NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
22 de janeiro de 2024 - 23h01

Embiid bate recordes, anota 70 pontos e 76ers vencem Spurs

Camaronês tem seu career high, assume posto de jogador que mais anotou pontos em um jogo na franquia Sixers e vence duelo contra Wemby

PHILADELPHIA, PENNSYLVANIA - JANUARY 22: Joel Embiid #21 of the Philadelphia 76ers and Victor Wembanyama #1 of the San Antonio Spurs jostle during the first quarter at the Wells Fargo Center on January 22, 2024 in Philadelphia, Pennsylvania.No dia que se completou 18 anos do jogo histórico em que a lenda Kobe Bryant anotou 81 pontos em vitória do Los Angeles Lakers sobre o Toronto Raptors no ano de 2006, o camaronês Joel Embiid escreveu sua própria história e deu um verdadeiro show anotando 70 pontos na vitória do Philadelphia 76ers por 133 a 123 para cima do San Antonio Spurs.

Esta segunda-feira (22), não só ficará marcada na carreira pessoal de Embiid, que superou seu antigo career high de 59 pontos, mas também da franquia 76ers, já que o pivô quebrou o recorde do time, que pertencia a Wilt Chamberlain, 68, sendo o jogador com mais pontos em um único jogo vestindo as cores dessa equipe tão tradicional.

Com a marca história, Embiid entra no top 10 de jogadores com mais pontos em uma partida da liga, no sétimo lugar ao lado de Devin Booker do Phoenix Suns e do próprio Wilt Chamberlain, que também ocupa a primeira posição com os 100 pontos anotados vestindo a camisa do Philadelphia Warriors.

Os torcedores presentes no Wells Fargo Center puderam ver o principal jogador do time da casa anotar 70 pontos e fazer double-double com outros incríveis 18 rebotes, além de cinco assistências, um roubo de bola e um toco.

Com a principal arma do time com pontuação tão grande, os demais nomes precisaram contribuir em outros fundamentos. Tyrese Maxey marcou 18 pontos, mas teve oito assistências e quatro rebotes.

Já Tobias Harris marcou 14, com seis assistências e dois rebotes.

Quem pretendia ver o duelo particular entre Embiid e Victor Wembanyama não pode falar que ficou decepcionado com a atuação do jovem pivô francês, que marcou 33 pontos, com sete rebotes, duas assistências e dois tocos.

Outro bom nome pelo lado do San Antonio Spurs foi do ala Devin Vassell, com 22 pontos, nove assistências e quatro rebotes.

Já o armador Tre Jones contribuiu com 12 pontos, seis assistências e quatro rebotes.

Com a vitória, os Sixers chegam a campanha 29-13 e aparecem na terceira posição da Conferência Leste, atrás apenas de Boston Celtics e Milwaukee Bucks.

Os Spurs, por sua vez, estão na lanterna da Conferência Oeste e têm campanha 8-35, uma das piores marcas da liga.

Philadelphia volta a atuar na quinta-feira (25), quando visita o Indiana Pacers, enquanto San Antonio tem difícil duelo contra o Oklahoma City Thunder, na quarta-feira (24), no Texas.

(Foto: Tim Nwachukwu/Getty Images)

O JOGO

Em primeiro quarto extremamente equilibrado, Jeremy Sochan abriu os trabalhos em favor do San Antonio com bola tripla, mas Joel Embiid começou seu recital acertando três lances livres e anotando dois pontos logo em seguida, virando o jogo para 5 a 3.

Até o fim do primeiro quarto, o camaronês já aparecia com 24 pontos, dos 34 anotados pelo Philadelphia 76ers, que perdeu a parcial por 35 a 34.

No segundo quarto os mandantes melhoraram e logo viraram o jogo, para não perder mais a liderança.

Voltando no meio da parcial, Embiid chegou a 34 pontos, já que anotou mais dez no segundo quarto, vencido pelos 76ers por 28 a 23.

Intervalo no Wells Fargo Center com placar em 62 a 58 para os mandantes.

No segundo tempo o atual MVP da liga seguiu mortal. Em parcial de 42 a 31 para Philadelphia no terceiro quarto, lá esteve ele anotando incríveis 25 pontos, chegando a 59 no jogo, empatando com seu antigo recorde e ofuscando a boa atuação de Wemby até ali.

Com placar em 104 a 89 para o time da casa, ficava a expectativa se os 76ers abririam boa margem no começo do período final para que os principais jogadores nem voltassem a quadra. Mas não foi isso o que aconteceu.

A franquia de San Antonio melhorou e passou a incomodar e Embiid logo foi chamado para voltar à quadra. Convertendo dois lances livres, 61 para ele e novo career high para a fera camaronesa, que logo anotou mais dois em bonita cesta, 63 e contando.

Conforme os mandantes foram abrindo distância no placar, o pivô seguia imparável em quadra e logo empatou com a marca de Wilt Chamberlain, de 68 pontos, ao acertar dois lances livres.

Depois, roubada de bola e em seguida infiltração para mais dois pontos, recorde da franquia 76ers, para, enfim, ser substituído com pouco mais de 1 minuto de cronômetro.

Com reservas em quadra, Philadelphia definiu o histórico jogo em 133 a 123, com Embiid ovacionado. Que jogo!

instagram