NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Guia 24-25 Podcast Video
highlight highlight
NBA
4 de outubro de 2024 - 07:00

Houston Rockets: Prévia NBA 2024-25

Ainda em reconstrução, Rockets miram mais um ano de desenvolvimento dos seus jovens talentos

O Houston Rockets continua progredindo em seu processo de reconstrução. Mesmo envolvido em polêmicas que levaram a seu afastamento no Boston Celtics, o treinador Ime Udoka foi contratado pela franquia para 2023-24 e conseguiu organizar a casa.

Sob o comando do novo head coach, a equipe não registrou campanha negativa pela primeira vez em três anos, melhorou diversos números e desenvolveu ainda mais seu núcleo de jovens. Ao que tudo indica, a temporada 2024-25 de Houston deve ser marcada por ainda mais demonstrações de aprimoramento em quadra.

O que esperar do Houston Rockets nesta temporada?

As atuações dos Rockets ao longo da temporada 2023-24 certamente animaram o torcedor para o futuro. As mudanças realizadas por Ime Udoka, que fez bom trabalho na sequência de desenvolvimento dos jovens de seu elenco, surtiram rápido efeito em quadra e a equipe teve 19 vitórias a mais com relação a 2022-23.

O setor defensivo foi o mais beneficiado com a chegada do novo treinador. Houston registrou a melhor defesa de perímetro (34,8%), a quinta melhor marca contra arremessos de quadra (46,3%) e a 14ª em pontos cedidos por jogo (113,2). Ainda, eles tiveram a terceira maior média de rebotes da liga (45,5).

Os bons números colocaram a franquia texana na difícil disputa por uma vaga no play-in do Oeste. Em determinado momento da temporada, a equipe era um dos principais postulantes a eliminar Stephen Curry e o Golden State Warriors e roubar a décima colocação, mas uma lesão do pivô titular Alperen Sengun prejudicou o desempenho nos últimos 18 jogos.

Ficando com retrospecto de 41-41, Houston anotou sua primeira campanha igual ou superior a 50% de aproveitamento desde 2019-20 e fechou o ano com o 11º lugar.

Na offseason, a equipe priorizou a manutenção de seu elenco e realizou poucos movimentos no mercado (tanto para chegadas como saídas). 15 dos 17 atletas que disputaram jogos na última temporada ainda seguem no plantel para 2024-25.

Dessa forma, o principal reforço veio do Draft. Os Rockets foram abençoados com a terceira escolha geral e selecionaram o armador Reed Sheppard, produto de Kentucky. O atleta de 20 anos possui a defesa e a eficiência em arremessos como principais qualidades, o que o coloca como um bom encaixe para Houston.

Em seus primeiros passos com a camisa da franquia, Sheppard teve médias 20 pontos, cinco assistências, 4,8 rebotes, 2,8 roubos por jogo e 50% de aproveitamento nos chutes de quadra na Summer League. Ele decepcionou no perímetro (tendo 27,8% de eficiência), mas teve protagonismo suficiente para ser indicado ao time ideal do torneio.

Sheppard se juntará a um elenco formado majoritariamente por atletas jovens. Dos oito maiores pontuadores da última temporada, seis terão 23 anos ou menos no começo de 2024-25, com cinco deles tendo 22 ou menos.

Entre tantos jogadores que estão iniciando sua caminhada na liga, o turco Alperen Sengun é que mais chama atenção. O pivô de 22 anos se consolidou como o principal candidato para franchise player do time nas próximas temporadas após liderar em pontos (21,1) e rebotes (9,3) no último campeonato. Ele também impressiona com suas capacidades na criação de jogadas e foi o segundo melhor assistente do time em 23-24 (cinco assistências por jogo).

Vale lembrar que, nesta temporada, Sengun terá a companhia em quadra de um nomes de destaque da posição na última década: Steven Adams. O big chegou aos Rockets via troca ainda em 2023, mas não jogou por conta de lesões. Quando saudável, o veterano liderou a NBA em rebotes ofensivos por duas temporadas seguidas (21-22 e 22-23).

Outro jogador que deve puxar o protagonismo é Dillon Brooks. Uma das vozes experientes do elenco, o ala canadense é um dos grandes responsáveis pela excelente defesa de perímetro já citada como uma das forças dos Rockets. Ainda jogando pelo Memphis Grizzlies, ele foi nomeado para o segundo time All-Defensive de 22-23 e reforçou muito a marcação dos texanos no ano passado.

No backcourt, Fred VanVleet é outro veterano que contribui com muita experiência na franquia. Campeão da NBA em 2019 pelo Toronto Raptors, ‘’FVV’’ jogou 73 partidas durante sua primeira campanha em Houston e ajudou o ataque a controlar melhor as posses de bola, fazendo com que a equipe cometesse apenas 12,7 turnovers de média (oitava melhor marca da NBA e a menor da história dos Rockets). Além disso, ele também teve 17,4 pontos e 8,1 assistências por jogo com 38,7% de aproveitamento no perímetro.

A segunda escolha geral do Draft de 2021, Jalen Green, é o nome que atua ao lado de VanVleet. Frequentemente envolvido em rumores de troca, o jogador costuma apresentar inconsistência em suas atuações, mas teve uma boa reta final de temporada no ano passado. Ele anotou médias de 22,1 pontos, 5,7 rebotes e quatro assistências nos últimos 41 jogos de 2023-24.

Por fim, Jabari Smith Jr. e Amen Thompson também devem seguir como nomes importantes na rotação da equipe. O primeiro entra em seu terceiro ano na liga após registrar 13,7 pontos, 8,1 rebotes e 36,3% de eficiência nas bolas de três ao longo da temporada passada, mas preocupa com sua inconsistência em momentos decisivos.

Já Thompson, que jogará sua segunda temporada, teve bons números como sexto homem de Houston em seu ano de calouro. Ele fechou a sua participação com 9,5 pontos, 6,6 rebotes e 1,26 roubo por jogo em 22,4 minutos por jogo.

O futuro dos Rockets é promissor e os baixos investimentos em contratações ao longo da intertemporada mostram que a franquia acreditar estar em um caminho certo. A combinação de jovens e veteranos de impacto fortalecem as expectativas da equipe, mas jogadores de importância ainda sofrem para manter consistência ao longo de toda a temporada. Assim, Houston deve se posicionar na briga por uma vaga ao play-in, uma missão difícil em uma Conferência Oeste abarrotada de equipes talentosas.

Principais chegadas: Reed Sheppard

Principais saídas: Reggie Bullock e Boban Marjanovic

Ponto forte: Equilíbrio de talento jovem com veteranos qualificados. Além do claro desenvolvimento de seu núcleo recém-chegado à liga, a equipe apresentou uma evolução tremenda com as adições de VanVleet e Brooks. O reforço de Steven Adams deve melhorar ainda mais o cenário.

Ponto fraco: Inconsistência de atletas com importância na rotação. Além de não possuir uma figura de liderança a nível All-Star, a equipe frequentemente sofre com atuações abaixo de nomes como Jabari Smith Jr. e Jalen Green.

Campanha em 23-24: 41 vitórias e 41 derrotas (11° no Oeste)

Provável quinteto: Fred VanVleet, Jalen Green, Dillon Brooks, Jabari Smith Jr. e Alperen Sengun

Franchise player: Alperen Sengun

Sexto homem: Amen Thompson

Head coach: Ime Udoka

Briga por: Vaga no play-in

instagram