Lados tentaram acordo durante a offseason, mas não fecharam negócio devido a desejo individual do astro de ser o cestinha da NBA novamente
Segundo informação revelada pelo jornalista Stephen A. Smith, no First Take, da ESPN americana nesta quarta-feira (4), uma “fonte muito confiável” disse a ele que Harden “abdicou de” um contrato máximo durante uma reunião com a franquia texana.
Smith completou ainda que foi informado de que o “Barba” falou sobre o seu desejo de voltar a ser o líder de pontuação da NBA ao se reunir com Houston, o que levou o técnico Ime Udoka e a diretoria dos Rockets a procurar outras opções.
Em vez de investir um dinheiro significativo em Harden, os Rockets assinaram com o armador Fred VanVleet um contrato de três anos no valor de US$ 128,5 milhões e com o ala Dillon Brooks um contrato de quatro anos no valor de US$ 86 milhões.
O ala-armador de 34 anos é ídolo e passou nove temporadas no Houston Rockets, sendo nomeado All-Star nove vezes. Ele também ganhou três títulos consecutivos de cestinha da liga de 2018 a 2020, além de um prêmio de MVP.
Foram no total 621 jogos de temporada regular pelo time vermelho, com médias de 29,6 pontos, 7,7 assistências e seis rebotes por jogo.
Apesar do seu grande sucesso e alguns problemas, os Rockets resolveram iniciar uma reformulação e negociaram o jogador com o Brooklyn Nets no início da temporada 2020-21, formando um trio de respeito com Kevin Durant e Kyrie Irving.
No entanto, apesar das expectativas, o projeto não deu certo e Harden foi trocado para o Philadelphia 76ers durante a campanha 2021-22.
A última temporada foi seu primeiro ano completo nos Sixers e, embora tenha perdido a indicação para o All-Star pela primeira vez desde a temporada 2011-12, ele liderou a NBA com 10,7 assistências por partida e teve médias de 21,0 pontos, 6,1 rebotes e 1,2 roubo também.
Ao exercer sua player option para seu último ano de seu contrato com os 76ers nesta offseason, acreditava-se que ambos os lados trabalhariam para encontrar uma troca para o veterano, mas nenhum acordo foi fechado até momento. Harden compareceu ao training camp do time nesta quarta-feira (4) depois de não se apresentar no “media day”, na segunda-feira (2).
Ainda não está claro onde James Harden jogará quando a temporada regular começar, já que o clima não é bom. Apesar disso, ele está no elenco do Philadelphia 76ers, o que pode criar uma situação desconfortável internamente.
(Foto: Reprodução Twitter / Philadelphia 76ers)