Após 25 jogos de suspensão, jovem astro brilha e ajuda Memphis a tirar 24 pontos para vencer Zion, Ingram e companhia por 115 a 113
Além da pontuação, Morant ajudou ainda com oito assistências e seis rebotes. Vale ressaltar Jaren Jackson Jr. (24 pontos) e Desmond Bane (21 pontos e cinco assistências), que foram os outros maiores pontuadores pelos Grizzlies.
Pelo lado dos Pelicans, o cestinha foi Brandon Ingram, que fez uma atuação impecável também (34 pontos, seis assistências – FG 11/18). Ênfase ainda para Jonas Valanciunas com duplo-duplo (22 pontos e 14 rebotes) e C.J. McCollum (18 tentos).
Agora na classificação da Conferência Oeste, Memphis quebra uma sequência ruim de cinco derrotas, mas ainda fica no 13° lugar com uma campanha de 7-19. Já New Orleans perde corrida de quatro triunfos consecutivos e segue na sétima colocação, com um retrospecto de 16-12.
O JOGO
A partida começou “pegada” no Smoothie King Center. Logo nos dois minutos iniciais, Zion Williamson cometeu duas faltas e foi substituído. Inclusive, uma dessas faltas foi em Ja Morant, que anotou o seu primeiro ponto, em cobrança de lance livre, e abriu os seus trabalhos na atual temporada da NBA. O primeiro quarto foi marcado pelo extremo equilíbrio e só na reta final, o Memphis Grizzlies conseguiu abrir uma leve vantagem para terminar a parcial vencendo por 25 a 21.
No segundo quarto, Zion Williamson voltou e quando começava a crescer em quadra, cometeu a sua terceira falta em um lance de ataque, saindo do jogo novamente. Entretanto, mesmo sem o ala-pivô, o New Orleans Pelicans fez uma ótima sequência na metade do período e colocou 17 pontos de frente, com destaques para Brandon Ingram e CJ McCollum.
A partir daí, ficou fácil para o time da casa, que abriu ainda mais no marcador e chegou a colocar 24 pontos. No entanto, foi para o vestiário liderando por 19 pontos (60 a 41), após cesta dos visitantes no estouro do cronômetro. Com 15 pontos, McCollum foi o cestinha do primeiro tempo. Discreto, Ja Morant anotou apenas sete pontos e tinha dificuldade de impor o seu ritmo em quadra. Vale destacar que nenhum jogador dos Grizzlies passou dos dois dígitos em pontuação.
Memphis voltou com tudo do intervalo e com menos de dois minutos, já tinha retirado seis pontos de diferença, “obrigando” o rival a pedir um timeout. A parada não surtiu o efeito esperado e a reação dos visitantes continuou, mesmo com Jaren Jackson Jr. saindo por excesso de faltas (quatro), mas com Ja Morant marcando 13 tentos na parcial. O período foi movimentado, corrido, porém, com os Pelicans conseguindo controlar a ponta do placar até o fim (87 a 77), sob o comando de Ingram, que chegou aos 27 pontos.
No quarto derradeiro, a franquia do Tennessee diminuiu o prejuízo para apenas uma posse de bola e o duelo ficou totalmente aberto até os últimos momentos. Restando menos de dois minutos para o final, o placar estava empatado e chegou assim até os últimos dez segundos e com posse de bola para os Grizzlies. O roteiro não poderia ser mais perfeito: Ja Morant, com 32 pontos anotados, recebeu a bola, foi para cima da defesa dos Pelicans e anotou um “game-winner” sensacional em seu retorno na NBA: 115 a 113. Que vitória e que retorno!
JA MORANT CAPS THE @memgrizz 24-POINT COMEBACK WITH THE #TISSOTBUZZERBEATER!
34 points for Ja in the thrilling W.#TimeDefinesGreatness pic.twitter.com/qa3tEPQwry
— NBA (@NBA) December 20, 2023
Próximos jogos:
Na sequência da liga, as duas equipes jogarão já nesta quinta-feira (21). O Memphis Grizzlies receberá o Indiana Pacers e o New Orleans Pelicans visitará o Cleveland Cavaliers.
(Foto: Divulgação Twitter / Memphis Grizzlies)