Após a saída de Paul George, a franquia aposta todas as suas fichas na dupla Kawhi Leonard e James Harden para ter sucesso na temporada
O Los Angeles Clippers começa mais uma temporada com diversas questões e preocupações rodeando a equipe. Porém, a principal delas é: será este time finalmente capaz de competir e chegar saudável na pós-temporada?
É complicado responder essa pergunta antes do início da campanha. Mas, é preciso olhar os fatos que ocorreram durante a offseason. Paul George deixou sua cidade natal para se arriscar com o Philadelphia 76ers. Ele acredita que lá terá mais chances de buscar o título da NBA. Além disso, Kawhi Leonard, principal nome dos Clippers, não foi aos Jogos Olímpicos de Paris por problemas físicos.
Ao que tudo indica, será mais um ano complicado. Mas os principais desafios passarão por estar bem fisicamente e conseguir encaixar as duas estrelas do time junto com o elenco de apoio para tentar algo nos playoffs.
O torcedor do Los Angeles Clippers entra nesta temporada bem preocupado. Desde a chegada de Kawhi Leonard, em 2019, talvez esse seja o ano com menos perspectiva para a franquia. E isso se deve principalmente a saída de Paul George, que depois de cinco anos, abandonou o projeto dos Clippers. Mas cabe a Tyronn Lue, que teve seu contrato renovado, liderar um time renovado que busca voltar a ser protagonista na liga.
A grande aposta da equipe para essa temporada é no veterano James Harden. Ele teve seu contrato renovado por dois anos e US$ 70 milhões. Os Clippers acreditam que ele voltará a ter um grande ano depois de ter sua segunda pior média de pontos da carreira na última temporada (16,6).
O ‘barba’ ainda é capaz de criar arremessos para si e para seus companheiros, sendo um dos melhores assistentes da liga nos últimos anos (8,5 por partida na última temporada, quarto melhor no quesito na NBA). Ele também sofre com problemas físicos, especialmente nos seus posteriores de coxa. Porém, como a grande aposta da franquia, ele deverá se manter saudável e tentar se aproximar ao máximo da sua versão “MVP” para o sucesso do time.
Kawhi Leonard é o principal nome do Los Angeles Clippers e isso não se discute. Quando esteve bem na última temporada, se provou mais uma vez ser um dos melhores “two-ways” de toda a liga. Muito eficiente no ataque, explorando os arremessos de meia distância e com ótimas médias (23,7 pontos, 6,1 rebotes e 3,6 assistências) por partida. E defensivamente sendo um defensor top 3 na NBA, marcando e limitando o melhor jogador da equipe adversária todas as noites.
Além das duas estrelas, a equipe conta agora com alguns nomes que buscarão ajudar e aliviar a perda de Paul George. Dos que já estavam na equipe, Terance Mann, Norman Powell e Ivica Zubac são os nomes que se destacam um pouco mais.
Powell já teve uma temporada de 17 pontos por jogo. Ou seja, já provou que pode ser um pontuador na liga e é esperado que neste ano ele tenha mais possibilidades, já que uma das estrelas dos Clippers se foi. Enquanto isso, Mann é um dos homens de confiança do treinador e deve dar minutos de descanso para Harden, além de ajudar na armação e criação de jogadas. Os dois serão fundamentais nesse projeto da franquia.
Por fim, Zubac tem a missão de se afirmar como uma força no garrafão e como um homem de confiança no time. Ele nunca teve grande média de pontos, mas, muito se fala que pode ser um jogador importante também nessa faceta para Los Angeles. Um dos grandes reboteiros e defensores da NBA, o croata agora deve dar um passo adiante e se apresentar talvez como o terceiro grande nome desse time dos Clippers.
Além dos nomes que já estavam, alguns jogadores importantes chegaram e com certeza serão fundamentais no projeto da franquia. O principal deles é Derrick Jones Jr. Finalista da NBA na última temporada com o Dallas Mavericks, ele foi fundamental na equipe texana, sendo um dos melhores defensores da equipe e ajudando nas bolas de três pontos, aspecto que evoluiu em seu jogo.
Mo Bamba é outro nome que chegou e deve aparecer bastante em quadra, dando minutos de descanso para Zubac. Apesar de nunca ter chegado ao nível que se esperava dele quando foi draftado, em 2018, Bamba pode ser bastante útil, especialmente ajudando a elevar a qualidade defensiva do time e espaçando a quadra já que pode arremessar de longa distância.
Um nome interessante que chega é Nicolas Batum. Na verdade, o veterano francês retorna a equipe depois de ser envolvido na troca que trouxe Harden para os Clippers. Efetivamente ele será um nome importante e que ajudará no espaçamento de quadra para a equipe. Com o ‘barba’ sendo um dos melhores garçons da liga, Batum pode ser um dos que mais se beneficiem do talento do camisa 1.
O reserva imediato de Harden deve ser Kris Dunn, armador que vem do Utah Jazz na troca que mandou Russell Westbrook para Denver. Depois de sofrer com muitas lesões, ele se reencontrou em Salt Lake City e deve ter seus minutos na rotação.
A principal dúvida nesse elenco se chama Kevin Porter Jr. Depois de uma ótima temporada com o Houston Rockets em 2022-2023, o armador não jogou no último ano por conta de uma condenação por violência doméstica. Na última vez que atuou na liga, Porter Jr. foi muito bem e teve médias de 19,2 pontos por jogo. Agora resta saber se esse nível se manterá após um ano afastado das quadras.
O trabalho de Tyronn Lue vai ser colocado em teste. Será que o treinador será capaz de fazer com que os jogadores apresentem suas melhores versões e se construa um time que entregue seu melhor todas as noites?
Talvez, esse seja o maior desafio da carreira de Lue. Porém, ele tem essa capacidade e, além de tudo, conta com dois grandes nomes no seu elenco que têm a obrigação de ajudá-lo com isso. Caso tudo se encaixe e os Clippers apresentem sua melhor versão nesta temporada, eles provavelmente chegarão nos playoffs. Porém, para buscar uma corrida na pós-temporada e chegar longe na briga pelo título, a evolução tem que ser muito grande.
Principais chegadas: Derrick Jones Jr., Nicolas Batum, Kris Dunn, Kevin Porter Jr., Mo Bamba, Cameron Christie
Principais saídas: Paul George, Russell Westbrook, Mason Plumlee, Daniel Theis, Brandon Boston Jr.
Ponto forte: Com James Harden e Kawhi Leonard, o ataque dos Clippers já se mostrou ser a fortaleza da equipe e deve ser o ponto forte do time esse ano
Ponto fraco: As lesões. Caso elas sigam aparecendo, vai ser muito difícil do time se manter na briga dos playoffs
Campanha em 23-24: 51-31
Provável quinteto: James Harden, Terance Mann, Derrick Jones Jr., Kawhi Leonard e Ivica Zubac
Franchise player: Kawhi Leonard
Sexto Homem: Norman Powell
Head coach: Tyronn Lue
Briga por: Vaga direta nos playoffs