Franquia não chegava à pós-temporada há 17 anos; sequência era a maior da atualidade em todos os esportes americanos
O maior jejum de playoffs da história da NBA está terminado. Nesta quarta-feira (29), o Sacramento Kings atropelou o Portland Trail Blazers por 120 a 80 e confirmou vaga à pós-temporada pela primeira vez em 17 temporadas.
No embate, Malik Monk foi o cestinha, com 19 pontos anotados. Domantas Sabonis também se destacou, registrando um duplo-duplo, junto a Keegan Murray, que quebrou o recorde de mais cestas de três pontos anotadas em uma temporada de calouro na história da liga.
𝐋𝐈𝐆𝐇𝐓 𝐓𝐇𝐄 𝐁𝐑𝐈𝐆𝐇𝐓𝐄𝐒𝐓 𝐎𝐅 𝐁𝐄𝐀𝐌𝐒 🔦🟣
The Kings have clinched a spot in the #NBAPlayoffs! #BeamTeam | @dialpad pic.twitter.com/RrChLgnFQc
— Sacramento Kings (@SacramentoKings) March 30, 2023
A última vez que a franquia havia chegado aos playoffs foi em 2006, sob comando do head coach Rick Adelman. Para se ter uma ideia, a escalação inicial tinha Mike Bibby, Bonzi Wells, Metta World Peace (também conhecido como Ron Artest), Kenny Thomas e Brad Miller. Nessa ocasião, Sacramento acabou eliminado ainda na primeira rodada, em série contra o San Antonio Spurs, por 4 a 2.
Depois daquela temporada, os Kings optaram por não continuar com Adelman, que ficou sem contrato. Entre o fim dessa temporada e a campanha passada, 2021-22, o time contratou 11 nomes diferentes para o cargo de head coach, acumulando recorde combinado de 467-809 (aproveitamento de apenas 36,6%) e 11 anos em sequência com mais reveses do que triunfos.
A seca também era a maior da atualidade, quando englobadas as quatro grandes ligas de esportes americanos. Depois que o Seattle Mariners se classificou aos playoffs da MLB no ano passado, os Kings assumiram a posição de maior sequência ativa sem uma aparição em pós-temporadas.
Com o fim do jejum de Sacramento, agora a bruxa assombra o Buffalo Sabres, da NHL, e o New York Jets, da NFL. Ambos não avançam além da temporada regular há 11 temporadas.
(Foto: Reprodução / NBA.com)