Em sua primeira noite com a camisa de Milwaukee, armador marcou 39 pontos e foi decisivo no triunfo inicial dos donos da casa
Nesta quinta-feira (26), os torcedores que compareceram ao Fiserv Forum, no Wisconsin, presenciaram o início de uma nova era em Milwaukee. Com todas as atenções voltadas à estreia de Damian Lillard, Milwaukee Bucks e Philadelphia 76ers protagonizaram um grande jogo de abertura da nova temporada. Melhor para os donos da casa, que venceram por 118 a 117.
Mesmo buscando o melhor entrosamento, a dupla Giannis Antetokounmpo e Lillard entregou um belo cartão de visitas. O destaque principal foi o armador, que terminou com 39 pontos. Depois de controlar o primeiro tempo com certa facilidade, Milwaukee assistiu uma reação surpreendente dos Sixers, que, mesmo depois de estar perdendo por 19 pontos, virou o placar no último quarto e garantiu emoção aos minutos finais da partida.
Lillard anotou ainda oito rebotes e quatro assistências. Destaque para o aproveitamento na linha de lance livre, com 17 arremessos convertidos em 17 tentativas. Apesar dos sete turnovers, Antetokounmpo conseguiu um double-double, com 23 pontos e 13 rebotes. Brook Lopez contribuiu com 13 pontos, enquanto Bobby Portis saiu do banco para anotar dez.
Em meio à novela do pedido de troca, Philadelphia não contou com James Harden. O cestinha da equipe foi Tyrese Maxey, com 31 pontos e oito assistências. Vindo do banco, o também estreante Kelly Oubre Jr. terminou com 27 pontos e 5-6 no perímetro. Atual MVP da liga, Embiid anotou 24 pontos, sete rebotes e seis assistências, além de sete turnovers. Tobias Harris contribuiu com 20 tentos, e 100% de aproveitamento nas bolas triplas.
O JOGO
Depois de alguns arremessos errados de ambos os lados, Harris tirou o zero do placar com uma bola de meia distância. A resposta foi instantânea, com o tão aguardado pick’n roll entre Lillard e Giannis mostrando resultado. Os Bucks cometeram alguns turnovers, mas Giannis seguia aparecendo bem para pontuar, enquanto Philadelphia tentava acionar Embiid no garrafão a todo momento.
Com Dame anotando seus primeiros pontos, Milwaukee começou a abrir vantagem ainda no primeiro quarto, aproveitando arremessos do perímetro. Como aconteceu durante toda a temporada passada, Embiid já era presença constante na linha de lances livres. Oubre Jr. veio bem do banco, e manteve a desvantagem dos Sixers abaixo dos dez pontos.
Nos momentos de descanso de Giannis, Lillard dominou a armação das jogadas. As duas equipes conseguiam encontrar arremessos livres no perímetro, e os donos da casa eram mais eficientes. Com um ótimo trabalho na marcação de Embiid, e aproveitando os espaços cedidos, os Bucks fecharam o período vencendo por 30 a 23.
Já no quarto seguinte, Maxey apareceu para o jogo. Com o armador atacando a cesta, os 76ers voltaram a encostar no placar. Sem a presença de Embiid, no entanto, Antetokounmpo passou a dominar o garrafão. Mesmo assim, o ataque dos mandantes parecia um pouco travado. Lillard apareceu com grande jogada para manter a engrenagem funcionando, e deu início a um período de dominância.
Com o armador inspirado e a transição funcionando, os Bucks abriram 19 pontos de frente. O cenário só melhorou quando Embiid voltou à quadra. A melhora defensiva proporcionada pelo camaronês garantiu uma sequência de 11 a 0, e Philadelphia foi para o intervalo perdendo por 63 a 54.
Dame Lillard put on a show (39 PTS, 8 REB) and secured a W in his @Bucks debut! pic.twitter.com/iFKrSEwTMx
— NBA (@NBA) October 27, 2023
Embiid abriu o segundo tempo com uma bola de três. Logo em seguida, Harris anotou mais uma e os Sixers voltaram de vez ao jogo. Do outro lado, Middleton passou a ser mais participativo, dividindo com Lillard a responsabilidade da armação de jogadas. O ritmo da partida aumentou, assim como os turnovers. Giannis passou a tomar conta do ataque, mas ainda pecava nos lances livres.
Já no fim do quarto, Milwaukee abriu, mais uma vez, dez pontos de vantagem. Maxey e Oubre trataram de devolver os visitantes à partida, e com as estrelas descansando no banco, o placar era de 88 a 85.
Oubre, por sinal, voltou para o último quarto imparável. Mesmo com Embiid no banco, Philadelphia continuava ameaçando a liderança dos donos da casa. Tanto ameaçaram que, na linha de lance livre, Maxey virou o jogo. Na sequência, Embiid deu um toco imponente em Giannis e, no contra-ataque, Oubre acertou mais uma bola tripla.
Nessa altura, o momento era todo dos 76ers, que forçavam arremessos de meia distância e floaters contestados. O cenário mudou para os Bucks a partir de duas bolas seguidas do perímetro, com Lopez e Connaughton, antes que Giannis empatasse a partida.
Nos minutos finais, veio o lance mais polêmico do duelo. Giannis tentou uma bandeja que, aparentemente, não tocou no aro e nem nos jogadores adversários. Antes que a bola tocasse o chão, o grego retomou o controle, em um lance que seria caracterizado como uma andada. Os juízes não marcaram, e a bola sobrou para Lillard, que acertou um arremesso triplo para virar novamente o placar.
Depois, no conhecido ‘Dame time’, Lillard continuou chamando a responsabilidade, garantindo pontos fundamentais. Philadelphia não jogou a toalha, mas, errando alguns arremessos decisivos, não foi capaz de se recuperar novamente.
(Foto: Reprodução Twitter/Milwaukee Bucks)