NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
17 de agosto de 2023 - 21h08

Kevin McHale acusa James Harden de tentar ‘derrubá-lo’ nos Rockets: ‘estava gordo e sem vontade’

Ex-treinador de Harden nos Rockets, McHale acusou 'Barba' de chegar ao training camp acima do peso e tentar derrubá-lo do cargo

WASHINGTON, DC - DECEMBER 29: James Harden #13 of the Houston Rockets dribbles the ball against the Washington Wizards at Capital One Arena on December 29, 2017 in Washington, DCQue James Harden é um dos jogadores da atualidade na NBA que coleciona um dos maiores números de polêmicas em sua carreira, todos sabemos. Mas recentes boatos dão conta de que o armador está forçando sua saída do Philadelphia 76ers e após desentendimentos com Daryl Morey, presidente de operações da franquia, o “Barba” veio a público para chamar o “chefão” do time de mentiroso.

A imprensa americana também noticiou recentemente que Harden estaria forçando uma troca com o Los Angeles Clippers e um pouco depois o próprio atleta chegou a dizer que os chineses merecem vê-lo jogando por lá, sendo logo depois cogitado pelo pivô Dwight Howard para jogar em Taiwan.

Como se não bastassem a quantidade de assuntos embaraçosos que o ainda armador dos 76ers tem se metido, nesta quinta-feira (17), foi a vez de seu ex-treinador dos tempos de Houston Rockets, Kevin McHale, vir a público para levantar mais polêmicas em torno do jogador.

Treinador dos Rockets por quatro temporadas, McHale conversou com Steve Bulpett, do Heavy.com, e afirmou que Harden “tinha um plano” para derrubá-lo do cargo de treinador após os playoffs de 2015.

Ainda de acordo com o técnico, Harden chegou para o training camp bastante acima do peso e sem vontade alguma de jogar, ocasionando um pouco depois a demissão do até então treinador em Houston. “Após os playoffs de 2015, no início da temporada seguinte, ele veio para o training camp e estava gordo, não tinha vontade alguma de jogar. Fui demitido com apenas 11 jogos naquele ano”, disse McHale.

Durante a conversa, Bulpett notou que os problemas entre Harden e McHale haviam começado antes, quando o treinador optou por deixar o jogador no banco de reservas durante o quarto período do jogo 6 das semifinais do Oeste daquele ano, contra os Clippers.

Os Rockets tiveram um quarto período brilhante, mesmo com Harden fora, e venceram Los Angeles por 40 a 15 na parcial daquela ocasião para estender a série para sete jogos e depois vencer o sétimo e último duelo para chegar às finais da Conferência Oeste, onde seriam superados pelo Golden State Warriors.

Quando a equipe voltou para a temporada seguinte, McHale comandou Houston em 11 jogos e Harden ainda tinha uma excelente média de pontos, com 27,3 por jogo, porém aproveitamento de apenas 37,2% dos arremessos com 5,8 assistências por partida.

JB Bickerstaff foi o escolhido para substituir McHale nos Rockets e as médias do “Barba” melhoraram, com ele chegando a 29,2 pontos por jogo, 7,7 assistências e um aproveitamento de 45% de conversão de arremessos com outros 37,7% da linha dos três.

Já nos dias atuais, de acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN americana, os Sixers decidiram encerrar negociações de troca por Harden, o que teria irritado o jogador e o levado a ofender Morey em público durante participação em evento da Adidas na China.

Vale ressaltar que Harden aceitou sua opção de jogador de US$ 35,6 milhões para a temporada 2023-24 com a intenção de trabalhar com o 76ers para encontrar uma troca, de acordo com Wojnarowski

O jogador de 33 anos liderou a NBA com 10,7 assistências por jogo e teve média de 21,0 pontos na última temporada.

Os 76ers terminaram em terceiro na Conferência Leste com um recorde de 54-28 durante a temporada regular de 2022-23, mas perderam na segunda rodada dos playoffs para o Boston Celtics.

(Foto: Rob Carr/Getty Images)

instagram