Armador dos Bulls não atua desde janeiro de 2022 e só retornará na temporada 2024-25
O armador do Chicago Bulls Lonzo Ball insiste que jogará novamente, apesar de uma série de cirurgias no joelho que atrapalharam sua promissora carreira.
Na segunda-feira (2), ele apareceu no “media day” dos Bulls uniformizado para falar sobre o futuro.
“Definitivamente, pretendo jogar novamente”, disse Ball. “Tenho apenas 25 anos e sinto que o processo de reabilitação está indo bem até agora. Sem contratempos. Então, para mim, é só manter a cabeça erguida, continuar fazendo o trabalho.”
Ball passou por uma terceira cirurgia no joelho em março, desta vez um transplante de cartilagem. Ele supostamente não foi capaz de correr ou pular após sua segunda operação. A última vez que jogou basquete foi em 14 de janeiro de 2022. Desde então, ele perdeu 42 jogos da temporada 2021-22 e toda a temporada 2022-23. Ele perderá toda a próxima temporada com esperança de retornar em 2024-25.
Ele disse aos repórteres que está “na metade” do processo de reabilitação. “Estou me sentindo muito bem”, continuou ele. “Provavelmente, na metade do processo de reabilitação. Ainda tenho um longo caminho pela frente. Mas a cada semana tenho progredido. Estou apenas tentando permanecer positivo e encarar isso dia após dia”, disse o armador.
“A reabilitação tem sido longa. Parece que todos os dias são quase iguais. Estou melhorando a cada semana e isso é tudo que posso pedir”, concluiu o armador, que disse que planeja dividir o tempo entre Chicago e sua casa em Los Angeles enquanto trabalha seu retorno às quadras.
Ball estava no melhor momento de sua jovem carreira na NBA quando uma lesão no joelho o deixou inicialmente fora das quadras em 2022. Ele tinha médias de 13 pontos, 5,4 rebotes e 5,1 assistências em sua primeira temporada em Chicago, que estava em primeiro lugar no Leste.
Um arremesso de 3 pontos que foi um problema no início de sua carreira (30,5% como novato) tornou-se um ponto forte. Ele acertou 37,8% de longa distância em sua última temporada em Nova Orleans e acertou 42,3% de suas 7,4 tentativas por jogo com o Chicago. Melhorou também seus arremessos de lance livre de 45,1% como novato para 75% com os Bulls em sua quinta temporada na NBA.
Ele foi um dos jovens armadores mais talentosos desde o primeiro dia em que pisou na NBA. Com seu chute aprimorado e jogo completo, ele começou a cumprir a promessa que o tornou a segunda escolha do Draft de 2017. Mas desde que sofreu com os graves problemas no joelho, ele não conseguiu mais ser aquele jogador que todos na liga esperavam que se torna-se.
Foram dois anos difíceis passando por cirurgia e reabilitação e ficando à margem. Mas Lonzo permanece positivo e otimista de que estará pronto para a próxima temporada.
“Jogo basquete desde os seis anos”, disse Ball à NBC Sports Chicago. “Tenho 25 anos agora. Só de não estar lá nos últimos dois anos, parece que parte da minha vida se foi. Não posso fazer muita coisa paralelamente. É meio difícil para mim assistir aos jogos só porque sei que posso ajudar se estiver lá, mas o fato de não poder jogar é o que é”, disse Ball.
“Definitivamente, estou planejando voltar no próximo ano forte, saudável e mais pronto do que nunca”, concluiu.
Foto: Divulgação/NBA