NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
30 de maio de 2023 - 01h05

Heat supera reação dos Celtics na série, vence jogo 7 com autoridade e volta às finais da NBA

Depois de abrir 3 a 0 na série e ver Boston buscar o empate, Miami jogou um balde de água fria em um TD Garden vibrante, e enfrentará o Denver Nuggets

Exatos 365 dias se passaram e, depois de muito drama, a profecia de Jimmy Butler se concretizou. Logo após a derrota do Miami Heat para o Boston Celtics na temporada passada, em um jogo 7, o ala afirmou que sua equipe estaria de volta à mesma situação, e que o resultado seria diferente. Em um roteiro digno de Hollywood, o Heat reencontrou os Celtics em mais um jogo 7, nesta segunda-feira (29). Desta vez jogando fora de casa, Miami venceu e fechou a série em 4 a 3. O placar final foi de 103 a 84.

Os olhares do mundo do basquete estavam voltados a um TD Garden lotado. Não só por ser a partida que definiria o campeão da Conferência Leste, mas, por todo o contexto da série. Boston encarou uma desvantagem de 3 a 0 e, no sábado, alcançou o inimaginável ao empatar a disputa com um game winner impressionante de Derrick White. Apoiados por sua torcida, os celtas entraram em quadra com a chance de fazer história.

No fim, não aconteceu. O resiliente Heat de Eric Spoelstra manteve a escrita: nenhum time, na história da NBA, foi eliminado depois de estar vencendo uma série de playoffs por três jogos a zero. O que se viu pelo lado de Miami foi uma atuação condizente com o que foi apresentado nos primeiros jogos. A equipe da Flórida forçou 15 turnovers e, mais uma vez, contou com um aproveitamento muito superior no perímetro (50% contra 21,4%) para acabar com as esperanças adversárias, voltando às finais depois de três anos.

Jimmy Butler superou a atuação decepcionante do jogo 6 e voltou a brilhar no momento crucial, anotando 28 pontos, sete rebotes, seis assistências e três roubos de bola. Candidato a grande surpresa dos playoffs, Caleb Martin foi mais uma vez decisivo. Quebrou, pela segunda vez consecutiva, seu recorde de pontos em um jogo de pós-temporada. Foram 26, se tornando o primeiro jogador não draftado a alcançar tal marca em um jogo 7. Além disso, pegou dez rebotes. Ainda que impreciso em diversos momentos, Adebayo também conseguiu um double double, com 12 pontos e dez rebotes, distribuindo sete assistências. Gabe Vincent e Duncan Robinson marcaram dez tentos cada.

Já os Celtics sofreram novamente com outra atuação abaixo da média de sua dupla de craques. Jayson Tatum levou azar. No primeiro lance do jogo, torceu o tornozelo ao aterrisar em cima do pé de Vincent, e, no restante do jogo, atuou nitidamente sofrendo com as dores. Terminou com 14 pontos e 11 rebotes. Jaylen Brown teve um primeiro tempo decente, mas, caiu de rendimento no segundo. Foram 23 pontos em 23 arremessos para o camisa 7, além de oito (!) turnovers e só 1-9 nas bolas triplas. Destaque do jogo anterior, White teve mais uma atuação sólida, com 18 pontos.

O JOGO

Como esperado, o nervosismo tomou conta das duas equipes nos primeiros minutos de jogo, marcados por muitos erros de arremessos. As más notícias começaram cedo para Boston, com a lesão de Tatum. Brown aproveitou para aparecer no ataque, pontuando especialmente na meia distância. Com um ataque mais fluído, os donos da casa eram ligeiramente melhores na metade inicial.

Miami não demorou para aplicar sua defesa em zona, que gerou dificuldades para os Celtics, principalmente nos primeiros jogos. Através da movimentação de bola, Boston até conseguia encontrar arremessos no perímetro. Contudo, mais uma má notícia: a equipe terminou o primeiro quarto sem acertar nenhuma bola tripla.

Do outro lado, o Heat tentava acelerar na transição para voltar a pontuar no garrafão, depois de um desempenho pífio na área pintada no jogo 6. Os arremessos de longa distância e a consistência de Martin garantiram a liderança aos visitantes no quarto, por 22 a 15.

Dois lances rápidos no início do segundo quarto fizeram com que o time da Flórida aumentasse a vantagem para 12: uma bola de três de Robinson e um roubo de bola de Haywood Highsmith, que finalizou o contra-ataque na bandeja. Os celtas tentavam repetir a estratégia do último jogo, priorizando a proteção de aro, mas cediam muito espaço aos arremessadores adversários, que eram fatais na longa distância.

No decorrer do quarto, os mandantes até melhoraram no perímetro. O problema é que Miami continuava quente, e chegou aos 17 pontos de vantagem. Depois que Adebayo foi para o banco, com problema de faltas, Boston conseguiu diminuir o prejuízo. Ao fim do primeiro tempo, o placar era de 52 a 41.

Butler abriu a etapa final com um belo arremesso de três. Com pouco tempo, a vantagem do Heat já voltava para a casa dos 16 pontos. Após um pedido de tempo de Joe Mazzulla, no entanto, os Celtics conseguiram seu melhor momento no jogo. White foi agressivo e anotou cinco pontos consecutivos, sem resposta, deixando a diferença em oito.

Sempre que Boston ameaçava encostar ainda mais, Martin aparecia para salvar a pele dos visitantes, com arremessos certeiros, muitas vezes em situações onde a ação ofensiva de Miami parecia fadada ao fracasso. Com notável melhora na defesa, e aproveitando o péssimo momento de Adebayo, os celtas novamente diminuíram a desvantagem para oito.

Butler apareceu para quebrar uma sequência de mais de três minutos sem pontos dos visitantes, e Caleb Martin, de novo, apareceu no resgate, anotando cinco seguidos e garantindo dez pontos de frente a Miami: 76 a 66.

No último período, não demorou para que o jogo fugisse do controle dos celtas. Imparável, Martin começou o quarto final da mesma maneira como terminou o anterior: com uma bola de três silenciadora. Um apagão dos mandantes no ataque fez com que o Heat levasse a vantagem a 17.

Nem mesmo as paradas de Mazzulla surtiram efeito. Ainda cometendo sucessivos erros, Boston viu suas chances desmoronarem ao longo do quarto. Com dois minutos no relógio, o comandante jogou a toalha de vez, colocando em quadra um time inteiramente reserva. Melhor para Miami e para Butler, que levou o ‘troféu Larry Bird’, entregue ao melhor jogador das finais da Conferência Leste.

PRÓXIMOS JOGOS

O Heat é apenas a segunda equipe da história da liga a se classificar para as finais depois de terminar a temporada regular com a oitava colocação (última vaga para os playoffs). A primeira foi o New York Knicks, em 1999. Os Knicks acabariam perdendo a final para o San Antonio Spurs.

Agora, Jimmy Butler e companhia tentam continuar escrevendo seu conto de fadas diante do Denver Nuggets, de Nikola Jokic, que teve nove dias de descanso, contra apenas dois de Miami. Contudo, a franquia da Flórida já provou, mais de uma vez, que não se importa em jogar contra os prognósticos.

As duas partidas iniciais acontecem em Denver. A primeira, nesta quinta-feira (1), às 21h30 (horário de Brasília). Já o segundo duelo, no domingo (4), às 21h (também horário de Brasília).

(Foto: Reprodução Twitter/Miami Heat)

instagram