Armador deixou Philadelphia de forma polêmica após pedido de troca e críticas contra Daryl Morey, presidente de operações da franquia
Depois de saída conturbada do Philadelphia 76ers, James Harden não segue em contato com os ex-companheiros da equipe. Em seu retorno ao Wells Fargo Center, nesta quarta-feira (27), o armador do Los Angeles Clippers respondeu com simplicidade quando perguntado se seguia conversando com o pivô Joel Embiid: ‘’Não’’.
Após uma temporada e meia com os 76ers, o ”Barba” pediu para ser trocado em 2023. O clima entre as partes, que já estava abalado, piorou ainda mais quando o armador criticou publicamente o presidente de operações da franquia, Daryl Morey, o chamando de ‘’mentiroso’’ por não ter cumprido com promessa de um contrato máximo. Devido a seus comentários, o armador foi multado em US$ 100 mil.
Após o pedido de troca, Embiid afirmou que estava ”desapontado” com o então companheiro, mas que esperava seguir com a amizade. ”Também entendo que isso seja um negócio. As pessoas tomam decisões e eu respeito o jeito com que ele lidou com a situação. […] Quero que ele volte, obviamente, para podermos cumprir o que queríamos, que é vencer um campeonato, então, espero que o pensamento dele possa ser mudado. Por outro lado, eu fico feliz por ser amigo dele. Somos próximos e nós crescemos depois que ele chegou, é por isso que estou animado e também por manter essa amizade pelo resto de nossas vidas”, comentou o pivô em julho de 2023.
Apesar das esperanças de Embiid, a novela entre Harden e os 76ers não teve reviravolta. O armador foi ausência durante os últimos dias do training camp da equipe e na pré-temporada, sendo posteriormente trocado para os Clippers em acordo envolvendo Marcus Morris, Nicolas Batum, Robert Covington, Kenyon Martin Jr., uma escolha não protegida de primeira rodada do Draft de 2028, duas escolhas de segunda rodada e ainda uma “pick swap”. Los Angeles também recebeu P.J. Tucker e Filip Petrusev.
O primeiro jogo de Harden no ginásio de sua ex-equipe após a troca para L.A. seguiu as expectativas de vaias e protestos contra o jogador. Horas antes do jogo, ele minimizou o contexto da partida. ‘’Eu não sei e não ligo’’, disse, quando questionado sobre como seria recebido pela torcida dos Sixers. ‘’Temos problemas maiores do que eu me preocupando com Philadelphia’’.
Em quadra, o camisa 1 anotou 16 pontos e 14 assistências para contribuir com vitória dos Clippers por 108 a 107. Embiid, que ainda se recupera de lesão no joelho, não entrou em quadra.
The Philly crowd lets James Harden hear it 😤 pic.twitter.com/zgYPT89DdB
— NBC Sports Philadelphia (@NBCSPhilly) March 27, 2024
(Foto: Tim Nwachukwu / Getty Images)