Treinador destacou a versatilidade e habilidades de proteção ao aro do jovem astro durante comparação com o pivô Rudy Gobert
O ex-jogador da NBA e atual head coach do Portland Trail Blazers, Chauncey Billups, acredita no potencial defensivo do pivô Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs. O treinador entregou uma previsão ousada enquanto comparava o segundanista com Rudy Gobert, do Minnesota Timberwolves, durante o episódio do podcast ‘’Sheed e Tyler’’ desta segunda-feira (12).
‘’Ele não é um Gobert, vocês estão loucos. Os próximos dez [prêmios de Jogador Defensivo do Ano] serão dados ao Wemby’’, opinou Billups. A declaração do técnico evidencia sua crença de que Wembanyama tomará o lugar de Gobert, que conquistou o DPOY em quatro oportunidades, com o principal defensor da liga já nos próximos anos.
Para o treinador, as habilidades do atleta de San Antonio na defesa de múltiplas posições e na contenção de ataques com sua agilidade nos tocos o diferenciam de jogadores como Gobert. Em contrapartida, ele avaliou que o atleta dos Timberwolves não consegue aplicar sua dominância defensiva em determinadas situações. ‘’Ele é um grande defensor, mas não é tão versátil como Ben Wallace, por exemplo’’, disse.
Billups ainda afirmou que o jovem astro é um jogador multifuncional que terá facilidade para se adaptar às necessidades de sua equipe na NBA. ‘’Wemby é o tipo de jogador que pode seguir na quadra em qualquer situação’’, dissertou.
Wembanyama foi o Novato Ofensivo do Ano em 2023-24, anotando 10,6 rebotes e 1,2 roubos de bola por partida, além de liderar a NBA com média de 3,6 tocos. O atleta também não decepcionou no setor ofensivo, onde contribuiu com 21,4 pontos e 3,9 assistências.
O francês de 20 anos é a grande esperança de um futuro vencedor para os Spurs. Além de sua performance na NBA, o jogador impressionou ao liderar a França para a medalha de prata nas Olimpíadas de Paris com 15,8 pontos, 9,7 rebotes e 3,3 assistências de média.
(Foto: Reprodução Twitter / San Antonio Spurs)