Dupla de armadores faz história na franquia de Dallas sendo o primeiro par de companheiros do time a ter pelo menos 40 pontos no mesmo jogo
O destaque da partida foi o armador esloveno, que foi responsável por 42 pontos, quatro rebotes e 12 assistências em pouco menos de 40 minutos que esteve presente em quadra. Uncle Drew contribuiu com 40 pontos, quatro rebotes e seis assistências, e viu Reggie Bullock encerrar a noite com 15 pontos. Pelos Sixers, Joel Embiid chamou a atenção com 35 pontos, oito rebotes e dois roubos de bola, e recebeu a ajuda de James Harden (27 pontos e 13 assistências) e de Tyrese Maxey (29 pontos).
Mesmo saindo vitoriosos na partida, os jogadores de Jason Kidd foram melhores apenas no aproveitamento de arremessos de três pontos (52,1% contra 44,4%) e nos turnovers (12 contra 14). Os comandados por Doc Rivers saíram na frente no aproveitamento de arremessos (57,7% contra 54,9%), no aproveitamento de lances livres (82,8% contra 66,7%), nas assistências (28 contra 26), nos rebotes defensivos (32 contra 26), nos roubos de bola (nove contra oito) e nos pontos anotados em turnovers (26 contra 14). As duas equipes empataram nos rebotes ofensivos e nos tocos, com cinco e um para cada lado, respectivamente.
O JOGO
Os primeiros 12 minutos de jogo foram muito bem disputados, ocorrendo seis empates e cinco trocas de liderança, sendo três para os donos da casa. Os Sixers abriram o placar com Harden dando passe para uma bandeja de Embiid, dando a maior diferença na partida da equipe visitante no confronto logo com 20 segundos jogados. Os Mavericks não se sentiram intimidados, e mostraram um bom aproveitamento nos arremessos triplos com 72,7% de aproveitamento das tentativas do perímetro. A equipe mandante se manteve na frente do marcador durante boa parte do tempo, mas viram Christian Wood errar o lance final do período no perímetro, encerrando o primeiro quarto vencendo por 38 a 37 com Doncic já anotando 17 pontos e Irving dez pontos.
No segundo quarto, os arremessos de três pontos dos Mavericks começaram a cair menos, mantendo o equilíbrio no duelo com cinco empates e duas trocas de liderança. A diferença não chegava a ser superior aos cinco pontos, o que mostrava que as duas defesas estavam mantendo a disputa a qualquer custo. Doncic e Irving continuavam carregando o time da casa no segundo período, com o camisa 77 anotando oito pontos e o camisa 2 mais oito. Além de Wood e Tim Hardaway Jr., a dupla era a única que teve pelo menos 50% de aproveitamento nos arremessos de quadra na segunda parcial, que se encerrou com Uncle Drew dando passe para o floater de Luka Magic para irem aos vestiários vencendo por 71 a 67 (33 a 30 no quarto).
Na volta para a quadra, os Mavericks mostraram que poderiam defender melhor na partida, e mostraram superioridade tanto no ataque quanto na defesa. Nos arremesso, a equipe de Dallas converteu 65% de suas tentativas contra 41,2% dos adversários, enquanto nos arremessos triplos foi de 64,3% contra 37,5%. Com pouco mais de três minutos e meio no relógio, Doncic converteu um tiro do perímetro para abrir 25 pontos de frente, a maior liderança na partida. Enquanto o camisa 77 anotava mais dez pontos, o camisa 2 somava mais nove em seus números individuais na partida, mas viram Embiid converter os dois lances livres que teve direito após sofrer falta de Maxi Kleber e Wood errar outro arremesso triplo no final do período para irem ao quarto final vencendo por 110 a 91 (39 a 24 no quarto).
Nos 12 minutos finais, os Sixers mostravam que estavam buscando uma reação, e organizaram uma corrida de 15 a 0 em dois minutos e meio para ficar atrás do marcador por quatro pontos. A equipe visitante se mostrou eficiente no ataque e na defesa, queriam a vitória fora de casa de qualquer forma. Mas os Mavericks não queriam permitir uma virada no placar, e viram Doncic anotar sete pontos enquanto Irving anotava mais 11 para abrir uma vantagem no marcador de 16 pontos com uma bola tripla do Uncle Drew após receber o passe de Luka Magic com três minutos no relógio. O time da Filadélfia diminuiu a desvantagem nos minutos finais desejando somar mais um triunfo em sua campanha, mas mesmo vencendo o quarto por 35 a 23, a derrota mandante era uma questão de tempo, sendo definida pelo estouro no cronômetro por 133 a 126.
APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS
Com a vitória, o Dallas Mavericks conquista o seu 33º triunfo na temporada e sobe para a sexta colocação da Conferência Oeste com 51,6% de aproveitamento (33-31). O Philadelphia 76ers sofre a sua 22ª derrota no campeonato, mas continua ocupando a terceira posição do leste norte-americano com 64,5% de aproveitamento (40-22).
O próximo compromisso dos Mavericks está marcado para este domingo (5), quando receberá o Phoenix Suns (34-29), às 15h, no AmericanAirlines Center, em Dallas. Os 76ers encerram uma viagem de cinco partidas fora de casa neste sábado (4), quando enfrentam o líder do leste, o Milwaukee Bucks (45-17), às 22h30, no Fiserv Forum, em Milwaukee.
Foto: Reprodução Twitter/NBA