NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
18 de maio de 2023 - 22h05

Erik Spoelstra diz que é ‘perturbador’ ver tantos técnicos sendo demitidos

Até o momento, seis franquias iniciarão a temporada 2023-24 da NBA com novos comandantes na equipe técnica após encerrarem os vínculos com seus antigos treinadores

Erik Spoelstra diz que é perturbador ver tantos técnicos serem demitidosO técnico do Miami Heat Erik Spoelstra disse nesta quinta-feira (18) que é “perturbador” ver tantos companheiros de profissão sendo demitidos. Até o momento, seis equipes decidiram demitir seus treinadores, iniciando a temporada 2023-24 da NBA com novos comandantes na equipe técnica.

De acordo com Gayle Troiani, da NESN, Spoelstra lamentou, antes da vitória do Heat em cima dos Celtics, nesta quarta-feira (17), por 123 a 116, na primeira partida da final da Conferência Leste, que tantos técnicos estavam sendo demitidos nas últimas semanas, afirmando que não concorda com a dança das cadeiras de head coaches na liga após a demissão de Doc Rivers no Philadelphia 76ers. “É perturbador. Doc é um membro do Hall da Fama. O Andy Elisburg (general manager do Heat) sempre fala isso: a partir do momento que você avança da primeira rodada, você enfrentará times, realmente, bons. Grandes jogadores, grandes organizações, grandes comissões técnicas – eles vão perder apenas pela natureza desta fera. Há um número limitado de times que podem avançar. É uma coisa muito difícil de fazer”.

Até o momento, além dos Sixers, outras cinco franquias já têm certo que iniciarão a temporada 2023-24 da NBA com novos técnicos: Detroit Pistons, Houston Rockets, Toronto Raptors, Milwaukee Bucks e Phoenix Suns. Os Pistons decidiram promover Dwane Casey para um cargo no front office, enquanto os Rockets já contratou Ime Udoka, ex-técnico do Boston Celtics que foi suspenso na temporada 2022-23 pela franquia de Massachussets, após infringir o código de conduta da equipe depois de se relacionar com uma funcionária.

O técnico do Heat ainda completou dizendo que as franquias deveriam, em vez de encerrar o vínculo com seus treinadores, visar uma reestruturação no seu elenco. “Simplesmente, não faz sentido para mim. Quando você tem um cara comprovado, você tem a oportunidade de começar de novo sem renovar toda a cultura e tudo mais. Leva muito tempo e energia para reiniciar algo”, concluiu.

A onda de demissões preocupou Steve Kerr, técnico do Golden State Warriors. De acordo com Anthony Slater, do The Athletic, o comandante comentou sobre o seu futuro na franquia onde é tetracampeão da NBA depois de afirmar que é cedo para discutir sobre uma possível extensão contratual, dizendo que pretende continuar treinando a equipe, mas que entende a realidade dos negócios. “Adoro treinar os Warriors, mas também estou na NBA. Tudo o que você precisa fazer é olhar para o seu telefone todos os dias e ver o próximo treinador do Hall da Fama que será demitido. É insano, nunca vi a liga assim. Não tenho ilusões de que tenho um emprego vitalício aqui, ou algo assim. Mas amo o que faço e espero treinar aqui por muito tempo. Mas nunca se sabe como as coisas funcionam, então, veremos”.

Spoelstra está em seu 15º ano como head coach do Heat desde que assumiu o cargo deixado por Pat Riley na temporada 2007-08, e já conquistou dois títulos da NBA com a franquia de Miami nos anos de 2012 e 2013. Em 1368 jogos no comando técnico do time, o técnico já levou o time a 809 vitórias, tendo um aproveitamento de 59,1% e avançando aos playoffs em 12 das 15 temporadas, além de chegar às finais da liga em cinco anos. Com 704 vitórias em temporada regular, ele é o 20º técnico na história da NBA com mais vitórias, o que rendeu a ele a participação na lista dos 15 maiores técnicos da história da liga nas comemorações dos 75 anos da NBA.

Foto: Reprodução Twitter/NBA

instagram