NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
27 de janeiro de 2024 - 09h01

Doncic faz 73 pontos e escreve novo capítulo da história da NBA em vitória contra os Hawks

Esloveno marca 73 pontos, terceira maior pontuação da história da NBA e Mavericks vencem os Hawks

Quando o autor deste texto era só um jovem, a NBA tinha a chamada “NBA: Where the amazing happens”. Nesta sexta-feira (26) uma coisa incrível aconteceu. Luka Doncic estabeleceu a terceira maior pontuação em um jogo na história, com 73 pontos, e comandou a vitória do Dallas Mavericks sobre o Atlanta Hawks por 148-143 fora de casa.

A partida foi insana em todos os aspectos. O time de Dallas acertou 60% dos seus arremessos (51/85) e 54% das bolas de três pontos (19/35). Atlanta não ficou muito atrás, com 53% dos arremessos gerais (51/97) e 44% nas bolas de fora (15/34). O time da casa arremessou mais por dois motivos: pegou 12 rebotes ofensivos contra seis do adversário e cometeu sete turnovers contra 13.

No primeiro quarto o jogo começou em marcha lenta comparado com o restante. Os Mavericks se apoiavam unicamente na genialidade de Doncic, o que está longe de ser uma estratégia ruim. O esloveno marcou 18 pontos dos 27 da franquia no primeiro quarto. Mesmo com o jogador imparável, os Hawks conseguiram liderar no período e jogar bem, oito dos nove jogadores pontuaram e esse jogo coletivo deixou a defesa dos texanos perdida. O Atlanta Hawks terminou o primeiro quarto na frente por 30-27.

No segundo período, os Mavs dobraram a aposta em Luka Doncic e o jogador não decepcionou. O “Tesouro” (como diria Romulo Mendonça) continuava insano e marcou mais 23 pontos no período, comandando a reação dos dirigidos de Jason Kidd. O detalhe é que ele terminou o primeiro tempo com incríveis 41 pontos em 22 pontos. O time dirigido por Quin Snyder continuava no páreo e o jogo te tornou totalmente franco e aberto, com a defesa ficando em segundo plano. O duelo foi para o intervalo com Dallas liderando por 66-65.

No terceiro período, adivinhem? Doncic continuou jogando em outro nível e marcou mais 16 pontos. Dessa vez o seu time ajudou um pouco mais e marcaram 42 pontos juntos no período. O Atlanta Hawks não estava disposto a desistir, Trae Young também estava em uma boa noite e somou mais dez pontos e cinco assistências no período. A partida era extremamente equilibrada, com os times trocando cestas e as defesas sendo vencidas facilmente. O jogo foi para o último quarto com os Mavericks liderando por 108-102.

No último período a maluquice continuou. Doncic continuava a dominar completamente o jogo sem ter nenhum marcador capaz de pará-lo. O jogo foi ficando interessante. Na marca 01:39, após Dejounte Murray converter um lance livre, o placar ficou em 137-134 para os Mavericks. Na sequência Exum acertou uma bola de três completamente livre e deixou a vantagem em seis. Jalen Johnson acertou um floater depois, porém, o jogo acabou na bola seguinte. Doncic invadiu o garrafão, conseguiu uma bandeja e cavou a sexta falta de Johnson. Após converter o lance livre, o esloveno chegou à lendária marca de 73 pontos e liquidou o jogo.

Luka Doncic foi o cestinha da partida, obviamente, participando de 44:43 minutos e convertendo 25/33 arremessos, 8/13 bolas de três e 15/16 lances livres. Além disso, ajudou com mais dez rebotes e sete assistências, em uma das maiores atuações já vistas na história do basquete.

Os Hawks tiveram quatro jogadores com 20 ou mais pontos, com destaque para Trae Young, que marcou 30 pontos e deu 11 assistências.

(Foto: Reprodução Twitter/Luka Doncic)

instagram