NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
6 de agosto de 2023 - 00h08

Dirk Nowitzki e Dwyane Wade fazem as pazes antes de entrarem para o Hall da Fama

Ala-armador e ala-pivô tiveram um desentendimento durante as Finais da NBA em 2011, mas deixaram o episódio no passado depois de serem eternizados na história do basquete

Dirk Nowitzki e Dwyane Wade fazem as pazes antes de entrarem para o Hall da FamaDirk Nowitzki e Dwyane Wade serão introduzidos para o Hall da Fama do basquete, e os dois parecem não ter mais nenhum desentendimento entre si. Os ex-atletas de Dallas Mavericks e Miami Heat, respectivamente, fizeram as pazes depois de um desentendimento durante as finais da NBA em 2011.

Em entrevista para Brad Townsend, do Dallas Morning News, Nowitzki confirmou que se reuniu com Wade em um jantar em Houston em abril, pouco depois de serem anunciados como novos membros do Hall da Fama do basquete, e que os dois viraram a página com qualquer desentendimento que tiveram ao longo de suas carreiras. “Sentamos juntos com a família dele durante um dos jantares e conversamos. Então, eu acho que vai ser ótimo. Acho que há muito respeito mútuo entre nós agora. Eu sei que passamos por algumas coisas em nossas carreiras, mas no fim das contas nem todos contra quem você compete no mais alto nível podem ser amigos. Não é assim que funciona. Acho que algumas coisas foram ditas de ambos lados que não eram apreciadas pelo outro lado, mas quer saber? Isso foi há 20 anos. Portanto, não há realmente ressentimentos e será uma semana divertida com ele”.

Os dois atletas se enfrentaram duas vezes nas finais da NBA. Em 2006, o Heat derrotou os Mavericks por 4 a 2, tendo o ala-armador eleito como MVP da decisão. Cinco anos depois, em 2011, foi a vez do time de Dallas levar a melhor, com o camisa 41 sendo o melhor jogador da final com o placar de 4 a 2. Durante a decisão de 2011, antes do jogo 5, Wade e LeBron James, na época no Heat, foram filmados zombando de Nowitzki por ter lutado contra uma doença no jogo anterior. Isso, de acordo com o alemão em entrevista em 2022 ao Yahoo Sports, foi considerado “um pouco desrespeitoso”, mas que não aumentou sua motivação para a conquista de seu único anel de campeão na liga.

“Ficamos sabendo depois do jogo 5, mas eu não vi o vídeo. Honestamente, achei um pouco desrespeitoso. Mas isso não aumentou minha motivação, se é que isso faz sentido. Estou a um jogo de alcançar meus sonhos, que persegui há 12 anos na liga”. Seu ex-companheiro de Mavericks, JJ Barea, confirmou que Nowitzki ficou magoado ao saber do vídeo, e que odiava a era do Big Three do Heat. “Ele nunca vai dizer isso, mas ele realmente viu a fita, e aquela fita realmente o machucou. E isso deu a ele um pouco mais que ele não precisava, mas deu a ele um pouco mais para acabar com eles”.

Nowitzki chegou na NBA em 1998 depois de ser selecionado pelo Milwaukee Bucks na nona escolha do Draft, e sendo trocado para os Mavericks no mesmo dia, permanecendo na franquia texana durante os seus 21 anos de carreira. Em 1.522 partidas na liga, o camisa 41 teve médias de 20,7 pontos, 7,5 rebotes e 2,4 assistências em 33,8 minutos, tendo conquistado o prêmio de MVP da temporada 2006-07, 14 seleções para o All-Star Game, 12 seleções para o All-NBA, o título da NBA em 2011 e o prêmio de MVP das Finais de 2011, além de fazer parte da lista dos 75 maiores jogadores da NBA.

Wade disputou 16 temporadas na NBA desde que foi selecionado pelo Heat na quinta escolha do Draft de 2003, e teve passagens pelo Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers. Em 1054 partidas, o camisa 3 teve números de 22 pontos, 4,7 rebotes, 5,4 assistências e 1,5 roubo de bola em 33,9 minutos, além de acumular 13 seleções para o All-Star Game, oito seleções para o All-NBA, três seleções para All-Defensive NBA, três títulos da NBA (2006, 2012 e 2013) e um prêmio de MVP das Finais de 2006. O ala-armador também faz parte da lista dos 75 jogadores da liga.

A cerimônia de entrada de Nowitzki e Wade no Naismith Memorial Basketball Hall of Fame será no dia 12 de agosto em Springfield, Massachusetts, e terá também as entradas de Pau Gasol, Tony Parker, Gregg Popovich e Becky Hammon.

Foto: Reprodução Twitter/NBA

instagram