Primeiro triple-double da carreira de Clarkson ajuda Jazz a vencer a sétima nas últimas dez partidas
O Utah Jazz (15-19) recebeu o Dallas Mavericks (19-15) no Delta Center nesta segunda-feira (1) e viu uma noite história de Jordan Clarkson, sexto homem da franquia. O ala-armador anotou o primeiro triple-double de sua carreira e ajudou o time a vencer o confronto por 127 a 90. O TD também foi o primeiro do Jazz em temporada regular desde 2008, quando Carlos Boozer registrou.
Clarkson teve 20 pontos, 11 assistências e dez rebotes em 28 minutos de ação, alcançando o TD na reta final da partida, quando agarrou o décimo rebote. Este foi o primeiro triple-double de alguém saindo do banco do Jazz desde 1983, quando Mark Eaton teve um. Auxiliando o ala-armador, o Jazz contou com 24 pontos de Simone Fontecchio e 17 pontos de Lauri Markkanen.
Pelos Mavericks, Luka Doncic foi o cestinha com 19 pontos, 14 assistências e seis rebotes. Kyrie Irving retornou após 12 partidas, por uma lesão no calcanhar, e terminou com 14 pontos e nove rebotes em 32 minutos. Do banco, Jaden Hardy anotou 17 pontos em 5/9 arremessos de três.
Utah segue embalado e venceu a quarta partida seguida em casa. Ainda que siga na 12ª posição do Oeste, a equipe tem agora oito vitórias nos últimos 11 jogos e já está apenas dois jogos atrás do Los Angeles Lakers, décimo lugar, última posição da zona do play-in. Dallas está em mau momento. Depois de ficar no top 4 do Oeste por um tempo, o time perdeu seis das últimas dez partidas e agora figura na sétima colocação.
As duas equipes jogam em casa nesta quarta-feira (3) contra adversários de campanhas negativas. O Jazz recebe o Detroit Pistons, enquanto os Mavericks abrem o American Airlines Center para encarar o Portland Trail Blazers.
O jogo
Em busca de vingar uma derrota por 50 pontos no início de dezembro para os Mavs, Utah e Fontecchio começaram com tudo. O ala italiano anotou 12 dos primeiros 14 pontos da equipe em um jogo que teve a primeira metade do primeiro quarto equilibrada. Daí para frente, os donos da casa tomara conta e emplacaram uma sequência de 16 a 7 para fechar a parcial em 37 a 26.
Utah conseguiu manter a vantagem durante o segundo quarto, mas Dallas cortou para menos de dez pontos na reta final do primeiro tempo, deixando o placar em 62 a 55 na chegada do intervalo. Por Utah, Fontecchio liderava com 16 pontos e por Dallas, quem figurava à frente era Doncic e seus 15 pontos e sete assistências.
Logo nos primeiros três minutos do terceiro quarto, Dallas encostou de vez no placar (70 a 67), após dois pontos de Dereck Lively II. Não durou muito. Fontecchio, Markkanen e John Collins pontuaram em sequência e de novo a diferença chegou em dez (77 a 67). O placar seguiu em, ao menos, duas posses por toda a parcial e Utah ainda empilhou 12 a 4 para fechar o quarto e encaminhar os 12 últimos minutos com 93 a 79 no placar.
O bom momento seguiu no quarto período e a diferença bateu 18 logo nos primeiros dois minutos (97 a 79). Utah seguiu forçando ofensivamente e aumentando a diferença, até o momento do décimo rebote de Clarkson, com 2:28 ainda por jogar. O ala-armador agarrou a bola e pediu tempo na sequência para ser celebrado e finalmente sair da partida, que já 125 a 88 no placar.
the bench was all of us on this rebound 🥹#TakeNote | @jordanclarksons pic.twitter.com/1i4RI9WYF8
— Utah Jazz (@utahjazz) January 2, 2024
(Foto: Reprodução Twitter / Utah Jazz)