Induzido como executivo, o logo da NBA será apresentado por astros como Shaquille O’Neal e Magic Johnson
A lenda da NBA Jerry West, será induzido ao Hall da Fama do Basquete pela terceira vez na classe de 2024, desta vez pelo seu papel como executivo.
Ele será apresentando por um grupo lendário formado por jogadores e técnicos, que inclui nomes como Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Shaquille O’Neal, Pat Riley, Pau Gasol e Bob McAdoo.
Além de West, o grupo de induzidos ao Hall da Fama de 2024 ainda conta com Vince Carter, Michael Cooper, Seimone Augustus e Chauncey Billups, dentre outros.
West, que faleceu em junho aos 86 anos, foi induzido pela primeira vez como jogador em 1980. Entretanto, seu trabalho mais notório dentro da liga seja como o GM do Los Angeles Lakers entre 1982 e 2000, draftando jogadores como Magic Johnson, James Worthy e negociando por Kobe Bryant, Shaq e Phil Jackson.
Além de seu sucesso em Los Angeles, ele ganhou dois títulos como membro do conselho do Golden State Warriors entre 2011 e 2017, convencendo os donos a não trocarem Klay Thompson por Kevin Love me 2014. Seu último cargo na NBA foi como consultor do Los Angeles Clippers entre 2017 e 2024.
Em total, West ganhou dez títulos da liga como executivo e foi eleito Executivo do Ano em 1995 e 2004. Ele é a primeira pessoa na história do Hall da Fama a entrar pelas suas contribuições dentro e fora da quadra.
“Jerry West foi um gênio do basquete e uma figura definitiva na nossa liga por mais de 60 anos,” declarou o comissário Adam Silver, após a morte da lenda. “Ele destacou-se não só como um jogador campeão e All-Star em todas suas temporadas jogando, mas como um competidor que abraçou os grandes momentos,” completou.
A cerimônia de indução da classe de 2024 do Hall da Fama acontece nos dias 12 e 13 de outubro.