LeBron James terminou o duelo com apenas 21,4% de aproveitamento nos arremessos, sua pior marca em 17 anos
O Phoenix Suns (3-1) recebeu o Los Angeles Lakers (3-1) na Footprint Arena pela rodada desta segunda-feira (28) da NBA. O time do Arizona contou com uma noite inspirada de Devin Booker e Kevin Durant para vencer o clássico da Divisão do Pacífico e quebrar a invencibilidade do rival. O placar final foi de 109 a 105.
Nos Suns, Devin Booker foi o cestinha da partida com 33 pontos, seguido de Kevin Durant que anotou seus 30 pontos, oito rebotes, quatro assistências e quatro tocos. No quinteto titular, Bradley Beal passou dos dois digitos na pontuação com 15. Royce O’Neale vindo do banco contribuiu com 12 pontos, nove rebotes, quatro assistências e dois tocos.
Os Lakers tiveram uma atuação muito discreta do seu principal jogador, LeBron James. O maior pontuador da história terminou o confronto com apenas 11 pontos e distribuiu oito assistências. O astro terminou o duelo com apenas 21,4% de aproveitamento nos arremessos, 3/14, registrando sua pior marca desde 2007. O cestinha de LA foi Anthony Davis, que está fazendo um grande início de temporada. Um duplo-duplo para a conta do pivô, 29 pontos e 15 rebotes. No restante do quinteto titular, Austin Reaves e Rui Hachimura, com duplo-duplo, passaram dos 20 pontos com 23 e 20, respectivamente.
Com um bom ritmo nos primeiros minutos, os Lakers rapidamente conseguem abrir 11 de frente com seus homens altos no garrafão, Davis e Hachimura. O placar disparou para 17 a 6 após três lances de bandejas de Anthony Davis.
Os Suns não conseguiam respoder ao impeto ofensivo da equipe da California. Mais uma vez os Lakers aproveitaram a fragilidade defensiva do garrafão adversário e a estatura e força da sua segunda estrela para ampliar o marcador. Sem nenhuma resposta, o placar rapidamente subiu para 18 pontos de diferença após arremesso além do arco de Austin Reaves para deixar o jogo 26 a 8, o que forçou um pedido técnico de Budenholzer.
Nos minutos finais do quarto, os Suns finalmente apareceram liderados pelo seu principal jogador, Kevin Durant. O ala-pivô anotou dez pontos, que diminuíram o prejuízo ao final do primeiro quarto para 34 a 25.
Devin Booker começou bem a parcial. Primeiro, com um floater na cabeça do garrafão e depois, um tiro de longa distância para cortar a diferença para apenas dois pontos, 36 a 34.
Los Angeles não deixavam o adversário se aproximar muito principalmente com os pontos de Hachimura. Porém, Booker voltava a aparecer não permitindo que os Lakers se desgrudassem muito do marcador.
A vantagem que fora de 18 pontos, despencou para apenas um com a bola tripla de Royce O’Neale e mais dois lances-livres, 46 a 45. Os Lakers até seguraram na dianteira com um floater de Davis. No entanto, Booker com dois lances-livres, após falta de Max Christie, e acertou uma bola matadora do perímetro nos segundos finais. Com isso, o time da casa foi para os vestiários liderando o placar por 50 a 48.
Os Suns aproveitaram o embalo do fim do primeiro tempo e mantiveram a sequência positiva. No entanto, os Lakers não deixavam os mandantes se distanciarem muito no placar. O jogo seguiu bastante equilibrado até a metade final do quarto, quando Hachimura encontrou uma brecha para acertar uma bola tripla e, logo em seguida, completou com uma bandeja após rebote ofensivo, ampliando para 72 a 66.
Phoenix respondeu com Kevin Durant e Bradley Beal, mas Los Angeles fechou o período à frente, graças às bolas do perímetro de D’Angelo Russell e Gabe Vincent, deixando o placar em 83 a 76.
Nos primeiros minutos, os Suns empataram o confronto com uma sequência de 8-1, incluindo duas bolas de três convertidas por Ryan Dunn e Royce O’Neale, igualando o placar em 84 a 84.
Phoenix aproveitou o momento e ampliou novamente com Dunn. Anthony Davis voltou a aparecer, convertendo lances-livres e finalizando bandejas para recolocar LA na frente, 92 a 90. Daí em diante, o clássico seguiu equilibrado, com o placar muito próximo e várias trocas de liderança.
Nos últimos cinco minutos, Kevin Durant apareceu mais uma vez para dar fôlego ao time da casa. Seus seis pontos criaram uma vantagem pequena, mas importante, de 105 a 101, após um arremesso de média distância.
LeBron, discreto até então, ativou seu modo clutch e acertou uma bola de três, reduzindo a diferença para apenas um ponto com 1:58 no relógio, 105 a 104. Booker tentou responder com outro arremesso, mas errou. Por sorte, Mason Plumlee conseguiu o rebote ofensivo, e, na segunda tentativa, O’Neale acertou um floater, aumentando para 107 a 104.
Atrás no placar, os Lakers viram seus arremessos pararem de cair, e Phoenix enfrentou o mesmo problema. Com 7.2 segundos no relógio, JJ Redick pediu tempo após falta pessoal de Durant em LeBron. LeBron converteu o primeiro lance-livre e errou o segundo de propósito, mas O’Neale garantiu o rebote defensivo com 0.2 no relógio, selando a vitória dos mandantes por 109 a 105, com lances-livres de Bradley Beal nos segundos finais.
Os Lakers voltarão às quadras na próxima quarta-feira (30), marcando o retorno de LeBron James a Cleveland para enfrentar sua ex-equipe, os Cavaliers. Já os Suns terão mais tempo de descanso e só jogarão novamente na quinta-feira (31), quando enfrentarão o outro rival de Los Angeles, os Clippers, fora de casa.