Federação lituana se pronunciou oficialmente e negou qualquer plano sobre naturalização do armador do Los Angeles Lakers
A Federação Lituana de basquete se pronunciou oficialmente nesta terça-feira (26) sobre os rumores de uma possível naturalização do armador D’Angelo Russell. Eles negam qualquer possibilidade do jogador do Los Angeles Lakers representar o país no futuro.
Em comunicado oficial, além de rechaçar a possiblidade, eles reforçam que o objetivo da federação é de desenvolver jovens talentos no país.
“Recente especulação na mídia sobre D’Angelo Russell se juntar a nossa equipe não passam de rumores. Não iniciamos nenhum processo de naturalização nem entramos em contato com o jogador para isso. As decisões relacionadas ao basquete estão na mão do nosso coaching staff e o objetivo é claro: atingir o sucesso utilizando nossa base de talentos”, destaca a federação.
Os rumores começaram após um encontro dos pais de Matas Buzelis, jogador do Chicago Bulls, com o presidente da Lituânia, Gitanas Nausedas. Após isso, Russell comentou o assunto com a seguinte frase em suas redes sociais: “vamos fazer isso acontecer”.
Exatamente por toda essa repercussão que a federação veio a público desmentir a informação e ressaltar seus compromissos pro futuro.
A ideia da naturalização seria possível pois a esposa do jogador, Laura Ivaniukas, é descendente de lituanos. Não seria um processo fácil, já que seria uma garantia de cidadania de maneira excepcional e necessitaria aprovação do presidente do país.
Através de um representante oficial, o presidente da Lituânia se pronunciou. “O presidente está ciente da situação do jogador, mas procedimentos formais sobre a cidadania ainda não foram iniciados”, declarou.