorda que um timeout poderia ter dado ao time várias chances de vencer o jogo

Nesta segunda-feira (8), Joe Mazzulla, head coach do Boston Celtics, admitiu que deveria ter pedido tempo na posse final da derrota por 116 a 115 na prorrogação para o Philadelphia 76ers no jogo 4 da série. Mazzulla até defendeu a estratégia após a partida do último domingo (7), mas reconheceu que um timeout poderia ter dado aos Celtics várias chances de vencer o confronto.

“Eu deveria ter pedido [tempo] para nos ajudar a conseguir um 2 contra 1 ou mais algumas posses de bola”, disse Joe, durante uma teleconferência com repórteres. “Então, obviamente, com 14 segundos restantes, um ponto atrás, você quer ter o máximo de chances que puder. Então, definitivamente, aprenderemos com isso”.

Na prorrogação, após uma cesta de três pontos de James Harden, com 18 segundos restantes no relógio, Boston colocou a bola em jogo, mas não conseguiu arremessar antes do estouro do cronômetro. A estratégia foi a mesma do final do quarto período, quando Harden empatou a partida faltando 16 segundos e os Celtics também cobraram o fundo quadra sem parar o jogo. Nesse lance, Marcus Smart estava livre, mas errou o chute do perímetro e o duelo foi para a prorrogação.

Mazzulla, de 34 anos, está em sua primeira temporada como treinador principal e tem dado liberdade a seus jogadores nas posses finais durante toda a temporada: “Confiamos em nossos jogadores para fazer a jogada certa. [Não pedir um tempo] evita que o outro time faça substituições. Isso impede que o outro time organize sua defesa”, declarou o técnico. “Então, parece bom dizer: ‘Sim, deveríamos ter feito isso’, mas nos preparamos o ano todo como uma equipe para poder tirar proveito dessas situações. Na maioria das vezes, funcionou para nós. Achei que funcionou no final do último quarto. Tivemos a última chance, que é o que você quer. Você não quer que eles tenham uma oportunidade também”.

Enquanto ele se apegou aos princípios por trás dessa tomada de decisão, também reconheceu que existem lições que poderia aprender: “Acho que as duas lições que você aprende com isso são pedir [um tempo] imediatamente, obter um 2 contra 1, obter dois arremessos, obter algumas posses extras”, disse Joe. “Ou temos que ter um entendimento claro como equipe de que precisamos ir mais rápido para conseguir uma chance. Fizemos as duas coisas ao longo da temporada. Simplesmente não executamos nenhuma delas naquela situação específica”. A série está empatada em 2 a 2 e o jogo 5 acontece nesta terça-feira (9), às 20h30 (horário de Brasília), em Boston.

(Foto: Divulgação Twitter/Boston Celtics)

instagram