Esse foi o 40° duplo-duplo do sérvio na temporada
Em partida bem equilibrada, o Denver Nuggets (40-18) contou com um bom jogo coletivo para bater a equipe do Miami Heat (32-36) na Miami-Dade Arena, que mesmo muito desfalcado, fez jogo duro ao líder da Conferência Oeste, mas não o suficiente para evitar a derrota por 112 a 108 nesta segunda-feira (13).
Com o resultado, os Nuggets venceram os dois confrontos entre as equipes na temporada. Além disso, Denver quebrou uma sequência de oito triunfos seguidos do Heat em casa.
Nikola Jokic foi o cestinha da partida com seu 40° duplo-duplo na temporada, 27 pontos e 12 rebotes. Michael Porter Jr. anotou 17 pontos, seguido pelos 16 de Bruce Brown. O esloveno Vlatko Cancar fechou o quinteto titular com dez pontos. Na segunda unidade, Jeff Green anotou 12 pontos, enquanto o calouro Christian Braun e Thomas Bryant fizeram 10 cada.
O Heat teve uma rotação muito encurtada na noite com desfalques como Kyle Lowry, Duncan Robinson, Tyler Herro e Victor Oladipo. Sendo assim, Jimmy Butler ficou responsável pela pontuação da equipe. O camisa 13 ficou a uma assistência do triplo-duplo. Foram 24 pontos, dez rebotes e nove assistências. Max Strus ficou com 23 pontos, Bam Adebayou terminou com 19 tentos e Gabe Vincent com 15.
Mesmo com Tyler Herro fora, Miami começou bem nos arremessos de longa distância. Mas os Nuggets com bom trabalho na área pintada com Cancar e Jokic manteve o placar bem colado na Florida. Jimmy Butler encontrando bons arremessos anotou seis pontos seguidos para o Heat para dar a liderança para o time da casa, 14 a 13.
Após tempo técnico pedido por Erik Spolestra, o time da casa engatou uma ótima corrida de 8-0. Agressivos na defesa, Miami ligou duas transições rápidas e abriu 20 a 13, na bandeja de Orlando Robinson.
Os Nuggets deram uma resposta com uma bela jogada construída, que finalizou com Michael Porter Jr. da zona morta. Porém, o Heat aproveitando o bom momento converteu mais duas bolas triplas para chegar a 26 a 18.
Miami chegou a abrir dez pontos de frente na meia distância de Adebayo. Depois, a equipe da casa conseguiu manter uma boa diferença na ponta e fechou o primeiro quarto com o placar em 36 a 27 na bola de fora de Gabe Vincent.
Jeff Green anotou uma cravada violenta para diminuir a diferença para sete pontos no início do segundo quarto, 38 a 31. A segunda unidade dos Nuggets apareceu e anotou uma corrida de 7-0. Com isso, a diferença despencou para uma posse na bola do novo pivô, Thomas Bryant, 40 a 38.
A virada da equipe do Colorado veio na bola tripla de Caldwell-Pope, mas logo em seguida, Haywood Highsmith deu a resposta na mesma moeda para manter o time da casa a frente no placar.
O empate voltou a prevalecer com as duas equipes partindo para trocação franca. Jokic apareceu no trabalho do garrafão para dar a liderança para os visitantes, 54 a 51.
No fim do segundo tempo, o jogo pegou fogo com Jokic e Butler puxando a pontuação para seus respectivos times. Mas o sérvio com bom trabalho no poste baixo deu a pequena vantagem antes do intervalo para os Nuggets, 65 a 62.
Butler começou com tudo o segundo tempo e logo em sua primeira bola mandou uma ponte aérea na assistência de Adebayo. Porém, Denver conseguiu uma pequena vantagem com uma corrida curta de 7-0 nos lances-livres de Jokic, 74 a 69.
O placar deu uma pequena congelada, mas depois, Butler e Jokic no duelo particular de cestinha na partida, colocaram mais pontos no placar. Porém, os Nuggets que aproveitaram melhor na bandeja fácil do sérvio na assistência de Cancar, 80 a 73.
Na transição, Bruce Brown serviu Michel Porter Jr. no tiro frontal de três para abrir dez pontos de frente para a equipe do Colorado, 85 a 75. Na reta final, o time da casa conseguiu cortar a diferença para seis pontos. Com isso, Miami, mesmo com a rotação encurtada, cortou a diferença para seis com o placar em 89 a 83.
Com a segunda unidade em quadra no início do último quarto, Max Struss em dois fast breaks cortou a diferença para dois pontos na bandeja, 91 a 88. Sendo assim, Michael Malone pediu tempo para esfriar a reação do time da casa.
Struss quente fez uma linda bandeja no eurostep reverse para cortar a diferença em apenas um ponto, 95 a 94. O calouro Christian Braun matou duas bolas importantes com direito a definição após rebote ofensivo para dar uma pequena vantagem para os visitantes.
Depois, na bandeja de Porter Jr. abriu importante sete pontos de frente em um jogo bem pegado na Florida, 103 a 96. Miami não se deu por vencido e a equipe da Florida cortou a diferença para quatro pontos com Gabe Vincent da zona morta, 105 a 101.
No entanto, os Nuggets deram a resposta na mesma moeda com Bruce Brown. O Heat intensificou a defesa e cortou a diferença para quatro pontos. Mas Jokic em seu primeiro ataque do quarto matou no floater na cabeça do garrafão colocando o placar em 110 a 104.
Adebayo apareceu nos segundos finais nas duas pontas. No ataque, o pivô do Heat em jogada individual em cima de Jokic definiu na tabela e depois com toco em cima do Bruce Brown, 110 a 106. Após tempo técnico de Miami, com o lateral bola Jimmy Butler recebeu a bola em baixo da cesta, muito similar a seu jogada que definiu o confronto contra os Rockets, mas desta vez, a bola não caiu.
Strus ainda foi para a linha de lance livre após sofrer uma falta da linha de três, mas só converteu dois dos seus arremessos e Denver fechou a partida com o placar em 112 a 108.
Os Nuggets voltarão para Denver para receber na próxima quarta-feira (15) seu rival de divisão, o Dallas Mavericks, na Ball Arena. Enquanto o Heat vai até o Brooklyn encarar os Nets, no Barclays Center, também no mesmo dia.
Foto: Denver Nuggets Instagram/Reprodução