NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
15 de janeiro de 2024 - 20h01

Com noite histórica da dupla Hardaway Jr. e Irving, Mavericks ‘se vingam’ e vencem Pelicans em grande jogo

Armadores combinaram para 83 pontos e anotaram marca que aconteceu apenas 20 vezes na história da NBA

Dallas Mavericks (24-17) e New Orleans Pelicans (24-17) se enfrentaram pela segunda vez em três dias, em um duelo eletrizante entre dois dos principais times da Conferência Oeste. A partida, novamente, aconteceu no American Airlines Center, no Texas. Porém, ao contrário do que aconteceu no sábado (13), o confronto desta segunda-feira (15) terminou com vitória dos Mavericks, por 125 a 120.

Mesmo sem contar com Luka Doncic, sua principal estrela, Dante Exum e Derrick Jones Jr., seus dois melhores defensores, Dallas corrigiu os erros da última partida, muito pela presença do calouro Dereck Lively II no garrafão. Se no jogo anterior a equipe cedeu 14 rebotes ofensivos, hoje foram apenas 9, evitando os pontos de segunda chance, principal trunfo dos visitantes na ocasião.

Outro fator fundamental foi o desempenho da dupla Kyrie Irving e Tim Hardaway Jr. O primeiro terminou com 42 pontos, sete assistências e sete rebotes, enquanto Hardaway anotou 41 pontos (melhor marca da temporada) e 9-15 no perímetro. Foi apenas a 20ª vez na história da NBA em que dois companheiros de time anotaram quarenta pontos ou mais no mesmo jogo, e a segunda na história da franquia. O único outro jogador a atingir dígitos duplos em pontuação foi o australiano Josh Green, com 13 tentos.

Pelos visitantes, Zion Williamson foi o destaque, com 30 pontos. C.J. McCollum veio em seguida, com 23 pontos e seis rebotes, enquanto Brandon Ingram anotou 12 pontos, cinco rebotes e cinco assistências. O trio não participou da partida de sábado. Vindos do banco, Larry Nance Jr. e Trey Murphy III combinaram para 28 pontos. Destaque do último confronto com 34 pontos, o calouro Jordan Hawkins anotou apenas nove tentos.

O JOGO

Desde os primeiros minutos, foi possível perceber a mudança de patamar da defesa dos donos da casa com a presença de Lively e Maxi Kleber. O calouro aparecia muito bem para garantir rebotes dos dois lados da quadra. Frequentando muito a linha de lance livre, Dallas não demorou para abrir vantagem.

A partir de uma defesa muito bem postada e com Irving esquentando no ataque, os Mavericks venceram o quarto inicial por 33 a 17, limitando os adversários a um aproveitamento de apenas 3-17 nos arremessos de quadra.

No segundo período, o cenário se inverteu. Os Pelicans transformaram seu aproveitamento e, com uma sequência de 19 a 2, viraram o placar no Texas. Agressiva, a defesa melhorou consideravelmente, especialmente com Kyrie no banco. Os ataques se tornaram protagonistas e, depois de muitas trocas de liderança, o duelo foi para o intervalo empatado em 59 a 59.

Na volta dos vestiários, Zion continuava agressivo em direção à cesta, conquistando pontos fáceis. Do outro lado, o ataque dos texanos também seguia fluido. As trocas de liderança permaneciam e New Orleans só conseguiu abrir vantagem quando os Mavs passaram a cometer turnovers. Em um jogo picotado por faltas, os visitantes foram para o último quarto vencendo por 99 a 92.

Imparável no ataque, Hardaway Jr. mantinha Dallas no jogo, perseguindo a liderança dos Pelicans. Assim como no jogo anterior, a formação de small ball adotada pelo treinador Jason Kidd foi um fiasco. Dessa vez, o comandante dos donos da casa percebeu o erro e rapidamente colocou Lively em quadra.

Já nos minutos finais, o jogo permanecia equilibrado, até que a energia dos Mavericks se tornaram fundamental para o desfecho. Demonstrando muita vontade, Lively conseguiu um rebote ofensivo e passou para Hardaway no perímetro. Pegando fogo, o camisa 10 acertou o arremesso e deixou a desvantagem em dois pontos.

Depois de uma boa jogada defensiva, Dallas virou o placar com um lance idêntico: rebote ofensivo de Lively e bola certeira de Hardaway. Os Pelicans continuaram lutando e, nos últimos segundos, tiveram a chance do empate. Contudo, Zion errou um lance livre fundamental e condenou os visitantes à derrota.

PRÓXIMOS JOGOS

Os Mavericks terão agora um dia de descanso, e voltam às quadras na quarta-feira (17), para enfrentar o Los Angeles Lakers, na Califórnia. Já a equipe de New Orleans encerra uma sequência de cinco jogos longe de seus domínios, e recebe o Charlotte Hornets, no mesmo dia.

(Foto: Reprodução Twitter/Dallas Mavericks)

instagram