Dupla de astros combinou para 76 pontos e garantiu vitória em confronto fora de casa com grandes reviravoltas
Oklahoma City Thunder (9-4) e Golden State Warriors (6-8) travaram um duelo acirrado no Chase Center, em San Francisco, na noite deste sábado (18). Com grandes atuações de Shai Gilgeous-Alexander e Chet Holmgren, OKC levou o jogo para a prorrogação depois de ficar atrás com um segundo para o fim e saiu com a vitória fora de casa por 130 a 123.
Holmgren teve sua melhor apresentação na carreira durante a partida. Além de ser responsável pelo arremesso de três que levou o jogo ao tempo extra, o jovem pivô do Thunder marcou um duplo-duplo com 36 pontos – sua maior marca na NBA – em 14 de 22 arremessos acertados, dez rebotes e cinco assistências.
Ainda assim, o cestinha da partida foi Shai Gilgeous-Alexander. O armador liderou sua equipe para a vitória durante a prorrogação e fechou o jogo com 40 pontos em 18/29 de aproveitamento em quadra, sete rebotes e seis assistências. Ao seu lado, Jalen Williams não só teve a maior minutagem da equipe no jogo (41 minutos), como também boa participação no triunfo ao registrar 22 pontos, seis rebotes e três assistências.
Por fim, Josh Giddey (11 pontos e cinco rebotes) e Isaiah Joe (dez pontos e quatro rebotes) foram os dois outros atletas de OKC que ultrapassaram os dois dígitos de pontuação.
No lado dos Warriors, Andrew Wiggins acabou como o principal marcador da equipe após anotar 31 pontos (cinco bolas do perímetro) e três rebotes. Retornando após se ausentar a franquia nos últimos dois jogos, Stephen Curry também foi bem e anotou 25 pontos (5 de 11 nas bolas de três), sete rebotes e três assistências.
Ainda, Klay Thompson (16 pontos e quatro assistências) e Kevon Looney (16 rebotes, seis pontos e cinco assistências) tiveram participação ativa no confronto.
O jogo marcou a quarta vitória seguida de OKC, que alcança a quarta colocação da Conferência Oeste com um bom recorde de nove vitórias e quatro derrotas. A equipe segue para um back-to-back, enfrentando o Portland Trail Blazers neste domingo (19), às 23h.
Por outro lado, os Warriors chegam a sua sexta partida seguida sem vitórias. Amargando a décima posição do Oeste, o time volta a jogar em casa na madrugada de segunda (20) para terça-feira (21), em duelo contra o Houston Rockets.
(Foto: Reprodução Twitter / OKC Thunder)
O JOGO
No primeiro quarto, o panorama da partida já era de equilíbrio entre as equipes. Ambas as franquias contaram com a participação em pontos de oito dos nove jogadores que estiveram presentes em quadra por cada uma. Com Holmgren (nove pontos) e Gilgeous-Alexander (oito pontos, três assistências e três rebotes) liderando o ataque, OKC conseguiu sair na frente por pequena vantagem de 33 a 31 ao fim do período inicial.
A paridade permaneceu como a lógica da partida durante grande parte da etapa seguinte. Contudo, Golden State calibrou seu aproveitamento no perímetro e começou uma boa sequência de pontos na reta final do segundo quarto. Enquanto os mandantes acertavam 52,4% dos arremessos em quadra e 41,7% para três, OKC se via em maus lençóis com um baixo aproveitamento de 28,6% e nenhuma bola tripla. Com o pequeno desequilíbrio, os Warriors chegavam ao intervalo liderando por dois dígitos de vantagem (61 a 51).
A dominância dos donos da casa seguiu no início do terceiro quarto, no qual a equipe voltou com o mesmo ritmo e não demorou para abrir uma boa vantagem de 16 pontos (75 a 59). No entanto, Shai voltaria a chamar a responsabilidade no Thunder ao anotar 15 pontos no período, número que deu sobrevida ao time e contribuiu para diminuir a vantagem do adversário para apenas dois pontos (87 a 85) antes da última etapa.
Nos 12 minutos finais, os jovens do Thunder voltaram com tudo e viraram o jogo para 105 a 99 após sete minutos disputados. Do outro lado da quadra, os arremessos para três mantinham Golden State vivo e o jogo chegava ao último minuto com empate por 114 a 114.
As equipes ficaram nervosas e o placar seguiu assim até poucos segundos para o fim, quando os Warriors foram ao ataque e contaram com rebote ofensivo de Kevon Looney para encontrar Andrew Wiggins livre no perímetro, convertendo bola de três que voltava a liderança para os mandantes (117 a 114) com 1,6 segundo restante.
ANDREW WIGGINS. pic.twitter.com/K33t3NoiCq
— Golden State Warriors (@warriors) November 19, 2023
O tempo mínimo deixado para uma ofensiva de Thunder foi o suficiente para Holmgren. O pivô viu a jogada do empate ser desenhada para suas mãos e não desapontou, acertando um incrível chute do perímetro que levou o jogo para a prorrogação.
Chet Holmgren tonight 🔥
36 Points
14/22 Shooting
10 Rebounds
5 Assists
2 Steals
Forced OT with a turnaround three!!!— Ballislife.com (@Ballislife) November 19, 2023
No tempo extra, Golden State não encontrou forças para reagir e viu uma aula de Gilgeous-Alexander em quadra, que anotou dez dos 13 pontos de sua equipe no overtime e sacramentou a vitória fora de casa. Placar final com triunfo de OKC por 130 a 123.