Dupla Ja Morant e Desmond Bane combinou para 57 pontos no triunfo sobre um desfalcado time de Phoenix
O Memphis Grizzlies é o time mais quente da NBA no momento. Nesta segunda-feira (16), receberam , no FedEx Forum, um desfalcado Phoenix Suns que, sem contar com Devin Booker e Chris Paul, foi presa fácil para Ja Morant e companhia. Com um segundo tempo avassalador, os Grizzlies abriram vantagem já no terceiro quarto e venceram por sonoros 136 a 106.
Foi a 10ª vitória seguida de Memphis, que segue invicto em 2023, e na segunda colocação da Conferência Oeste, apenas 0,5 jogos atrás do líder Denver Nuggets. Curiosamente, a última derrota da equipe foi justamente diante dos Suns, ainda em 27 de dezembro de 2022. Na noite desta segunda, os Grizzlies mostraram porque são a melhor defesa da temporada, limitando o adversário a só 41 pontos no segundo tempo.
Ja Morant foi o cestinha da partida, com 29 pontos em 27 minutos. Distribuiu também sete assistências. Desmond Bane anotou 28 pontos e seis assistências, com 83% de aproveitamento nos arremessos. Memphis conseguiu seis tocos na partida. Todos vieram das mãos de Jaren Jackson Jr., candidatíssimo ao prêmio de melhor defensor da temporada, que ainda contribuiu com 18 pontos e oito rebotes.
Na ausência de Chris Paul e Devin Booker, Mikal Bridges foi responsável por grande parte da criação de jogadas de Phoenix no jogo, e terminou com 21 pontos e sete assistências. DeAndre Ayton marcou 18 pontos e pegou cinco rebotes. Titular, o croata Dario Saric conseguiu 12 pontos, sete rebotes e cinco assistências.
O JOGO
Nos primeiros minutos, o jogo se mostrou equilibrado. Mesmo sem contar com suas principais estrelas, os Suns conseguiam um bom início, especialmente nas jogadas de pick’n pop com Saric. O pivô recebia na linha de três e descolava bons arremessos e assistências. Memphis ameaçou encostar quando calibrou a mão nos arremessos de fora, mas, com Ayton sendo bastante acionado no garrafão, os visitantes conseguiam manter a vantagem: 36 a 29.
O ritmo que se viu no segundo período foi o mesmo do quarto inicial. A defesa dos Grizzlies começava a melhorar, forçando erros do ataque adversário, mas Phoenix continuava capitalizando na bola tripla. Entre os reservas, de ambos os lados, Tyus Jones e Brandon Clarke eram os que mais se destacavam, com ótimas jogadas de pick’n roll.
O aproveitamento das duas equipes continuava excelente, e o jogo vivia seu melhor momento. Já nos minutos finais, Ja Morant conseguiu três bolas de seguidas para finalmente virar o jogo para Memphis, que já ameaçava a liderança dos visitantes há algum tempo. Bridges ainda anotou um belo and one, mas os donos da casa foram para os vestiários na frente, 68 a 65.
Phoenix chegou a virar o jogo no início do terceiro quarto, com cinco pontos seguidos de Saric. Pouco tempo depois, a defesa dos Grizzlies melhorou de vez e voltou a demonstrar o altíssimo nível que vem desempenhando até o momento. Com um ataque dinâmico, e infiltrações plásticas de Morant, marca registrada do armador, Memphis foi esticando a liderança. Do outro lado, Bridges e Ayton concentravam as jogadas de ataque e tentavam devolver os visitantes ao duelo, mas o jogo já começava a ficar fora de alcance. O placar ao fim do quarto era de 107 a 88.
Ja Morant nem precisou voltar à quadra nos últimos doze minutos. O bom início de Bane e a dificuldade dos Suns em pontuar, com Ayton e Bridges já no banco, definiram de vez o jogo. Os dois times acabaram por sacar os titulares e bastou aos Grizzlies administrar o relógio.
PRÓXIMOS JOGOS
Na quarta-feira (18), Memphis tentará estender sua sequência positiva diante do Cleveland Cavaliers, ainda em seus domínios. Já os Phoenix volta ao Arizona para receber o Brooklyn Nets, na noite de quinta-feira (19).
(Foto: Reprodução Twitter / Memphis Grizzlies)