No retorno de Joel Embiid, James Harden decepciona, ataque dos 76ers é anulado e os Celtics vencem com sobras
Com ótima partida no setor defensivo, o Boston Celtics venceu o Philadelphia 76ers por 121-87 no TD Garden, empatando as semifinais da Conferência Leste da NBA. A vitória ocorreu no retorno de Joel Embiid às quadras, que não foi suficiente para garantir uma nova vitória dos 76ers.
A partida ficou marcada pela eficiência da defesa do Boston Celtics ao limitar a movimentação do time adversário em meia-quadra e lidar com as tentativas de ataque individualizado, mostrando uma produtividade que foi regra durante a temporada regular e não se apresentava nos playoffs. Foram oito tocos e seis roubos de bola, forçando a equipe visitante a cometer 13 turnovers e somar apenas 13 assistências em todo o confronto.
No jogo 2 da série, o protagonismo celta não ficou concentrado em Jayson Tatum, como ocorreu no primeiro duelo. Aparecendo em momentos decisivos, Jaylen Brown deixou 25 pontos, três rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola, enquanto Brogdon saiu do banco para fazer 23 pontos, seis rebotes, duas assistências e um toco.
Contudo, o ataque foi uma construção coletiva: Marcus Smart e Derrick White anotaram 15 pontos cada, já Grant Williams entregou 12 pontos do perímetro. Do outro lado da quadra, Robert Williams III fez notáveis cinco tocos, enquanto Al Horford deu dois tocos e conseguiu um roubo de bola. Tatum, com muitas faltas pessoais e um aproveitamento baixo nos arremessos, alcançou apenas sete pontos, sete rebotes, três assistências e um bloqueio em 19 minutos de quadra.
Pelos 76ers, Tobias Harris conseguiu 16 pontos e sete rebotes e Tyrese Maxey ofereceu 13 pontos, três rebotes, três assistências e um toco. Joel Embiid, com sua mobilidade afetada pela lesão da qual se recupera, fez 15 pontos, três rebotes e notáveis cinco tocos em 27 minutos, cedendo três turnovers para os Celtics. Quem decepcionou foi James Harden, que até conseguiu um double-double com 12 pontos e dez rebotes, mas acertou dois arremessos de quadra em 14 tentativas e entregou apenas quatro assistências, criando pouco e convertendo menos ainda.
O JOGO
Se o primeiro quarto da partida tinha a função de dar continuidade ao jogo anterior, dessa vez tudo mudou. O tom foi ditado pelas defesas, que conseguiram proteger o garrafão de forma louvável nos primeiros minutos de jogo, sendo especialmente eficaz a defesa do time da casa. Do lado celta, Tatum e Brown abusaram do atleticismo para explorar as infiltrações e furar a marcação em zona dos 76ers, contando com a ajuda de Smart, que foi decisivo marcando seis pontos nos minutos finais. Por Philadelphia, Harden mostrou uma adaptabilidade importante, ganhando poderio ofensivo ao longo do quarto e aproveitando faltas seguidas para conduzir seu time – o que não repetiu mais tarde. O time de Boston venceu o primeiro período por 28-22.
No início do segundo quarto, só havia um jogador em quadra: Joel Embiid ofuscou a todos com seu talento defensivo e alcançou cinco bloqueios já no começo da etapa. O segundo período se iniciou em um ritmo bastante acelerado, com muitos pontos de transição, estratégia que os 76ers utilizaram com excelência em diversos momentos. Em meia-quadra, o ataque de Philly teve mais problemas de movimentação e Harden não resolveu, mas Maxey conseguiu manter o time vivo até que o MVP da NBA aparecesse com mais agressividade no ataque ao fim do quarto. Do lado celta, Brown e Tatum tiveram mais dificuldades de infiltrar, mas Horford, Brogdon e especialmente Smart foram responsáveis por segurar uma liderança tranquila no jogo, sendo que Marcus voltou a se destacar nos momentos finais, garantindo a vantagem de 57-49 no intervalo.
A segunda metade do jogo começou frenética, mas os ataques foram precipitados em ambos os lados. Nessa situação, os Celtics acabaram tendo mais resultados em um momento tecnicamente complicado da partida, já que Joel Embiid cometeu erros e desperdiçou arremessos enquanto Jaylen Brown conseguiu pontuar do outro lado. Contudo, o jogo mudou quando, na metade do terceiro período, Derrick White engrenou uma sequência de acertos junto com Malcom Brogdon, apresentando aos torcedores um Boston Celtics muito eficiente no perímetro: junto com Grant Williams, foram 18 pontos de longa distância. Tobias Harris conseguiu entregar pontos importantes, mas com Harden e Maxey pouco efetivos, a tragédia dos visitantes foi inevitável: os Celtics foram para o último período com vitória parcial de 92-65.
O quarto final foi protocolar, já que as duas equipes colocaram seus reservas na partida, valorizando a recuperação física dos grandes astros. Doc Rivers preferiu se preparar desde já para o jogo seguinte, dando o confronto por encerrado, o que foi aceito e seguido por Joe Mazzulla. No confronto de terceiras unidades, o ataque celta foi mais eficaz, especialmente com os 14 pontos somados de Payton Pritchard e Luke Kornet, alargando a diferença para um resultado final de 121-87.
PRÓXIMO JOGO
A próxima partida acontece nessa sexta-feira (5), às 20h30. Esse será o terceiro encontro entre as equipes, quando a série se move para o Wells Fargo Center, na Filadélfia.
Foto: Reprodução Twitter / NBA TV