Selecionado com a 17ª escolha geral no Draft da NBA, calouro Dalton Knecht tem impressionado os Lakers nesta pré-temporada
Desde que foi selecionado pelo Los Angeles Lakers com a 17ª escolha geral no Draft de 2024 da NBA, Dalton Knecht tem chamado a atenção. A princípio, sua seleção pelos Lakers teve boas avaliações e para muitos analistas, a combinação entre time e jogador era ideal.
No entanto, por boa parte do processo pré-Draft, Knecht era considerado uma provável ‘escolha de loteria’. Ou seja, a expectativa sobre o ala era que ele fosse selecionado entre os 14 primeiros jogadores, o que não aconteceu.
Dessa forma, os Lakers, que não são bobos nem nada, escolheram Dalton com a 17ª escolha geral, adicionando ao seu elenco um jogador pronto para contribuir desde o primeiro momento.
Aqui, vamos contar um pouco da trajetória do jovem calouro até sua chegada na NBA. Explicaremos seus pontos positivos, negativos e quais as expectativas para a temporada de estreia de Dalton Knecht com os Lakers.
Vindo da Universidade do Tennessee, Dalton Knecht teve um caminho duro até sua chegada na NBA. Até mesmo no college, a trajetória do ala exigiu muito esforço e dedicação. Entre 2019 e 2021, ele atuou em no Junior College de Northeastern, no Colorado.
Após chamar a atenção de scouts da NCAA, ele, finalmente, se transferiu para uma faculdade maior, a de Northern Colorado, da Conferência Big Sky. Mais dois anos lá e por fim, ele chegou a grande Conferência SEC, onde se transferiu para o Tennessee Volunteers, um grande programa da NCAA.
Grande parte de seu crescimento antes da profissionalização veio por sua ética de trabalho e por desenvolvimentos físicos inesperados. Um ala com suas habilidades e 1,98m de altura, é muito mais atraente, em qualquer nível do basquete.
Assim, aos 23 anos de idade, ele foi o cestinha da SEC na temporada passada, com média por jogo de 21,7 pontos. Do mesmo modo, a alta porcentagem de acertos do perímetro (39,7%) de Dalton Knecht também atraiu muito os olheiros dos Lakers e outros times.
Por fim, ele encerrou sua campanha com jogos de 39 e 40 pontos, contra Auburn e Kentucky. Antes disso, ele havia se tornado o primeiro jogador desde Shaquille O’Neal a anotar 35 ou mais pontos em dois jogos consecutivos de Conferência (36 contra Georgia e 39 contra Florida). Por último, sua passagem no college acabou da melhor forma: com o prêmio de Melhor Jogador da SEC na temporada.
Com um estilo de jogo extremamente polido e pronto para a NBA, Dalton Knecht tem muitos pontos positivos que podem beneficiar os Lakers logo de cara. Assim, entre suas principais características, estão sua capacidade de controlar a bola nas mãos e driblar. Além disso, seu arremesso de perímetro está entre os melhores – se não o melhor – da classe 2024 do Draft. Unindo as duas habilidades, Knecht é capaz de penetrar o garrafão, distribuir o jogo e criar seus próprios arremessos.
Da mesma forma, o calouro também apresenta boa inteligência de jogo, se movimentando bem para encontrar espaços. Então, além de poder criar suas jogadas, ele se encaixa bem na situação de ”spot shooter”, recebendo o passe em deslocamento e arremessando imediatamente. Seu bom tamanho e envergadura dificulta a vida dos defensores, tanto nas penetrações quanto na contenção do seu arremesso.
Se Dalton Knecht tem no ataque seus principais pontos, na defesa ele deixa muito a desejar. No nível do melhor basquete do mundo, isso pode ser um problema que custe tempo de quadra. Embora tenha um bom nível de atletismo, ele é facilmente batido por jogadores mais físicos e ágeis. Similarmente, sua agilidade baixa lhe deixa exposto em trocas defensivas e acaba causando mismatches que quase sempre favorecem o ataque adversário.
Outro ponto que os Lakers sabem que precisarão trabalhar em Dalton Knecht é sua ‘força’, basicamente. O ala sofre com o contato físico e se torna um alvo em penetrações e jogadas de pick and roll. Se Knecht sofria com isso na NCAA, contra os grandes atletas da melhor liga do planeta isso deve ser um problema ainda maior.
Ao contrário da maioria dos jogadores no último Draft, o perfil de Dalton Knecht deve lhe tornar útil aos Lakers de imediato. Com diversos atletas selecionados como ‘projetos a serem desenvolvidos’ antes dele, Knecht também figura entre um possível candidato a Novato do Ano em 2024.
Embora suas capacidades defensivas devam limitar a princípio seu tempo de quadra, seu poder de arremesso e diversidade ofensiva com certeza lhe garantirão bons minutos jogados. À primeira vista, Knecht pode atuar entre 15 a 25 minutos por noite, dependendo do contexto do jogo.
Assim como na última partida de pré-temporada dos Lakers, o calouro já provou que é capaz de ‘tomar conta’ de um jogo quando sua mão esquenta. E na atual NBA, um jogador com tanto potencial ofensivo, capaz de virar um jogo ‘sozinho’, sempre terá espaço nas grandes equipes.
Se Los Angeles conseguir desenvolver o máximo de sua defesa, ele tem o potencial para se tornar titular na liga. Caso isso não aconteça, Dalton Knecht deve funcionar sempre como uma boa opção de banco ou até como sexto homem.