A Copa do Mundo de Basquete Masculino será realizada neste ano de 2023. Como chegam as seleções para a disputa do mundial e quais são as expectativas da seleção brasileira?
A Copa do Mundo de Basquete é um dos eventos esportivos mais relevantes e prestigiados pelos amantes do esporte da bola laranja em todo o mundo. Sediado pela primeira vez em mais de um país, a edição de 2023 será realizada na Indonésia, Filipinas e Japão, entre os dias 25 de agosto e 10 setembro. Essa é a 19ª edição do torneio. A seleção espanhola defende o título conquistado em 2019 na China.
O mundial garante a vaga de sete seleções para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, e terá a participação de 32 equipes, incluindo o Brasil. Recordistas em campeonatos, como os Estados Unidos, também estarão presentes no torneio. Porém, para tristeza dos torcedores, grandes nomes da seleção como LeBron James e Stephen Curry não estarão com a delegação, dando prioridade a um time mais jovem, com Paolo Banchero e Anthony Edwards.
No entanto, outras seleções, como a atual campeã Espanha, convocaram atletas de elite que atuam na NBA, principal liga de basquete do mundo. No site da Sportytrader Brasil você pode acompanhar e encontrar todos os palpites para os jogos de basquete da NBA e em breve da Copa do Mundo de Basquete. A Eslovênia também vai contar com o astro do Dallas Mavericks, Luka Doncic. Giannis Antetokounmpo, duas vezes eleito MVP da NBA, também havia sido convocado pela seleção da Grécia, mas acabou cortado nesta sexta-feira (11). Em contrapartida, o melhor jogador das finais da última temporada da NBA, o sérvio Nikola Jokic não estará presente neste mundial. Estados Unidos, Espanha, França, Sérvia e Grécia são algumas das seleções mais fortes e consideradas favoritas nas competições internacionais de basquete, e nesta Copa do Mundo não seria diferente. Com jogadores jovens, atletas em grande fase e grandes nomes do esporte estarão presentes no mundial em busca do triunfo.
O que esperar do Brasil neste mundial?
Quando se trata das expectativas do Brasil para a Copa do Mundo de Basquete, é preciso compreender a preparação da equipe, suas ambições, sua performance recente, além do desempenho esperado das outras seleções para o mundial. A seleção brasileira tem uma grande história no basquete internacional, com inúmeras conquistas de troféus e medalhas. O Brasil está no Grupo G da Copa do Mundo, junto com as seleções do Irã, Costa do Marfim, além da atual campeã Espanha. Na edição anterior, o Brasil foi eliminado na segunda fase. No momento, o Brasil ocupa a 13ª colocação no ranking mundial da FIBA (Federação Internacional de Basquete).
Para esta Copa do Mundo de Basquete, podemos esperar uma equipe com novos talentos, competitiva e preparada para disputar com as grandes potências do esporte. A combinação entre atletas jovens e mais experientes, que atuam tanto na liga nacional quanto nos outros países é fundamental para um caminho de sucesso e glória para a seleção brasileira, que busca seu terceiro título mundial, após os campeonatos nos anos de 1959 e 1963. A última vez que o Brasil subiu ao pódio em mundiais foi no ano de 1978, quando conquistou o Bronze, nas Filipinas. De maneira geral, se espera determinação e boas performances da seleção brasileira neste mundial, com o objetivo de chegar o mais longe possível e quem sabe, conquistar o tão sonhado tricampeonato da Copa do Mundo de Basquete.
(Foto: Ivo Cagalj/PIXSELL/MB Media/Getty Images)