NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Prévia 24-25 Podcast Video
highlight
highlight
Close
NBA
17 de setembro de 2024 - 20:09

Executivo Sachin Gupta deixa o Minnesota Timberwolves para trabalhar no Chelsea

Com 18 anos de experiência na NBA, Gupta foi peça fundamental no processo de ascensão recente da franquia

Após as definições do futuro dos principais jogadores disponíveis na free agency, a inter-temporada da NBA, naturalmente, entrou em um ritmo mais lento. Nesta terça-feira (17), contudo, uma mudança inusitada movimentou o mercado da liga e também da Premier League, campeonato inglês de futebol. Com vasta experiência no basquete, Sachin Gupta deixou o Minnesota Timberwolves, onde exercia o cargo de vice-presidente executivo, para se juntar ao Chelsea. A informação é de Jon Krawczynski e Liam Twomey, do The Athletic.

Aos 42 anos, Gupta foi parte fundamental do processo de reconstrução dos Wolves, que alcançaram as finais da Conferência Oeste pela segunda vez em sua história na última temporada. Desde 2019 na franquia, atuou no departamento de análise e até mesmo como general manager interino, além de auxiliar nas discussões sobre o acordo de barganha coletiva assinado com a National Basketball Players Association (NBPA), associação dos jogadores da liga.

Mesmo ainda jovem, o executivo tem um currículo de respeito na NBA. Em 2006, foi o responsável pela criação da famosa ferramenta de simulação de trocas da ESPN americana, que permite aos usuários a oportunidade de checar a viabilidade de possíveis acordos com base nas regras salariais e em outros fatores determinantes.

A ideia inovadora abriu portas para Gupta na NBA, onde trabalhou nos últimos 18 anos. Especialista em estatísticas e análise de desempenho, aproveitou o crescente mercado para trabalhar com Daryl Morrey no Houston Rockets e Sam Hinkie no Philadelphia 76ers. Antes de chegar ao Minnesota Timberwolves, teve passagem também pelo Detroit Pistons.

O sucesso no basquete garantiu a oportunidade inédita no futebol. Agora, terá a chance de desenvolver seu trabalho na liga nacional mais prestigiada do esporte na atualidade. O Chelsea, novo clube de Gupta, é comandado pelo norte-americano Todd Boehly, que também é dono de parte das ações do Los Angeles Dodgers na MLB.

instagram