Conhecido por protagonizar cenas polêmicas, armador foi destaque da partida dentro e fora da quadra
Neste domingo (22), o Los Angeles Lakers conquistou uma vitória improvável diante do Portland Trail Blazers. Perdendo por 25 pontos no intervalo, os Lakers conseguiram a segunda maior virada na história da franquia. Um dos maiores responsáveis pelo resultado, segundo o treinador Darwin Ham e os próprios companheiros, foi o armador Patrick Beverley.
Com um discurso acalorado, ele conseguiu reacender os ânimos da equipe e, ao lado de LeBron James, liderar a reação. Vencendo o segundo tempo por 75 a 41, Los Angeles terminou com 121 a 112 no placar. Segundo Dennis Schröder, Darwin Ham saiu dos vestiários no intervalo e disse que os jogadores deveriam descobrir sozinhos uma forma de contornar a situação. Foi aí que Beverley apareceu.
“Falei para os caras: ‘vamos jogar com atitude’. Vamos lembrar que temos sorte de jogar um jogo que nos dá estabilidade para cuidarmos de nossas família, que nos dá a oportunidade de ter um estilo de vida afortunado, com o qual muitas pessoas sonham. Então, independente do que estiver acontecendo, divirtam-se com essa m****. Mantenha a atitude. Essa foi a minha mensagem, e nós voltamos para o jogo e reagimos”, explicou Beverley.
Além da liderança nos vestiários, o desempenho do armador dentro das quatro linhas também foi fundamental. Com um plus/minus (saldo de pontos no tempo em que o jogador esteve em quadra) de +27, melhor marca do jogo, Beverley foi crucial para conter as ações ofensivas de Damian Lillard. A estrela dos Blazers terminou com 24 pontos e dez assistências, mas acertou apenas três arremessos do perímetro, em 13 tentativas.
A falta de eficiência de Lillard rendeu uma das clássicas provocações por parte de Beverley. Em uma cena que se tornou viral na internet em pouco tempo, o jogador dos Lakers imita, de forma irônica, a comemoração característica do camisa 0 dos Blazers, onde ele aponta para o pulso, fazendo referência a um relógio, indicando o ‘Dame Time’ (ou hora do Dame).
Em sua imitação, Beverley sacode o pulso e começa a bater no mesmo, como se o relógio estivesse quebrado. Depois, finge tirar o relógio e guardar no bolso. Questionado sobre a provocação, Schröder respondeu, aos risos: “Assim, isso é o PB (Patrick Beverley). É isso que ele faz. Ele vive por esses momentos, e ele tem feito essas coisas durante toda sua carreira. Então, você não pode culpá-lo”.
Patrick Beverley made sure to troll Damian Lillard after the Lakers came back from a 23-point halftime deficit to win 😂 pic.twitter.com/pnEf0SVb0m
— Complex Sports (@ComplexSports) January 23, 2023
A atuação do armador também rendeu elogios do treinador Ham. “Eu acho isso inspirador. Quando você pisa na quadra, nesse nível de jogo, você tem que sentir que você é um dos melhores, e acreditar nisso. E ele tem sido consistente nesse ponto, em tentar acender essa faísca. Nós o trouxemos aqui para ser um agitador defensivo, na melhor maneira, para os Lakers. E ele tem feito isso. E hoje foi a prova viva”, disse o comandante.
Beverley e os Lakers continuam lutando por uma vaga nos playoffs, na embolada Conferência Oeste. Agora com 22 vitórias e 25 derrotas, a equipe da Califórnia ocupa o 12° lugar, mas apenas dois jogos atrás do sexto colocado, o Los Angeles Clippers. A próxima partida, inclusive, é um duelo direto diante dos rivais de cidade, na madrugada desta terça-feira (24).
(Foto: Reprodução Twitter/Los Angeles Lakers)