Mesmo com partida discreta de Jayson Tatum, Boston desabrocha no segundo tempo para conseguir quarta vitória consecutiva
Nesta segunda-feira (28), o Boston Celtics venceu o Milwaukee Bucks por 119 a 108 no TD Garden. Com o resultado, os celtas permanecem como um dos quatro times invictos da NBA, chegando a sua quarta vitória consecutiva. Pelo outro lado, os Bucks decepcionam no começo desta temporada, com três derrotas seguidas após ganhar sua estreia no novo ano.
Sobre desfalques, as duas equipes ainda não contam com jogadores importantes. Tanto Khris Middleton, de Milwaukee, quanto Kristaps Porzingis, dos Celtics, passaram por cirurgias na inter-temporada e não foram liberados para voltar a jogar.
Em relação aos destaques, Jaylen Brown foi o grande nome dos mandantes na noite, com o ala teve 30 pontos, seis rebotes e quatro assistências. Vindo do banco, Payton Pritchard marcou 28 pontos com oito bolas de três, além de cinco rebotes. Junto a eles, Jrue Holiday marcou 21 pontos, e Jayson Tatum teve 15 pontos e oito rebotes.
Pelos Bucks, Giannis Antetokounmpo teve um duplo-duplo, com 30 pontos e dez rebotes, além de seis assistências. Entretanto, Damian Lillard foi o cestinha da equipe com 33 pontos, junto a sete rebotes, sete assistências e dois roubos de bola. Por fim, Brook Lopez teve 13 pontos, seis rebotes e quatro tocos.
Com a vitória, os Celtics (4-0) continuam a dividir o topo da Conferência Leste com o Cleveland Cavaliers. Já os Bucks (1-3) ficam na parte de baixo da divisão, caindo pra penúltima colocação do Leste.
O JOGO
A partida começou com ambas as equipes demorando para engrenar no ataque, com os Bucks forçando arremessos do perímetro enquanto os celtas perdiam posses por erros dos seus armadores. Depois disso, Damian Lillard e Derrick White comandaram os primeiros pontos de seus times. Por um lado, Boston apostou em seu jogo coletivo para marcar pontos, e enquanto isso, os visitantes criavam a partir de jogadas individuais. Mas mesmo com diferentes estratégias, o jogo mostrava-se equilibrado, com o placar se mantendo igual na maior parte do tempo.
No final do quarto, os coadjuvantes dos times se destacaram, especialmente da longa distância. Com Gary Trent Jr. acertando uma bola de três no último segundo, o quarto inicial terminou 29 a 28 para os Bucks.
O período seguinte logo teve uma rápida agressividade dos armadores de Milwaukee, criando uma leva vantagem em cima dos adversários. Do outro lado, na primeira metade do tempo, foi uma monólogo de Payton Pritchard do lado dos celtas. Ele marcou 11 dos primeiros 13 pontos da equipe no quarto, também atuando bem na defesa, levando a melhor em duelo contra jogadores de menor agilidade.
Com o retorno dos titulares, a partida continuou equilibrada. Os. Bucks tinham Brook Lopez e Antetokounmpo levando vantagem no garrafão, enquanto os donos da casa tinham a agressividade de Brown e Jrue Holiday como destaque ofensivo. Entretanto, Jayson Tatum estava completamente apagado do confronto, errando arremessos da longa distância e perdendo bolas devido à forte marcação do adversário.
Assim, o primeiro tempo do jogo terminou com os visitante na frente, com as equipes indo aos vestiários com o placar de 56 a 53.
Na volta à quadra, o background de Boston retornou com a mesma intensidade, sendo guiado por Jaylen Brown. Junto a isso, Tatum passou a ser mais ativo em quadra, ficando mais próximo da cesta e sendo mais agressivo, o que o fez causar mais erros e cometer mais infrações, recebendo até uma falta técnica.
Do outro lado, Milwaukee era comandado exclusivamente pela sua dupla de estrelas, marcando basicamente todos os pontos da equipe no quarto. Com isso, no final do período, quando eles saíram, o ataque dos visitantes estagnou. Enquanto isso, os armadores reservas de Boston adicionaram profundidade ao ataque, marcando de diferentes distâncias ofensivas.
De tal forma, os donos da casa terminaram o período na frente no placar de 90 a 82.
O quarto quarto encontrou os Bucks perdidos em quadra, com Giannis desperdiçando posses em faltas ofensivas e os jogadores errando arremessos tanto de três quando lances livres. Em cima disso, a equipe ficou sem pontuar pelos primeiros três minutos, e do outro lado, Jaylen Brown construía uma vantagem de duplos dígitos dos mandantes.
Com os Celtics mantendo a mesma constância pelos próximos minutos de jogo, já era claro que eles não olhariam mais para trás. Faltando dois minutos e com 15 pontos de vantagem de Boston, os reservas entraram em quadra para terminar o confronto. Ao fim, os Celtics venceram os Bucks por 119 a 108.
PRÓXIMOS JOGOS
Agora, Boston enfrenta o Indiana Pacers fora de casa nesta quarta-feira (30). Enquanto isso, os Bucks continuam na estrada e jogam contra o Memphis Grizzlies na quinta-feira (31).
Foto: Reprodução X/Boston Celtics