NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
10 de junho de 2023 - 00h06

Gordon brilha, Nuggets batem Heat e abrem 3 a 1 nas finais da NBA

Com grande atuação e 27 pontos do ala-pivô, Denver vence mais uma fora de casa e fica a um triunfo do título

Gordon brilha, Nuggets batem Heat e abrem 3 a 1 na finais da NBAO Denver Nuggets deu um passo gigantesco para o seu primeiro título da NBA. Com grande performance do coadjuvante Aaron Gordon e da defesa, a franquia do Colorado venceu o Miami Heat por 108 a 95 nesta sexta-feira (9), no Kaseya Center, e abriu 3 a 1 nas finais da liga.

Agora, os Nuggets precisam de apenas mais um triunfo para garantirem o tão sonhado troféu. As franquias voltarão a se enfrentar no Colorado nesta segunda-feira (12), às 21h30 (horário de Brasília).

Destaque individual da vitória, Gordon foi muito importante e fechou a sua apresentação com 27 pontos, seis rebotes e seis assistências, com 11-15 nos arremessos de quadra, sendo 3-4 do perímetro. Além dele, o craque Nikola Jokic com duplo-duplo (23 pontos e 12 rebotes), o reserva Bruce Brown (21 tentos), que brilhou no último quarto, e Jamal Murray (15 pontos e 12 assistências – duplo-duplo) foram as outras estrelas da noite para Denver.

Vale destacar ainda que Jokic se tornou o primeiro jogador da história da NBA a ter mais de 250 rebotes e 150 assistências em uma pós-temporada.

Pelo lado do Heat, que parou na forte marcação do rival, Jimmy Butler e Bam Adebayo foram os cestinhas novamente. O ala fechou o jogo com 25 pontos, sete rebotes e sete assistências. Já o pivô marcou um duplo-duplo com 20 pontos e 11 rebotes. Kyle Lowry (13), Kevin Love (12), Duncan Robinson (12) e Caleb Martin (11) passaram dos dois dígitos em pontuação também, mas nenhum deles foi consistente durante os 48 minutos.

O JOGO

O primeiro quarto foi marcado pelas pontuações baixas das duas equipes. O Denver Nuggets ficou na frente do placar durante quase todo o tempo. Entretanto, na reta final do período, o Miami Heat cresceu em quadra. Com uma linda bola de Jimmy Butler da “zona morta” e no estouro do cronômetro, os mandantes fecharam na liderança por 21 a 20, após sequência de sete pontos seguidos. Nikola Jokic sofreu uma torção no tornozelo durante a parcial e teve que receber atendimento médico no banco em um dos tempos técnicos. Apesar disso, ele atuou os 12 minutos.

Durante a virada, o sérvio chegou a ir para o vestiário, mas retornou rapidamente, sem mostrar limitações. Já no segundo quarto, os visitantes permaneceram controlando a ponta do marcador. Aaron Gordon chamou a responsabilidade e comandou a sua equipe na pontuação. O ala-pivô marcou 15 pontos apenas no período. Jokic entrou em quadra, depois de um pequeno tempo de descanso, e seguia mostrando o seu basquete habitual.

Pelo lado dos donos da casa, Kyle Lowry saiu bem do banco, fez 13 tentos e mostrou que ainda pode ser útil nas finais. Com uma vantagem de quatro tentos, Denver foi para o vestiário vencendo por 55 a 51, apesar de um bom momento do time da Flórida nos últimos segundos. Os principais cestinhas do primeiro tempo foram Jokic e Gordon, ambos com 16 pontos, e Butler com 14. Destaque ainda para o aproveitamento de 50% da franquia do Colorado nas bolas de três.

Na volta, a partida permaneceu pegada no terceiro quarto. Aos poucos, os Nuggets foram aumentando a diferença e restando 7:35 no relógio, abriram dez pontos, após cesta de Jamal Murray. Na sequência, o técnico Erik Spoelstra foi “obrigado” a pedir um timeout. Kevin Love tentava responder de todas as formas e “puxava” o ataque do Heat. Porém, Denver era consistente na defesa e não deixava o rival se aproximar.

Na segunda metade do período, a qualidade do jogo caiu, as equipes erraram bastante, mas os visitantes seguiam vencendo e terminaram mais a parcial na frente por 86 a 73, guiados por uma atuação absurda de Aaron Gordon com 25 pontos e 10-13 no aproveitamento de quadra, sendo 3-3 nas bolas do perímetro.

Com uma diferença confortável, os Nuggets tinham tudo para controlar o placar com “certa” tranquilidade no último quarto. Só que do outro lado tinha um time resiliente de Miami. Para ajudar, Jokic fez a sua quinta falta ainda no início do período e deixou o jogo mais imprevisível. Entretanto, o peso da ausência do sérvio foi minimizado e Denver segurou muito bem na defesa, não deixando o Heat encostar de vez no placar em nenhum momento.

Com a volta do craque do time para os últimos quatro minutos, os Nuggets abriram dois dígitos de vantagem novamente e liquidaram a vitória sem maiores sustos por 108 a 95, com boa participação de Bruce Brown. Mais um grande resultado para o Denver Nuggets fora de casa, 3 a 1 na série e um passo gigantesco para o primeiro título da franquia.

AGENDA DA SÉRIE: Miami Heat (#8) 1 x 3 Denver Nuggets (#1)

JOGO 1: Miami Heat 93 @ 104 Denver Nuggets
JOGO 2: Miami Heat 111 @ 108 Denver Nuggets
JOGO 3: Denver Nuggets 109 @ 94 Miami Heat
JOGO 4: Denver Nuggets 108 @ 95 Miami Heat
JOGO 5: Miami Heat @ Denver Nuggets, 12/6, 21h30 (horário de Brasília)
JOGO 6: Denver Nuggets @ Miami Heat, 15/6, 21h30 (horário de Brasília)*
JOGO 7: Miami Heat @ Denver Nuggets, 18/6, 21h (horário de Brasília)*

*Jogos só acontecem se necessário

(Foto: Divulgação Twitter / NBA)

instagram