Com grande atuação da dupla de De'Aaron Fox e Malik Monk, estreantes em pós-temporada, franquia da Califórnia conquista primeiro triunfo desde abril de 2006
O camisa 5 foi o grande destaque da partida ao anotar 38 pontos, cinco assistências e três roubos de bola em cerca de 40 minutos e meio que esteve presente em quadra. Monk contribuiu vindo bem do banco com 32 pontos, e viu Domantas Sabonis encerrar a noite com 12 pontos, 16 rebotes e três roubos de bola. Pelos Warriors, Curry chamou a atenção com 30 pontos e seis rebotes, e teve a ajuda de Klay Thompson (21 pontos, seis rebotes e cinco assistências) e de Andrew Wiggins (17 pontos e quatro tocos).
Os jogadores de Mike Brown foram melhores no aproveitamento de arremessos de três pontos (37,5% contra 32%), no aproveitamento de lances livres (81,3% contra 77,8), nos rebotes ofensivos (17 contra nove) e defensivos (33 contra 32), nos roubos de bola (10 contra sete), nos turnovers (13 contra 15) e nos pontos anotados em turnovers (16 contra cinco). Os comandados por Steve Kerr saíram na frente no aproveitamento de arremessos (47,8% contra 44,9%), nas assistências (31 contra 18) e nos tocos (sete contra três).
O JOGO
O primeiro quarto mostrou que a partida poderia ser bem disputada, acontecendo cinco empates e sete trocas de liderança, sendo quatro para os visitantes e três para os mandantes. As duas equipes não conseguiam ampliar muito a vantagem no marcador assim que ficavam na frente dele, chegando no máximo de cinco pontos a favor dos Warriors, quando Curry recebeu passe de Donte DiVincenzo e acertou uma bola tripla com pouco menos de sete minutos e meio a serem jogados. Os Kings queriam ficar na frente do placar o maior tempo possível, e chegaram ao empate depois de Fox converter dois lances livres depois de sofrer falta de Thompson, encerrando os primeiros 12 minutos com as duas equipes empatadas em 29 a 29.
No segundo quarto, o duelo continuou bem disputado, somando mais dois empates e seis trocas de liderança, sendo três para cada lado. Novamente, a diferença no marcador não chegava a ficar muito grande, ficando a maior parte do tempo abaixo dos cinco pontos. A liderança de uma das equipes só foi ser maior do que cinco pontos quando restava pouco mais de um minuto no relógio, quando Draymond Green deu assistência para o floater de Wiggins, abrindo seis pontos de frente. A diferença caiu logo depois com um floater de Fox, mas Curry acertou um arremesso de média distância para voltar aos seis pontos de vantagem. O camisa 30 arriscou o arremesso final do período em uma bandeja, mas não acertou a bola na cesta, indo para o vestiário vencendo parcialmente por 61 a 55 (32 a 26 no quarto).
Na volta para a quadra, os Warriors começaram fortes no ataque, e chegaram aos dígitos duplos de vantagem depois de Thompson encontrar Kevon Looney no garrafão para o pivô acertar uma bandeja e abrir dez pontos de frente, a maior da partida. Os Kings voltaram a diminuir a desvantagem no marcador nos minutos restantes, mas voltaram a ficar atrás por dez pontos depois de Gary Payton II dar assistência para uma bola tripla de Curry restando pouco mais de três minutos no relógio. Mas no tempo que restava no cronômetro, o time da casa organizou uma corrida de 15 a 4, e retomou a frente do marcador com uma bandeja de Monk Fox roubou a bola do camisa 11 adversário nos segundos finais, mas não teve tempo de fazer o arremesso final do período, indo ao quarto final vencendo por 91 a 90 (36 a 29 no quarto).
Nos 12 minutos finais da primeira partida da série, o confronto voltou a ficar bem disputado com dois empates e dez trocas de liderança, sendo cinco para cada lado. Os Kings buscavam ampliar a sua vantagem no placar o máximo possível, mas enfrentavam dificuldades para passar dos seis pontos, maior vantagem imposta pelo time de Sacramento depois de um arremesso triplo certeiro de Harrison Barnes restando dois minutos e meio no relógio. Enquanto isso, os Warriors tentavam voltar a abrir pelo menos dez pontos de frente, mas conseguiam ampliar a diferença para apenas três. Com três segundos no relógio, Fox converteu os dois lances livres que teve direito depois da falta cometida por Green, e viu Curry errar o lance final do período e um arremesso de três pontos para vencer o quarto por 35 a 33 e o jogo 1 do confronto melhor de sete jogos por 126 a 123.
APROVEITAMENTO E PRÓXIMO JOGO
Com a vitória, o Sacramento Kings conquista o seu primeiro triunfo nesta pós-temporada, sendo o primeiro desde abril de 2006, quando derrotou o San Antonio Spurs por 102 a 84, e abre 1 a 0 na série. O Golden State Warriors sofre a sua primeira derrota nos playoffs, e terá mais quatro chances de poder virar o placar a seu favor e continuar no caminho da defesa do título.
O jogo 2 da série está marcado para esta segunda-feira (17), quando ele volta a acontecer no Golden 1 Center, em Sacramento, às 23h.
Foto: Reprodução Twitter/NBA
A SÉRIE: Sacramento Kings (3º) 1 x 0 Golden State Warriors (6º)
JOGO 1: 15/04, Golden State Warriors 123 @ 126 Sacramento Kings
JOGO 2: 17/04 às 23h, Golden State Warriors @ Sacramento Kings
JOGO 3: 20/04 às 23h, Sacramento Kings @ Golden State Warriors
JOGO 4: 23/04 às 16h30, Sacramento Kings @ Golden State Warriors
JOGO 5*: 26/04 com horário a definir, Golden State Warriors 123 @ 126 Sacramento Kings
JOGO 6*: 28/04 com horário a definir, Sacramento Kings @ Golden State Warriors
JOGO 7*: 30/04 com horário a definir, Golden State Warriors 123 @ 126 Sacramento Kings
*Se necessário