NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
21 de dezembro de 2023 - 19h12

Dorian Finney-Smith se reúne com pai após quase 30 anos separados

Em liberdade condicional, Elbert Smith deixou a prisão depois de 28 anos no cárcere e contou com folga dos Nets para rever o filho

Nesta terça-feira (19), Dorian Finney-Smith recebeu um presente de Natal antecipado ao poder se reunir com o pai pela primeira vez em quase 30 anos. O Brooklyn Nets liberou o atleta por um dia para que Finney-Smith fosse encontrar Elbert Smith, liberado para o regime de liberdade condicional após cumprir pena de reclusão de 28 anos, nove meses e dez dias no Centro Correcional de Greensville .

Antes do jogo contra o New York Knicks, nesta quarta-feira (20), o jogador dos Nets não escondeu a carga sentimental: “As últimas 48 horas foram emocionantes e longas, porque eles não nos deram um horário específico [para a liberação de Elbert Smith], apenas nos deram uma data específica”.

Como não poderia ser diferente, Dorian estava apreensivo: “Foram quatro longas horas apenas esperando que eles ligassem para dizer que ele estava pronto, mas foi emocionante. Ele poderá assistir ao primeiro jogo [hoje à noite] em casa, sem ter que dividir a TV com mais ninguém. É divertido”.

O pai de Dorian Finney-Smith recebeu dispensa honrosa como veterano da Marinha dos Estados Unidos. Contudo, após já ter sido preso por distribuir cocaína, Elbert se envolveu com um incidente fatal em 25 de janeiro de 1995, que lhe rendeu uma condenação por homicídio de segundo grau e uma sentença contundente de 44 anos de prisão.

Contudo, Mark Cuban, ex-proprietário do Dallas Mavericks – time em que Finney-Smith jogou por seis temporadas e meia -, e seu chefe de gabinete, Jason Lutin, trabalharam em favor de Elbert junto ao Conselho de Liberdade Condicional da Virgínia, conseguindo votação favorável à liberdade condicional do pai do jogador em julho.

Finney-Smith teve que esperar mais cinco meses, mas finalmente conseguiu tocar em seu pai pela primeira vez desde que era criança: “Foi incrível. Só eu tentando senti-lo. Tive que tocar em seus braços, ombros, só para senti-lo. Eu não tinha tocado nele [antes e] nem me lembro de ter tocado nele. Foi emocionante. O abraço durou mais tempo do que eu provavelmente pensava”.

Elbert Smith agora está hospedado em uma casa na Virgínia que Finney-Smith comprou para sua mãe e para a ex-esposa do pai, Desiree, que está cuidando dele. Porta-voz do Brooklyn em relação ao assunto, o treinador dos Nets, Jacque Vaughn, fez questão de ressaltar a importância do reencontro e o apoio da organização ao atleta.

Finney-Smith ressaltou que sempre esteve em contato com o pai, mas a relação se aproximou quando o jogador se tornou pai, no primeiro ano do ensino médio, contando com a escuta e os conselhos do pai. Com uma carreira consolidada na NBA, Dorian exalta a alegria de praticar o esporte que ama e encontrar, neste meio, relações que ajudaram a lidar com a situação do pai, como aconteceu nos Mavericks.

Foto: Divulgação Twitter / Brooklyn Nets

instagram