Astro dos Blazers anotou 71 pontos contra o Houston Rockets, marcando seu recorde pessoal e empatando a marca de Donovan Mitchell na temporada
Damian Lillard continua a fazer história na NBA. O armador carregou seu time para a vitória contra o Houston Rockets por 131 a 114 neste domingo (26), marcando 71 pontos e 13 bolas de três. Com isso, ele atingiu a maior marca da sua carreira nos dois aspectos e empatou com Donovan Mitchell pela maior pontuação da temporada 2022-23 até aqui.
Além disso, Dame se tornou apenas o oitava jogador na história da NBA a marcar mais do que 70 pontos em uma partida.
Foi a quarta vez que um atleta anotou mais do que 60 pontos nesta temporada, sendo essa a segunda de Lillard. Junto a isso, ele passou a ocupar a terceira posição da lista de mais jogos com 60 pontos, passando Michael Jordan e James Harden.
Agora, ele fica atrás apenas de Kobe Bryant, com seis, e o líder Wilt Chamberlain, com 32.
“Eu curto os momentos no jogo em que eu vou atrás dos adversários, quando estou em modo de ataque”, Lillard disse a repórteres após a partida.
O All-Star fez a maior parte de seu estrago no primeiro tempo, com 41 pontos, empatando a segunda maior marca nas últimas 25 temporadas, de acordo com o ESPN Stats e Info. E além de ser um recorde pessoal de bolas de três, anotando cinco a mais do que os Rockets, ele ficou a uma de empatar o recorde de Klay Thompson.
“Nunca tinha visto uma performance destas”, disse o técnico Chauncey Billups. “Eu não quero estar do outro lado disto, mas foi divertido estar do lado amigo”, completou.
Mesmo Portland não tendo muito sucesso, o armador tem tido uma das melhores temporadas em sua carreira. Em 47 jogos, Dame tem médias de 32,3 pontos, sua maior marca, 4,3 rebotes e 7,2 assistências.
Em cima de tudo, o triunfo foi crucial para Portland na disputa para o play-in, com 29 vitórias e 31 derrotas. Agora, os Blazers estão um jogo atrás do New Orleans Pelicans pela décima posição.
Eles voltam às quadras nesta quarta-feira (1), recebendo o Golden State Warriors.
Foto: Divulgação/Portland Trail Blazers