NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
30 de setembro de 2024 - 12h09

Lenda da NBA, Dikembe Mutombo morre aos 58 anos

Ex-pivô e membro do Hall da Fama lutava contra um câncer no cérebro

O ex-pivô e membro do Hall da Fama Dikembe Mutombo morreu aos 58 anos nesta segunda-feira (30), vítima de um câncer no cérebro. A informação foi confirmada em comunicado publicado pelo comissário da NBA, Adam Silver.

‘’Dikembe Mutombo era simplesmente maior que a vida’’, escreveu Silver. ‘’Em quadra, ele foi um dos melhores jogadores defensivos e bloqueadores de arremessos na história da NBA. Fora de quadra, ele dedicou seu coração e alma em ajudar os outros.’’

Mutumbo lutava contra o câncer no cérebro desde 2022. De acordo com a NBA, ele faleceu rodeado por sua família.

Considerado um dos melhores defensores da história, Mutombo disputou 18 temporadas com passagens por Denver Nuggets, Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e Houston Rockets. Ele acumulou oito indicações ao All-Star e foi quatro vezes nomeado Defensor do Ano ao longo de sua carreira, que chegou ao fim em 2008-09.

Com 3.830 tocos, o ex-pivô é o segundo na lista de jogadores com mais bloqueios na história da liga, atrás apenas de Hakeem Olajuwon. Ele entrou para o Hall da Fama na classe de 2015 após ter 9,8 pontos e 10,3 rebotes de média na NBA.

Depois que se aposentou, o Mutombo passou a dedicar seu tempo em projetos de caridade e ajuda humanitária. Ele iniciou a Fundação Dikembe Mutombo no Congo, seu país natal, em 1997, com objetivo de melhorar a saúde e qualidade de vida da população. Além disso, o ex-jogador atuou como embaixador da NBA.

‘’Não havia ninguém mais qualificado que Dikembe para servir como o primeiro embaixador global da NBA’’, afirmou Silver. ‘’Ele era um humanitário em sua essência. Ele amava que o basquete poderia causar um impacto positivo nas comunidades, especialmente em seu país, a República Democrática do Congo, no continente africano’’, concluiu.

instagram