Após deixar os 76ers, James Harden disse ter ficado 'na coleira', mas o ex-companheiro declarou discordar da afirmação
Nessa quinta-feira (2), em entrevista após a vitória do Philadelphia 76ers contra o Toronto Raptors, Joel Embiid rebateu as afirmações de James Harden sobre o período do armador na Filadélfia.
Nos últimos dias, foram várias as afirmações de Harden: o veterano disse que foi colocado “na coleira” na fase ofensiva dos 76ers e que ele “não é um jogador de sistema, ele é um sistema”. Ainda, chegou a afirmar que Daryl Morey, gerente de operações do Philadelphia, é “mentiroso” e que pretende jamais falar com ele.
Contudo, Embiid, o rosto dos Sixers e atual MVP da liga, decidiu se posicionar, contrapondo as afirmações de Harden. O pivô foi categórico: “Nós permitimos que ele fosse ele mesmo, e demos a bola para ele em cada uma das posses. Porque ele é realmente bom. Ele é um jogador incrível. Eu não sou um grande passador, então demos a bola para ele.”
Ainda, complementou: “Ele teve que tomar decisões entre acionar os jogadores abertos com espaço ou olhar para si mesmo. Eu achei que ele fez um ótimo trabalho ao nos posicionar nos nossos ataques, passando a bola, acionando os jogadores com espaço. Essa é a razão pela qual ele venceu a competição de assistências no último ano.”
A disputa mencionada por Joel é a de média de assistências por jogo. No quesito, Harden teve o número mais alto da temporada 2022-23, já que distribuiu 10,7 assistências por partida. Apesar do desempenho, o “Barba” continuou colecionando problemas fora das quadras, e Embiid acredita que alguns deles teriam acontecido com o treinador Doc Rivers e sua comissão técnica. Apesar de ter a bola em mãos para construir ataques, a falta de protagonismo do armador perante Embiid pode ter incomodado o veterano.
De casa nova, Harden agora é jogador do Los Angeles Clippers, quinto clube de sua carreira, na qual também defendeu as cores do Oklahoma City Thunder, Houston Rockets e Brooklyn Nets. Na última edição da NBA, teve médias de 21 pontos, 10,7 assistências e 6,1 rebotes, além de 1,2 roubo de bola.
Já na temporada que se inicia, a tendência é que o jogador siga trabalhando como um coadjuvante do estrelado elenco dos Clippers, mas Embiid diz desejar o melhor para o agora ex-companheiro, e afirmou que quer lhe reencontrar nas finais da NBA.
Foto: Tim Nwachukwu / Getty Images