NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
Business
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
16 de maio de 2024 - 01h05

Celtics vencem Cavaliers, fecham série e vão às finais do Leste pela 3ª vez seguida

Melhor campanha da temporada regular, Boston cumpre expectativas e alcança marca impressionante de seis finais de conferência nos últimos oito anos

Nesta quarta-feira (15), o Boston Celtics recebeu o Cleveland Cavaliers no TD Garden, em Massachusetts, naquele que foi o quinto e último jogo da série de semifinal da Conferência Leste. Como era esperado, os Celtics aproveitaram a vantagem do mando de quadra e os desfalques adversários, venceram pelo placar de 113 a 98 e fecharam a série em 4 a 1.

Sem poder contar com sua principal estrela, Donovan Mitchell, e também sem Jarrett Allen e Caris LeVert, Cleveland conseguiu uma atuação digna, e imprimiu dificuldades aos celtas durante toda a partida, até que os mandantes disparassem no placar já no último quarto. O triunfo alçou os Celtics à terceira final consecutiva no Leste, e à sexta nos últimos oito anos.

Jayson Tatum flertou com um triple-double, com 25 pontos, dez rebotes e nove assistências, além de quatro roubos de bola. O veterano Al Horford conseguiu um double-double de 22 pontos, 15 rebotes, cinco assistências e três tocos. Derrick White anotou 18 tentos, seis assistências e cinco rebotes, enquanto Jrue Holiday teve 13 pontos. Importante no trabalho defensivo, Jaylen Brown foi discreto no ataque, terminando com apenas 11 pontos e sete assistências. Vindo do banco, Payton Pritchard contribuiu também com 11 pontos.

Pelos Cavs, Evan Mobley teve a melhor atuação ofensiva de sua carreira nos playoffs, com 33 pontos e sete rebotes. Pouco utilizado na rotação, o experiente Marcus Morris Sr. surpreendeu com 25 pontos e 5-6 nas bolas triplas, vindo do banco. Max Strus teve 12 pontos, nove assistências e sete rebotes. Já Darius Garland decepcionou, com apenas 11 pontos, nove assistências e 23% de aproveitamento nos arremessos de quadra.

O JOGO

Sem demonstrar muita intensidade nos momentos iniciais, Boston cedia pontos fáceis aos Cavaliers no garrafão. Os visitantes aproveitavam ainda para fortalecer a defesa, e se mostraram competitivos no primeiro quarto, que terminou empatado em 28 a 28.

Os Celtics insistiam nos repetidos arremessos do perímetro, deixando a defesa adversária confortável para contestar e acelerar na transição. Em boa parte do segundo quarto, a liderança esteve nas mãos de Cleveland, que contava com a inspiração de Morris para definir seus ataques.

Naturalmente, com as ausências de Mitchell e LeVert, dois dos principais criadores de jogadas da equipe, os Cavs enfrentaram dificuldades quando as estrelas celtas retornaram à quadra. Brown buscava o jogo no ataque, tentando explorar a meia distância, mas foram as mãos calibradas de White e Horford, além do talento de Tatum, os principais responsáveis pela vitória parcial no intervalo, por 58 a 52.

Na volta dos vestiários, Cleveland voltou a ameaçar a liderança de Boston. Batalhando na defesa e com Mobley participativo no ataque, os visitantes se recuperaram de uma desvantagem de 12 pontos, a partir do excelente momento de Morris no perímetro.

Entrando no quarto final com 85 a 79 no placar, os celtas seguiram dando chances para o azar, e o inspirado Morris acertou mais um arremesso de três. Com os donos da casa cometendo turnovers, os Cavaliers tiveram a chance de empatar a partida, mas desperdiçaram.

Já na última metade do período, Boston voltou a esquentar no perímetro e, transformando a boa defesa em pontos rápidos, abriu a maior vantagem do jogo. Cleveland perdeu de vez o fôlego e não conseguiu a reação, terminando ali sua jornada na pós-temporada.

(Foto: Reprodução X/Boston Celtics)

instagram