NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
22 de maio de 2024 - 00h05

Celtics vencem Pacers na prorrogação no jogo 1 das finais do Leste

Jogo foi marcado pelo equilíbrio e pela alta velocidade dos ataques, o que gerou um placar incomum para a média de ponto dos playoffs

As finais da Conferência Leste NBA começaram de maneira épica. O Boston Celtics recebeu o Indiana Pacers nesta terça-feira (21), no TD Garden, e conquistou uma vitória suada na prorrogação por 133 a 128. A vitória coloca Boston em vantagem na série e marca a terceira derrota em três jogos 1 de séries para Indiana nessa pós-temporada.

Os Celtics contaram com grande atuação do seu quinteto titular. Jayson Tatum foi o cestinha da noite e ainda saiu com um duplo-duplo. Ao todo foram 36 pontos, 12 rebotes, quatro assistências e três roubos de bola. Jaylen Brown marcou 26 pontos, pegou sete rebotes, distribuiu cinco assistências e roubou três bolas. Jrue Holiday teve uma de suas melhores atuações com a camisa dos Celtics ao marcar 28 pontos, combinados a oito assistências, sete rebotes, três roubadas de bola e um aproveitamento de quadra de 62%.

Pelos Pacers, sete jogadores alcançaram a marca de 12 ou mais pontos. A começar por Tyrese Haliburton, que terminou a partida com 25 pontos, dez assistências e seis bolas triplas. Pascal Siakam (24 pontos, 12 rebotes e sete assistências) e Myles Turner (23 pontos, dez rebotes e quatro assistências) também se destacaram.

O JOGO

Com uma defesa sufocante e explorando ataques em transição, Boston começou o jogo com tudo abrindo 12 a 0 nos três primeiros minutos de jogo. Tatum e Brown não encontravam dificuldades para atacar o garrafão dos Pacers, gerando 18 pontos combinados para os dois no 1Q. Indiana equilibrou o duelo na segunda metade da parcial, que se encerrou em 34 a 31 para os donos da casa.

O segundo quarto seguiu a mesma toada da partida, com muita velocidade de ambos os lados e rapidez para decidir as jogadas no ataque.

O grande destaque da primeira parte foi Myles Turner. Com 18 pontos, o pivô soube explorar o seu duelo contra o reserva de Boston, Luke Kornet, e continuou sua sequência quente nas bolas de três. Os Pacers combinaram para 8/15 no primeiro tempo do perímetro e 58% nos arremessos totais, empatando o jogo ao fim do segundo quarto em 64 pontos com uma bola tripla de Haliburton do logo.

No terceiro quarto, alguns erros ofensivos em sequência custaram aos Pacers a vantagem no placar. Ao todo foram cinco turnovers em seis minutos, o que colocou os Celtics em vantagem no placar por 87 a 75 após uma sequência de 13 a 0 durante três minutos. Na reta final da parcial, Mazzulla tirou Tatum de quadra e Boston viu a diferença diminuir para 94 a 93 após mais uma bola espírita de Haliburton para três no estouro do cronômetro.

O jogo era tão equilibrado que estava fadado a ser decidido somente nos minutos finais. Indiana passou à frente no placar depois de uma sequência de sete pontos seguidos em pouco mais de dois minutos, obrigando Mazzulla a parar o jogo para organizar a casa.

Nos segundos finais, Indiana vencia por 117 a 114 e detinha a posse de bola, mas na reposição do lateral quadra, Siakam acabou cometendo um turnover e devolvendo a bola para os Celtics a oito segundos do fim. Foi aí que apareceu Jaylen Brown, marcando a bola tripla do empate contestado por Siakam da zona morta. Haliburton ainda teve a chance de vencer o jogo, mas foi bem marcado por Tatum e o jogo foi para o tempo extra.

Na prorrogação, os Celtics souberam forçar e capitalizar nos erros ofensivos dos Pacers. A bola que consolidou a vitória de Boston veio das mãos de Tatum, em um side step pra três pontos para ampliar a vantagem para 127 a 123. No fim, as duas equipes trocaram lances livres e o placar finalizou em 133 a 128.

Foto: Reprodução/X Celtics

instagram