Interesse de longa data de contar com pivô pode se concretizar e Dallas atuaria ainda como facilitador para possível ida de Pascal Siakam a Atlanta
Dallas Mavericks e Atlanta Hawks podem estar próximos de concretizar um rumor de longa data. Pelo menos é o que afirmou o jornalista Marc Stein neste domingo (16). Segundo ele, os Hawks têm demonstrado maior disposição em trocar o pivô Clint Capela e a equipe do Texas aparece como principal candidata a receber o suíço. Ainda de acordo com Stein, os Mavs podem ser a terceira parte de uma troca que levaria Pascal Siakam a Atlanta.
O interesse dos Mavericks em Capela é relativamente antigo. As negociações esquentaram de vez antes do Draft deste ano, quando as equipes tiveram conversas avançadas sobre uma troca envolvendo o pivô. Stein informou que a negociação não foi bem sucedida pois os Hawks teriam exigido, além da 10ª escolha, o envolvimento do ala Josh Green no acordo, fato que não agradou os texanos.
Da mesma forma, a vontade de Atlanta em contar com Siakam em seu elenco também não é novidade. Contudo, Capela é uma das principais moedas de troca da franquia e, depois de renovar com Jakob Poeltl na free agency, o Toronto Raptors não teria se empolgado com a ideia de receber um novo pivô. A entrada de Dallas em uma possível transação envolvendo os três times poderia facilitar um desfecho positivo.
Os Mavericks têm realizado uma busca ativa por um pivô com calibre de titular e, principalmente, especialista em defesa e rebotes, duas maiores qualidades de Capela. A possível chegada do suíço preencheria uma grande lacuna no elenco da equipe, que figurou entre as piores defesas da NBA na temporada passada, e teve os piores números de rebotes. Mesmo contando com o melhor ataque da liga depois da troca que levou Kyrie Irving ao Texas, a fragilidade defensiva dos Mavs foi crucial nos maus resultados.
Além de elevar o patamar da defesa, especialmente no garrafão, Capela pode ser um excelente parceiro de pick’n roll para Irving e, principalmente, Luka Doncic. A habilidade do esloveno nesse tipo de jogada fez com que Dallas terminasse a temporada com as duas duplas mais efetivas da liga no quesito, com Doncic-Dwight Powell e Doncic-Christian Wood. Powell renovou seu contrato e permanece na equipe, apesar de não contar com muita popularidade entre os torcedores, enquanto Wood segue sem time. Richaun Holmes e Dereck Lively II, escolhido na primeira rodada do draft, compõem a rotação de pivôs dos Mavericks.
Desde 2014 na NBA, Capela chegou aos Hawks em 2020. Na última temporada, registrou médias de 12 pontos, 11 rebotes e 1,2 toco por jogo. Foi o sexto ano consecutivo em que o suíço conseguiu média de double-double. Em 2020-21, ele liderou a liga em rebotes por jogo, com 14,3. A possível saída do pivô também não deve representar uma grande preocupação para Atlanta, que parece ter encontrado no jovem Onyeka Okongwu a reposição ideal para o camisa 15.
(Foto: Reprodução Twitter/Atlanta Hawks)